Motoristas de pesados querem “quarentena profilática”

26 março 2020
1min.

A ANTRAM pediu à Direcção Geral de Saúde para analisar a situação dos motoristas do serviço internacional, sugerindo que os mesmos possam efectuar uma “quarentena profilática”.

---

A medida anunciada, pela Diretora Geral da Saúde, Graça Freitas, relativamente a que todas as pessoas que entram em Portugal devem efectuar quarentena obrigatória, levantou dúvidas no sector dos transportes, que envolve centenas de motoristas de rolam diariamente nas estradas de vários pontos da Europa e que todos os dias atravessam a fronteira lusa.

A Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM), contactada pela Eurotransporte, refere que o caso dos motoristas está a ser analisado e que "neste momento, decorrem negociações com o Governo para que sejam consideradas excepções".

A associação explica que, atendendo à natureza de trabalho destes profissionais que “já de si é de grande isolamento”, poderão ficar "excluídos dessa quarentena obrigatória".

Ainda segundo a ANTRAM, esta questão "foi, hoje mesmo, abordada numa reunião à distância entre a associação e elementos do executivo" liderado por António Costa, esperando-se para breve "decisão governamental sobre a matéria".

Tal como outros profissionais, que estão autorizados a circular neste período de Estado de Emergência, caso tenham sintomas suspeitos do novo coronavírus, os motoristas "deverão contactar as autoridades de saúde e cumprir o isolamento profilático de duas semanas", refere a ANTRAM.

 


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.