Transdev perde 90% das receitas

25 março 2020
2min.

As restrições à mobilidade decretadas para combater o surto de Covid-19 provocaram uma redução da actividade da Transdev que se traduz numa quebra de receitas da ordem dos 90%. A empresa já apelou ao Estado para regularizar pagamentos que tem para com a empresa .

---

A título de exemplo, a diminuição da actividade nas linhas urbanas e interurbanas chegou aos 80%, enquanto nos serviços expresso a descida registada é de 85%.

Para reduzir o impacto desta situação nas contas da empresa e assegurar o pagamento de salários aos cerca de 2000 trabalhadores do grupo no próximo trimestre, a Transdev apelou ao Estado para regularizar o pagamento imediato de 9 milhões de euros que tem em dívida para com a empresa.

Nesse sentido a Transdev já solicitou ao Governo e às autoridades de transportes que procedam a esse pagamento para permitir a sobrevivência da empresa. Em tempos normais, o período de pagamento é superior a 6 meses. O que a empresa pretende é que este prazo seja reduzido para 15 dias.

A Transdev solicitou ainda a definição de um procedimento único, a adotar por todas as autoridades de transporte, à semelhança do que se verificou na Área Metropolitana de Lisboa (AML) e na Área Metropolitana do Porto (AMP), garantindo a todos os operadores, a partir do passado dia 16 de Março, a receita recebida pela prestação de serviços de transporte público, tendo por base os valores do período homologo do ano anterior actualizado pela TAT.

Uma outra outra medida sugerida pela Transdev, com carácter de urgência, às autoridades é a suspensão imediata de todos os processos de contratualização que estejam em curso, assim como não lançamento de quaisquer procedimentos tendentes à contratualização das obrigações de serviço público. Isto porque nesta altura, as equipas de trabalho estão consideravelmente reduzidas, estando limitada ao máximo a prestação de trabalho presencial.  

Para o Conselho de Administração do grupo Transdev em Portugal “está em causa a sobrevivência da empresa. Sem o pagamento das dívidas por parte das entidades públicas não será possível garantir postos de trabalho e os serviços à população.“


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.