Amortecedores torcionais multiestágio Sachs para comerciais

27 junho 2018
4min.

Os amortecedores torcionais Sachs para embraiagens de tomada de força asseguram uma condução mais suave em veículos comerciais.

Os amortecedores torcionais Sachs asseguram uma condução mais suave com vários estágios de amortecimento

As vibrações são frequentes na transmissão dos veículos comerciais. As vibrações de ressonância ocorrem quando estas vibrações se combinam com aquelas criadas por unidades comandadas, como bombas hidráulicas, guinchos ou compressores. A conceção de embraiagens com tomada de força permanente (PTO) significa que as molas do amortecedor torcional se encontram soltas nas respetivas aberturas antes da instalação – o que, para os iniciantes, pode parecer um problema. A ZF Aftermarket clarifica que não se trata de um erro de conceção, explica por que razão isto acontece e como é que o amortecimento multiestágio funciona. 

Os amortecedores torcionais são normalmente instalados atrás do motor para amortecerem as vibrações. O seu objectivo é prevenir os picos do binário do motor e manter a transmissão e as unidades acopladas a funcionar de forma regular. Além disso, os veículos comerciais modernos com transmissão powershift ou hidrostática também possuem um amortecedor torcional ajustado individualmente que amortece o ruído do sistema de tracção e minimiza de forma significativa o desgaste dos componentes da transmissão.

A emissão de ruído quando a peça não está instalada não é um erro de concepção

O amortecedor torsional possui um par de molas helicoidais.  Situam-se em frente uma da outra e têm diferentes dimensões – o comprimento, espessura do material e número de molas diferem. Além das molas helicoidais convencionais, podem também ser usadas molas helicoidais duplas (contendo uma segunda mola helicoidal mais pequena). Com os amortecedores de vibrações torcionais, existe uma grande folga correspondente na abertura da mola: as molas do primeiro estágio encaixam perfeitamente e as molas do estágio de amortecimento seguinte são um pouco mais curtas e, por conseguinte, têm uma maior liberdade de movimento.

Quando removidas, ou antes da instalação em novas embraiagens com tomada de força permanente, as molas do amortecedor torcional ficam soltas nas aberturas das molas na chapa de suporte; o que pode causar ruídos provenientes da própria peça. É impossível que estes ruídos ocorram durante o funcionamento, pois, após a instalação, as molas estão sempre em contacto no exterior com a abertura da mola devido às forças de rotação.

Excelente capacidade de amortecimento com grande capacidade de carga

Consoante o ângulo de rotação do amortecedor torcional, os pares de molas de amortecimento correspondentes são sucessivamente activados, ou seja, atuam em múltiplos estágios. Desta forma, é possível implementar facilmente características progressivas para corresponder a requisitos precisos. Os amortecedores torcionais de embraiagens de tomada de força com esta conceção minimizam de forma eficiente o ruído e as vibrações e são também muito resilientes.

A rápida disponibilidade das peças de substituição é uma grande prioridade, especialmente no setor dos veículos comerciais, porque o tempo de avaria dos veículos significa perda de rendimento. A ZF Aftermarket oferece ao mercado independente de pós-venda (IAM) uma ampla gama de tecnologia especial de transmissão.  Actualmente, a marca Sachs de peças para veículos comerciais inclui cerca de 90 referências em aplicações para máquinas de construção. Isto inclui: escavadoras de rodas e escavadoras de lagartas, carregadoras de rodas, tratores e veículos comerciais com carroçaria especial ou aplicações especiais. Todas as peças são adaptadas individualmente à aplicação para assegurar o maior conforto e a melhor relação custo/eficácia.

PR/Foto: ZF


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