Ainda é um segredo guardado o protótipo que vai ser apresentado pela Isuzu, no Japão, na próxima semana por altura do Salão Automóvel de Tóquio. Para já, o que é conhecido são os aspectos exteriores, não existindo imagens públicas do interior do FL IR, apesar de, em comunicado, a Isuzu adiantar que o layout da cabine se ajusta automaticamente dependendo se o veículo está no modo totalmente autónomo ou conduzido manualmente.
Numa análise rápida ao olhar para a máquina que vai ser apresentada pelo construtor japonês dá para perceber que não estamos perante um camião normal. A frente é definida por um conjunto de pequenos faróis de LED, dominada por uma enorme faixa com um painel azul escuro e uma moldura prateada, onde a marca colocou o distintivo 'Isuzu'. Por cima desta, o camião mostra um pára-brisa envolvente e um par de câmaras no lugar dos espelhos retrovisores tradicionais.
Ao projectar este camião, a Isuzu afirma ter recorrido à inspiração baseada nos movimentos de animais marinhos que usam ondas sonoras ultra-sónicas e formas únicas de natação. Além disso, o FL IR apresenta um bio-design inspirado no tubarão, criado para ilustrar a imagem de um poderoso robô.
O Isuzu FL IR apresenta-se, também, equipado com tecnologias avançadas de direcção autónoma que possibilitam os veículos circularem em grupo. No mundo dos camiões isso envolve a ligação de dois ou mais camiões em comboio usando a tecnologia de conectividade e sistemas de suporte de direcção automatizados. O camião à frente do grupo actua como líder com os veículos atrás a reagirem rapidamente e a adaptam-se aos seus movimentos. Embora a tecnologia ainda não tenha chegado ao mercado, são váriosos fabricantes de veículos pesados que estão já a testar e a desenvolver sistemas de condução em grupo, tendo como objectivo introduzi-los nas “máquinas” na próxima década.