ZF aumenta vendas em 2018 e investe em mobilidade

10 abril 2019
10min.

As vendas do Grupo aumentaram – ajustadas para efeitos de taxa de câmbio e actividades de fusões e aquisições (M&A) – em aproximadamente 6%, chegando a 36,9 mil milhões de euros, sendo que no ano anterior foram de 36,4 mil milhões de euros.

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A ZF Friedrichshafen AG aumentou as vendas durante o ano fiscal de 2018. O EBIT ajustado totalizou 2,1 mil milhões de euros, com ano anterior em 2,3 mil milhões de euros. A margem EBIT ajustada foi de 5,6% - ano anterior: 6,4%. No final de dezembro, a ZF empregava 148.969 colaboradores em todo o mundo, sendo que no ano anterior eram 146.148. Com sua estratégia “Next Generation Mobility”, a ZF procura oferecer às pessoas uma mobilidade segura, limpa e acessível.

"Estamos a moldar a rápida evolução do setor da mobilidade para fornecer aos nossos clientes soluções convincentes de sistemas para a próxima geração da mobilidade. Os nossos resultados mostram que estamos bem posicionados para os desafios do futuro", disse Wolf-Henning Scheider, CEO da ZF Friedrichshafen AG, na apresentação dos resultados financeiros anuais em Friedrichshafen, na semana passada. Para continuar com a sua liderança em tecnologia, a ZF aumentou os seus investimentos em investigação e desenvolvimento (I&D), em 2018, em mais 11%. Ajustada devido a mudanças contáveis, a ZF investiu um total de 2,5 mil milhões de euros em I&D, sendo que no ano anterior foram 2,2 mil milhões de euros. Isso corresponde a uma relação de custo de 6,7%.

Foco na mobilidade e nos serviços de transporte

No crescente setor de "Mobilidade e Transporte como Serviço", a ZF está a criar novos produtos de mobilidade, como o e.GO People Mover. Este minibus movido a electricidade, que contará com recursos para condução autónoma no futuro, será colocado em circulação nas primeiras frotas de testes em Aachen e Friedrichshafen, Alemanha, nos próximos meses. Há algumas semanas, a ZF também anunciou a participação maioritária na 2getthere, um fornecedor holandês de sistemas eléctricos e autónomos de transporte de passageiros. "O investimento foi um passo importante para nós, pois a 2getthere tem mais de trinta anos de experiência no mercado de veículos autónomos de transporte de passageiros, assim como competências únicas em engenharia e software", acrescentou Scheider. Os veículos conduzidos automaticamente da 2getthere já transportaram mais de 14 milhões de passageiros em várias cidades grandes, portos e aeroportos em todo o mundo – de forma totalmente eléctrica, fiável e rentável. Esta longa experiência significa que a disponibilidade de sistemas de mobilidade da 2getthere está acima de 99,7%.

Sucesso a longo prazo graças às transmissões híbridas

Além de novas soluções de mobilidade, a ZF também está a desenvolver o seu portefólio de produtos já estabelecidos com sucesso, como por exemplo a transmissão automática de 8 velocidades para automóveis ligeiros - principalmente através da electrificação. Na semana passada, a ZF assinou um contrato de fornecimento com a BMW AG para a sua transmissão automática optimizada de 8 velocidades, incluindo uma variante híbrida. O contrato de longo prazo é o maior para transmissões automáticas na história da empresa, confirmando a importância da tecnologia híbrida para a futura mobilidade individual.

A transmissão eléctrica central para veículos ligeiros da ZF terá a sua produção iniciada ainda este ano. Há também uma forte procura para os eixos eléctricos tipo portal para autocarros urbanos que já estão estabelecidos com sucesso no mercado. Prova disso é que a ZF obteve vários novos pedidos de fabricantes de autocarros. "A ZF tornou os autocarros eléctricos comercializáveis na Europa", disse Scheider.

Aquisição planeada da WABCO fortalece a Divisão de Veículos Comerciais

Outro passo importante para a ZF é a aquisição planeada da WABCO. "Esta aquisição planeada faz parte da estratégia da ZF e expande a competência da empresa para o segmento da travagem para veículos comerciais pela primeira vez", disse Scheider. "Seremos capazes de oferecer aos nossos clientes soluções abrangentes em sistemas para o transporte seguro e automatizado de passageiros e de mercadorias". Na semana passada, a ZF anunciou a aquisição da WABCO – um fornecedor líder global de sistemas de controlo de travagem, tecnologias e serviços para a melhoria da segurança, eficiência para camiões, autocarros e reboques – por US$ 136,50 por ação. Isso corresponde a um valor total de cerca de US$ 7 mil milhões. Está previsto que a aquisição seja concluída no início do ano que vem e tornará a ZF menos dependente, a longo prazo, dos ciclos do mercado de veículos de passageiros. A WABCO emprega cerca de 16.000 pessoas em todo o mundo e apresentou vendas de 3,2 mil milhões de euros no ano passado.

Mudanças estruturais tornam a ZF mais rápida

Para responder mais rapidamente e de forma mais direta às diferentes necessidades do mercado, a ZF introduziu um sistema operacional duplo, que suporta várias velocidades e modelos de organização. Neste processo, a Divisão de Tecnologia de Segurança Ativa e Passiva será dividida em três áreas: Sistemas de Segurança Passiva, Sistemas de Segurança Ativa e Sistemas Electrónicos e Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS). A estas serão adicionados centros de projeto e de sistemas, que conduzem tópicos que atravessam todas as divisões, como a condução autónoma ou a electromobilidade. "Essas novas estruturas e processos simplificam as nossas hierarquias e complexidade. Podemos reagir mais rapidamente e servir ainda melhor os nossos clientes", disse Scheider.

Desenvolvimento económico sólido

Com um resultado de 36,9 mil milhões de euros, sendo o ano anterior de 36,4 mil milhões de euros, a ZF ultrapassou a previsão de vendas do início do ano passado, de 36,5 mil milhões de euros. Comparadas a 2017, as vendas aumentaram nominalmente em 1,3%. Ajustadas por efeitos cambiais e actividades de M&A, as vendas cresceram organicamente cerca de 6% e, portanto, superaram o mercado. As Divisões de Tecnologia de Veículos Comerciais alcançaram mais 12%, Tecnologia Industrial mais 13%, e registaram, particularmente, um crescimento orgânico de vendas acima da média.

O EBIT ajustado de 2.1 mil milhões de euros - ano anterior 2,3 mil milhões de euros - é substancialmente influenciado pelo aumento de investimento com I&D, aumento dos preços dos materiais, efeitos adversos de taxas de câmbio e pelo enfraquecimento do ambiente de mercado. A margem EBIT ajustada foi de 5,6%. O fluxo de caixa livre ajustado para aquisições e vendas corporativas foi de 0,9 mil milhões de euros.

A ZF continuou a reduzir os seus passivos decorrentes da aquisição da TRW. "No ano fiscal que terminou, reduzimos a dívida bruta em 1,4 mil milhões de euros para 5,0 mil milhões de euros, fortalecendo ainda mais a independência financeira da nossa empresa", disse o CFO da ZF, Dr. Konstantin Sauer. "Com um índice de endividamento de 28%, a ZF tem uma base económica sólida". No final de 2017, o índice de endividamento era de apenas 24%.

 

Leve aumento no número de colaboradores

Em 31 de dezembro de 2018, a ZF empregava 148.969 colaboradores em todo o mundo - ano anterior 146.148. Novas posições foram criadas como consequência da expansão das aptidões, especialmente nas áreas de condução autónoma e eletromobilidade, principalmente nas regiões da América do Norte e Ásia-Pacífico. No mundo, mais de 17.000 colaboradores estão a trabalhar em projetos de I&D.

O ambiente de mercado permanece tenso

Incertezas contínuas no desenvolvimento político e económico de muitos países, assim como as novas estruturas regulatórias para a legislação de emissões continuam a criar um ambiente tenso e desafiador em todo o mundo. Considerando o desenvolvimento esperado do mercado e assumindo taxas de câmbio constantes, a ZF espera que as vendas do Grupo em 2019 estejam entre 37 e 38 mil milhões de euros. A ZF pretende atingir uma margem EBIT ajustada entre 5,0% e 5,5%, assim como um fluxo de caixa livre ajustado para aquisições corporativas e vendas de cerca de 1 mil milhões de euros. "O nosso amplo portfólio de produtos, conceitos técnicos inovadores e nossa rede tornam-nos um atractivo fornecedor de sistemas para nossos clientes. Juntos, podemos abrir o caminho para a Next Generation Mobility", disse o CEO da ZF, Scheider.

PR


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