Dicas da ZF ajudam nas verificações

10 dezembro 2019
5min.

Peças de direcção e suspensão assim como amortecedores, são testados durante as inspecções periódicas obrigatórias. Se houver danos aparentes, é necessária uma visita não programada à oficina e o tempo de inactividade do camião prolonga-se.

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Os componentes de suspensão e direcção dos camiões modernos são concebidos para terem um tempo de vida operacional longo. No entanto, as condições difíceis no transporte de mercadorias podem levar ao desgaste ou mesmo danos. Falhas nestes sistemas dos veículos comerciais são uma das razões mais frequentes para a sua imobilização. Assim, a ZF Aftermarket recomenda uma verificação precisa do chassis pouco antes da inspecção obrigatória para evitar reparações não programadas.

Existem muitas indicações de danos nos componentes da direcção e suspensão. Mas nem todos podem ser vistos a olho nu. Alguns requerem o uso de equipamentos de medição e teste. O primeiro passo deve ser limpar todos os componentes de ligação com um pano seco (sem solvente). Verifique se os vedantes não estão danificados. Além disso, os especialistas da ZF Aftermarket recomendam as seguintes etapas de teste para detetar danos no chassis:

Barras de direção

Qualquer folga na rosca do tubo ou na manga de ajuste sugere que a rosca pode estar danificada. Neste caso, a barra deve ser substituída. Isto também se aplica se o tubo estiver danificado ou deformado. Ao verificar a abraçadeira e o parafuso de fixação, verifique se o parafuso está direito e se a cabeça do parafuso e a porca estão firmemente presos na abraçadeira. As marcas de corrosão no parafuso, porca ou abraçadeira não devem ultrapassar 0,5 mm de profundidade. Se um desses critérios não for cumprido, a barra de direção deverá ser substituída.

Rótulas

Nestas peças, o mecânico deve verificar primeiro se os foles de vedação têm buracos ou fendas. Se a água e a sujidade penetrarem nos foles, causam maior desgaste e danos mais rápidos no componente. Os anéis de fixação e retenção devem estar intactos e devem isolar o anel vedante correctamente na estrutura e/ou parafuso. É aceitável uma pequena fuga de massa lubrificante na abertura da manga, se os foles forem cuidadosamente comprimidos manualmente para verificar a vedação. No entanto, se a massa sai pelos buracos ou fendas, a rótula deverá ser substituída.

 

ZFA_CV_Steering_Suspension_Check_1

                                                                      Fotos: ZF

Articulação em V / Suporte do eixo

O primeiro passo é uma inspeção visual do rolamento molecular para encontrar danos, possivelmente seguida de uma inspeção manual sem ferramentas. O técnico da oficina move o suporte do eixo manualmente quando está instalado. O casquilho deslizante central da barra em V fica suscetível a danos se houver fugas na tampa. A penetração de água e sujidade leva ao desgaste acelerado do casquilho e, portanto, a avaria. Avarias óbvias implicam a substituição dos componentes.

Fugas de óleo

Vestígios evidentes de óleo no amortecedor podem ter como origem o desgaste no vedante da haste do pistão, o que pode ter sido causado por um tempo de vida operacional muito longo ou uso intenso. Uma perda de força de amortecimento leva a uma menor estabilidade da direção e aderência dos pneus, razão pela qual o amortecedor deve ser substituído. As oficinas podem encontrar o amortecedor correto para substituição através do catálogo online da Sachs em aftermarket.zf.com ou na aplicação ZF Part Finder App.

Deterioração dos casquilhos de borracha

O aumento do desgaste do casquilho de borracha do amortecedor pode ser causado por erros de montagem ou condições extremas de trabalho. Uma junta desgastada pode causar um ruído tipo chocalhar ou batimento. O amortecedor deve ser substituído.

A oficina deve verificar o camião desta forma antes da respectiva inspeção obrigatória, pois garante a satisfação do cliente. Afinal, nada é mais irritante para um operador de frota de veículos comerciais do que uma visita não programada à oficina. Esse tempo de inatividade adicional não previsto pode levar rapidamente a custos elevados devido à perda de faturação e até a possíveis penalizações contratuais.

Redacção/Press


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