Bosch mostra novas soluções para oficinas em Madrid

08 março 2019
12min.

A Bosch irá mostrar todas as novidades na Motortec Automechanika, no pavilhão 7, stand 7E07.

Bosch Connected Repair
Realidade Aumentada Bosch

Bosch Connected Repair

Seja em conectividade, automação, sistemas de propulsão otimizados ou mobilidade eléctrica, a Bosch Automotive Aftermarket assume um papel de liderança na transição que a indústria automóvel tem vindo a sofrer "a Bosch está cada vez mais confiante em soluções conectadas e baseadas em dados. Muitos processos são realizados de forma mais rápida e eficiente ", afirma Manfred Baden, presidente da divisão Bosch Automotive Aftermarket, durante a última edição da feira internacional Automechanika, em Frankfurt.

De acordo com a PwC, em 2025 haverá mais de 470 milhões de veículos conectados nas estradas. Consequentemente, o mercado de software e serviços de dados no sector de peças de substituição experimentará outro aumento significativo e será um fator decisivo em termos do crescimento futuro do sector. Nessa medida a Bosch Automotive Aftermarket quer continuar a crescer com conceitos inovadores para manutenção e reparação eficazes e eficientes em todo o ciclo de vida dos seus produtos.

Além disso, com suas diferentes soluções conectadas de diagnóstico e processos digitais dentro das oficinas, é possível dar suporte aos veículos atuais e futuros dos seus clientes. A conectividade e as novas soluções baseadas em dados têm o potencial de otimizar o fluxo de trabalho na oficina, ao mesmo tempo em que permitem economizar significativamente tempo. O software para oficinas 'Bosch Connected Repair', por exemplo, evita a duplicação de trabalho que leva à perda de tempo. No caso de reparações, é possível ter acesso aos dados do veículo, uma vez registrados, em todos os sistemas baseados com acesso a um computador. No futuro, a realidade aumentada tornará mais fácil a realização de tarefas complexas de reparação. Isso significará uma redução de tempo utilizado de até 15% em média.

Optimização do fluxo de trabalho na oficina graças à conectividade

O 'Bosch Connected Repair' representa a base para a conectividade inteligente de hardware de diagnóstico nas oficinas. Na receção do veículo é efectuada a conexão, que permite obter as informações relativas ao mesmo e posteriormente a criação de um banco de dados comum, partilhável com todos os dispositivos. Isso significa que o veículo só necessita ser identificado uma vez, em vez de registá-lo em cada dispositivo separadamente, como foi o caso no passado. Comparado ao serviço e manutenção de produtos Bosch sem 'Connected Repair', é possível economizar até 10 minutos por veículo na oficina. Relatórios de teste, comentários e imagens são armazenados directamente na ficha de trabalho digital e podem ser recuperados a qualquer momento. Todos os funcionários têm acesso fácil e a qualquer momento ao status da ficha do veículo.

Encontre a melhor solução de reparação através da inteligência coletiva

Além da conectividade inteligente do hardware de diagnóstico, a Bosch Automotive Aftermarket também está a trabalhar no desenvolvimento de novas soluções de software para a oficina. Nesse sentido, a nova versão do software ESI [tronic] 2.0 permite que as oficinas, por exemplo, optimizem os procedimentos de reparação e diagnóstico, encurte o tempo necessário para cada veículo e faça actualizações contínuas on-line. Além disso, pode ser usado online e offline. Com a ajuda de um motor de busca e uma pré-visualização da documentação, os usuários encontram as informações necessárias de maneira muito mais fácil e rápida. A função de reparação baseada em experiência (EBR) oferece outra vantagem. Numa base de dados da Bosch, são armazenados mais de 750.000 casos reais recolhidos no dia-a-dia das oficinas. Uma vez conhecido um erro, no momento do diagnóstico, uma solução de reparação inserida na base de dados previamente, por um especialista da Bosch é automaticamente recomendada, na medida em que outros utilizadores já a avaliaram como uma boa solução. Graças aos tempos de carregamento otimizados, a versão 2.0 fornece as informações solicitadas mais rapidamente. Mesmo em regiões com baixa largura de banda de Internet, o ESI [tronic] 2.0 Online pode ser usado confortavelmente. Todos os assinantes actuais podem desfrutar do novo ESI [tronic] 2.0 Online gratuitamente como uma actualização adicional.

Compacto e versátil: equipamento de diagnóstico KTS 250

O ESI [tronic] é o ponto-chave do novo equipamento de diagnóstico compacto KTS 250. É adequado para pequenas oficinas ou como dispositivo móvel adicional em oficinas maiores. O uso é muito simples, graças à interface intuitiva, baseada no Android. O KTS 250 oferece uma cobertura para automóveis de passageiros de cerca de 150 marcas de automóveis. É também uma garantia para o futuro graças à sua interface DoIP Ethernet já integrada, e que inclui identificação automática do veículo suportada por uma base de dados VIN.

Tempo de configuração reduzido na calibração de câmaras e sensores

Cada vez mais veículos estão equipados com sistemas de assistência ao condutor. A Bosch desenvolveu soluções de hardware e software apropriadas, no caso de um sensor de vídeo necessitar ser calibrado após a troca do para-brisa. Usando o sistema de calibração ADAS da Bosch para sistemas avançados de assistência ao motorista, os passos necessários na configuração nos sensores de radar e vídeo podem ser executados com rapidez e precisão. O software ESI [tronic] monitoriza os procedimentos de calibração e as configurações específicas do veículo. O sistema de calibração ADAS é outro exemplo de como é possível controlar, montar e atender com eficiência sistemas avançados usando soluções inovadoras.

Mais eficiente graças à utilização da realidade aumentada

A Bosch abre também novos caminhos em relação à aplicação da Realidade Aumentada (AR) para a formação de técnicos de oficina. De forma pioneira, a Bosch lançou, pela primeira vez em 2014, a visão de uma oficina conectada que mostra as vantagens da RA. Os benefícios específicos desta tecnologia foram demonstrados num estudo realizado nas oficinas Bosch Car Service. O resultado mostrou que, ao usar aplicativos de Realidade Aumentada, é possível economizar em média 15% do tempo em cada etapa, mesmo em veículos comuns e em tarefas de reparação simples. Isso permite que os utilizadores identifiquem componentes ocultos rapidamente e recebam instruções de trabalho ou informações sobre as ferramentas específicas necessárias à intervenção. Com base na Realidade Aumentada, a Bosch desenvolveu novos métodos de formação para técnicos de mecânica automóvel em sistemas com alguma complexidade de reparação, por exemplo, no campo da electromobilidade. Através da realidade aumentada é possível abordar outras questões mais recentes, como as diferenças entre veículos híbridos e totalmente eléctricos, as funções e características de vários componentes de alta tensão, bem como as estratégias para resolver problemas.

Suporte na reparação

Agora, graças à aplicação Visual Connect, a Bosch está presente na oficina e fornece suporte aos técnicos durante a reparação dos componentes do veículo através de um smartphone. Com esta nova solução, o técnico de mecânica pode iniciar uma ligação de vídeo ao vivo com um técnico da Bosch, para que ele possa ver o componente a ser reparado em tempo real e apresentar uma solução no momento. Isto permite que os especialistas da Bosch realizem desenhos ou indicações sobre o vídeo e as imagens que recebem para garantir a mais alta precisão. Este novo serviço estará disponível para todos os utilizadores da linha de reparação Bosch, sem custo adicional, a partir de março de 2019.

Fornecimento de uma vasta gama de produtos

Além das inovações, o negócio de peças de substituição convencionais também é de grande importância para a Bosch Automotive Aftermarket. Desde novas peças a soluções remanufacturadas e de reparação, a Bosch fornece peças de substituição para quase todos os tipos de veículo. Ao mesmo tempo, as oficinas beneficiam da qualidade extrema baseada em décadas de experiência, equiparando-a à dos equipamentos originais. Isto significa que cada peça se destaca pelo perfeito funcionamento e pela sua integração com os restantes componentes técnicos do veículo.

Soluções digitais para a rede Bosch Car Service

Rumo à digitalização, a Motortec Automechanika 2019 é o momento escolhido para anunciar soluções exclusivas que fazem parte do ecossistema digital Bosch Car Service. Também será exibida: 'miboschcarservice', plataforma Digital de Serviços de Vendas da Rede Bosch Car Service através da internet; Bosch Car Service Connect, o dispositivo telemático de fidelização de clientes e o Programa de Gestão Bosch Car Service, como centro de operações e integrador de todas as soluções que a Bosch tem para oferecer às oficinas. Em última análise, trata-se de um exemplo de como a aplicação de tecnologia e conectividade melhora a experiência do cliente na oficina, possibilitando maior eficiência e produtividade.

Além disso, dentro da feira, a Bosch terá outros dois espaços especiais. O primeiro deles, dentro do próprio stand, dedicado aos veículos industriais e onde mostra o seu portefólio de produtos, diagnósticos e serviços. A segundo espaço é dedicado ao programa de fidelização eXtra, ao qual as oficinas que ainda não estão associadas se podem juntar. A localização deste segundo espaço é no mesmo pavilhão 7, stand 7 A21.

No sentido de aumentar a participação, serão realizadas várias promoções e sorteios durante os quatro dias em que a feira se realiza.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.