Scania lança novos motores mais económicos

07 novembro 2019
5min.

A Scania, sempre com o objectivo de melhorar a sua oferta em termos de motorizações, resolveu melhorar os motores DC09 e DC13 que passam a apresentar uma poupança de combustível de até 2%, assente numa fricção interna reduzida, turbos melhorados e auxiliares inteligentes.

---

No caminho para uma indústria transportadora sem recurso a combustíveis fósseis, a maioria das indústrias e transportadoras continuam dependentes de motores de combustão interna para manterem o mundo em funcionamento.

Assim sendo, uma forma de contribuir para o transporte sustentável e alcançar uma economia total operativa favorável,  deverá passar pela escolha de motores eficientes e com consumo de combustível verdadeiramente baixo. Nessa medida, a Scania actualizou os seus motores de 9 e 13 litros, que são agora ainda mais eficientes e com a particularidade de poderem funcionar com o combustível alternativo, HVO (óleo vegetal hidrotratado).

“O novo 540 de 13 litros é a solução ideal para clientes com necessidades de peso que precisam de muita potência”, refere Alexander Vlaskamp, vice-presidente e diretor da Scania Trucks.

“Quer precisem de transportar cargas pesadas, tenham pressa ou enfrentem subidas muito íngremes, esses clientes poderão obter a potência necessária com o motor DC13 540. E também, dependendo das condições de operação, podem optar pelo V8 de 520. Este oferece um binário superior e um desempenho mais linear em termos de potência”, adiantou.

 

motor2

 

Cinco opções de Motor

A Scania oferece cinco opções de desempenho dos seus motores mais potentes: 370, 410, 450, 500 e 540CV. Estes motores partilham uma excelente capacidade de poupança de combustível, com somente sistema Redução Catalítica Seletiva (RCS) para o pós-tratamento dos gases de escape e unidades turbo de geometria fixa. Juntamente com os planos flexíveis de manutenção da Scania, a durabilidade inerente dos motores, permitirá uma produtividade e tempo de operação melhorados, contribuindo simultaneamente para um melhor desempenho económico total.

A notória melhoria nos valores de consumo de combustível - até 2 % de poupança de combustível, o mesmo para motores da gama de cinco cilindros em linha DC09 e os seus congéneres DC13 – são o resultado de um extenso aperfeiçoamento e atualizações por parte dos engenheiros da Scania. As duas gamas de motores virão agora equipadas com bombas de arrefecimento variável em ciclos de carga reduzida. Também possuem uma bomba de direcção variável, uma função que faz uma pequena mas importante contribuição para um bom desempenho geral de consumo. Os colectores de admissão e de escape, assim como o corpo das turbinas, foram modificados a fim de aumentarem a energia de impulso e permitir uma resposta mais rápida.

Os engenheiros da Scania também deram especial atenção à fricção interna. Pistões e anéis foram alterados para reduzirem a fricção, enquanto que o DC09 possui agora pistões de aço que, juntamente com um novo revestimento dos cilindros, geram um nível de fricção mais reduzido. Todos os motores DC09 e DC13 apresentam taxas de compressão melhoradas assim como as pressões máximas nos cilindros foram aumentadas. Os motores topo de gama DC13 (500 e 540), também tem uma nova unidade de turbo com rolamentos de esferas para uma resposta mais rápida.

A gama DC13 possui uma curva de binário mais abrangente do que antes, uma vez que o binário máximo é atingido já às 900 rpm, em vez de 1000 rpm, exceto no motor de 540cv que é mantido a partir de 1000 rpm. Isto permite ter engrenagens de eixo mais rápidas, especialmente em deslocações de longa distância e leva a filosofia da Scania de baixas revoluções/binário elevado ainda mais longe. Todas estas modificações e outras menores, como uma embraiagem menos rígida, resultam num consumo de combustível substancialmente inferior em motores Scania que já eram eficientes e líderes nesta indústria.

“Esta gama de motores melhorados oferece um aumento na rentabilidade dos nossos clientes, para além de emitirem menos CO2 para a atmosfera,” diz Vlaskamp. “A Scania continua a melhorar e a expandir a sua gama de cadeias cinemáticas, de modo a apresentarmos a oferta ideal para cada cliente. O motor de combustão interna terá, um dia, de ser substituído por cadeias cinemáticas electrificadas, mas até isso acontecer é nosso dever oferecer a melhor solução possível, em todos os sentidos da palavra", disse.


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.