Bosque Scania continua a crescer

10 maio 2019
3min.

Desde há cinco anos que cada camião vendido em Portugal e Espanha corresponde à plantação de uma árvore no Município de Rivas-Vaciamadrid. O projecto chama-se «Um Scania, uma árvore».

Bosque Scania
Renovação de acordo Um Scania Uma Árvore

Bosque Scania

A Scania e o Município de Rivas-Vaciamadrid assinaram a renovação do acordo que irá tornar possível que o Bosque Scania continue a crescer.

A Scania Ibérica lançou o projecto "Um Scania, uma árvore", mediante o qual se compromete a plantar e cuidar de uma árvore por cada camião e autocarro vendido em Portugal e Espanha. O objectivo era criar um espaço verde público no Parque Regional do Sudeste, em Rivas-Vaciamadrid. Actualmente com cinco anos de vida, o Bosque Scania é um grande parque, com mais de 19.000 árvores, que pode ser visitado por qualquer pessoa.

Para que este espaço verde continue a crescer, a Scania e o Município de Rivas renovaram o acordo que viabiliza este projecto até ao ano de 2023. Este bosque irá assim povoando-se anualmente com o mesmo número de árvores do que de veículos Scania vendidos em Portugal e Espanha, seguindo as directrizes dos técnicos de meio ambiente deste município. O que está previsto é plantar mais 25.000 árvores. A assinatura deste acordo teve lugar no passado dia 23 de Abril, entre o presidente do município de Rivas-Vaciamadrid, Pedro del Cura, e o director geral da Scania Ibérica, Sebastián Figueroa.

Temos muito orgulho na dimensão que o Bosque Scania já atingiu e no compromisso do sector com este projecto. São muitos os clientes que nos comunicaram a sua satisfação quanto ao facto de se plantar uma árvore por cada veículo adquirido. De facto, preocupam-se muito para que lhes chegue o certificado de acreditação que enviamos e chegam mesmo a expô-lo nas suas instalações. Já para não dizer que, em muitas ocasiões, são os clientes dos nossos clientes que “reclamam” esta acção. Por exemplo, a EMT de Madrid quis vir ao Bosque Scania assistir à plantação das árvores em seu nome.

Além disso, é um projecto que está a atingir uma dimensão global. Outros mercados da Scania, como o Chile, o Brasil e, dentro em breve, o Reino Unido, já começaram a desenvolver iniciativas idênticas.

Não há dúvida que este projecto é uma prova de que, na Scania, estamos a liderar a mudança para o transporte sustentável e estamos 100% comprometidos com o meio ambiente. Não nos conformamos em desenvolver veículos e motores com a máxima eficiência possível; estamos conscientes de que temos de incentivar proativamente este tipo de ações”, comenta Sebastián Figueroa.

Aposta na sustentabilidade

Este projecto, que começou no ano de 2013, pretende reduzir o impacto ambiental produzido pela actividade do transporte (de mercadorias ou pessoas). As mais de 19.000 árvores plantadas poupam à atmosfera mais de 21.500 toneladas de CO2.  Esta acção junta-se às restantes iniciativas em matéria de sustentabilidade, tal como o desenvolvimento de motores cada vez mais eficientes e a vasta gama de veículos movidos a combustíveis alternativos.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.