Isuzu ‘mostra’ camião futurista

17 outubro 2019
2min.

A Isuzu acaba de mostrar as primeiras imagens (exterior) de um inovador conceito de camião ao qual chamou de FL IR. Um protótipo que vai mostrar ao Mundo, no Salão Automóvel de Tóquio, evento que vai ter lugar já no próximo dia 24 de Outubro.

---

Ainda é um segredo guardado o protótipo que vai ser apresentado pela Isuzu, no Japão, na próxima semana por altura do Salão Automóvel de Tóquio. Para já, o que é conhecido são os aspectos exteriores, não existindo imagens públicas do interior do FL IR, apesar de, em comunicado, a Isuzu adiantar que o layout da cabine se ajusta automaticamente dependendo se o veículo está no modo totalmente autónomo ou conduzido manualmente.

Numa análise rápida ao olhar para a máquina que vai ser apresentada pelo construtor japonês dá para perceber que não estamos perante um camião normal. A frente é definida por um conjunto de pequenos faróis de LED, dominada por uma enorme faixa com um painel azul escuro e uma moldura prateada, onde a marca colocou o distintivo 'Isuzu'. Por cima desta, o camião mostra um pára-brisa envolvente e um par de câmaras no lugar dos espelhos retrovisores tradicionais.

isuzu1

 

Ao projectar este camião, a Isuzu afirma ter recorrido à inspiração baseada nos movimentos de animais marinhos que usam ondas sonoras ultra-sónicas e formas únicas de natação. Além disso, o FL IR apresenta um bio-design inspirado no tubarão, criado para ilustrar a imagem de um poderoso robô.

isuzu2

O Isuzu FL IR apresenta-se, também, equipado com tecnologias avançadas de direcção autónoma que possibilitam os veículos circularem em grupo. No mundo dos camiões isso envolve a ligação de dois ou mais camiões em comboio usando a tecnologia de conectividade e sistemas de suporte de direcção automatizados. O camião à frente do grupo actua como líder com os veículos atrás a reagirem rapidamente e a adaptam-se aos seus movimentos. Embora a tecnologia ainda não tenha chegado ao mercado, são váriosos fabricantes de veículos pesados que estão já a testar e a desenvolver sistemas de condução em grupo, tendo como objectivo introduzi-los nas “máquinas” na próxima década.

isuzu3

 


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.