Seja em conectividade, automação, sistemas de propulsão otimizados ou mobilidade eléctrica, a Bosch Automotive Aftermarket assume um papel de liderança na transição que a indústria automóvel tem vindo a sofrer "a Bosch está cada vez mais confiante em soluções conectadas e baseadas em dados. Muitos processos são realizados de forma mais rápida e eficiente ", afirma Manfred Baden, presidente da divisão Bosch Automotive Aftermarket, durante a última edição da feira internacional Automechanika, em Frankfurt.
De acordo com a PwC, em 2025 haverá mais de 470 milhões de veículos conectados nas estradas. Consequentemente, o mercado de software e serviços de dados no sector de peças de substituição experimentará outro aumento significativo e será um fator decisivo em termos do crescimento futuro do sector. Nessa medida a Bosch Automotive Aftermarket quer continuar a crescer com conceitos inovadores para manutenção e reparação eficazes e eficientes em todo o ciclo de vida dos seus produtos.
Além disso, com suas diferentes soluções conectadas de diagnóstico e processos digitais dentro das oficinas, é possível dar suporte aos veículos atuais e futuros dos seus clientes. A conectividade e as novas soluções baseadas em dados têm o potencial de otimizar o fluxo de trabalho na oficina, ao mesmo tempo em que permitem economizar significativamente tempo. O software para oficinas 'Bosch Connected Repair', por exemplo, evita a duplicação de trabalho que leva à perda de tempo. No caso de reparações, é possível ter acesso aos dados do veículo, uma vez registrados, em todos os sistemas baseados com acesso a um computador. No futuro, a realidade aumentada tornará mais fácil a realização de tarefas complexas de reparação. Isso significará uma redução de tempo utilizado de até 15% em média.
Optimização do fluxo de trabalho na oficina graças à conectividade
O 'Bosch Connected Repair' representa a base para a conectividade inteligente de hardware de diagnóstico nas oficinas. Na receção do veículo é efectuada a conexão, que permite obter as informações relativas ao mesmo e posteriormente a criação de um banco de dados comum, partilhável com todos os dispositivos. Isso significa que o veículo só necessita ser identificado uma vez, em vez de registá-lo em cada dispositivo separadamente, como foi o caso no passado. Comparado ao serviço e manutenção de produtos Bosch sem 'Connected Repair', é possível economizar até 10 minutos por veículo na oficina. Relatórios de teste, comentários e imagens são armazenados directamente na ficha de trabalho digital e podem ser recuperados a qualquer momento. Todos os funcionários têm acesso fácil e a qualquer momento ao status da ficha do veículo.
Encontre a melhor solução de reparação através da inteligência coletiva
Além da conectividade inteligente do hardware de diagnóstico, a Bosch Automotive Aftermarket também está a trabalhar no desenvolvimento de novas soluções de software para a oficina. Nesse sentido, a nova versão do software ESI [tronic] 2.0 permite que as oficinas, por exemplo, optimizem os procedimentos de reparação e diagnóstico, encurte o tempo necessário para cada veículo e faça actualizações contínuas on-line. Além disso, pode ser usado online e offline. Com a ajuda de um motor de busca e uma pré-visualização da documentação, os usuários encontram as informações necessárias de maneira muito mais fácil e rápida. A função de reparação baseada em experiência (EBR) oferece outra vantagem. Numa base de dados da Bosch, são armazenados mais de 750.000 casos reais recolhidos no dia-a-dia das oficinas. Uma vez conhecido um erro, no momento do diagnóstico, uma solução de reparação inserida na base de dados previamente, por um especialista da Bosch é automaticamente recomendada, na medida em que outros utilizadores já a avaliaram como uma boa solução. Graças aos tempos de carregamento otimizados, a versão 2.0 fornece as informações solicitadas mais rapidamente. Mesmo em regiões com baixa largura de banda de Internet, o ESI [tronic] 2.0 Online pode ser usado confortavelmente. Todos os assinantes actuais podem desfrutar do novo ESI [tronic] 2.0 Online gratuitamente como uma actualização adicional.
Compacto e versátil: equipamento de diagnóstico KTS 250
O ESI [tronic] é o ponto-chave do novo equipamento de diagnóstico compacto KTS 250. É adequado para pequenas oficinas ou como dispositivo móvel adicional em oficinas maiores. O uso é muito simples, graças à interface intuitiva, baseada no Android. O KTS 250 oferece uma cobertura para automóveis de passageiros de cerca de 150 marcas de automóveis. É também uma garantia para o futuro graças à sua interface DoIP Ethernet já integrada, e que inclui identificação automática do veículo suportada por uma base de dados VIN.
Tempo de configuração reduzido na calibração de câmaras e sensores
Cada vez mais veículos estão equipados com sistemas de assistência ao condutor. A Bosch desenvolveu soluções de hardware e software apropriadas, no caso de um sensor de vídeo necessitar ser calibrado após a troca do para-brisa. Usando o sistema de calibração ADAS da Bosch para sistemas avançados de assistência ao motorista, os passos necessários na configuração nos sensores de radar e vídeo podem ser executados com rapidez e precisão. O software ESI [tronic] monitoriza os procedimentos de calibração e as configurações específicas do veículo. O sistema de calibração ADAS é outro exemplo de como é possível controlar, montar e atender com eficiência sistemas avançados usando soluções inovadoras.
Mais eficiente graças à utilização da realidade aumentada
A Bosch abre também novos caminhos em relação à aplicação da Realidade Aumentada (AR) para a formação de técnicos de oficina. De forma pioneira, a Bosch lançou, pela primeira vez em 2014, a visão de uma oficina conectada que mostra as vantagens da RA. Os benefícios específicos desta tecnologia foram demonstrados num estudo realizado nas oficinas Bosch Car Service. O resultado mostrou que, ao usar aplicativos de Realidade Aumentada, é possível economizar em média 15% do tempo em cada etapa, mesmo em veículos comuns e em tarefas de reparação simples. Isso permite que os utilizadores identifiquem componentes ocultos rapidamente e recebam instruções de trabalho ou informações sobre as ferramentas específicas necessárias à intervenção. Com base na Realidade Aumentada, a Bosch desenvolveu novos métodos de formação para técnicos de mecânica automóvel em sistemas com alguma complexidade de reparação, por exemplo, no campo da electromobilidade. Através da realidade aumentada é possível abordar outras questões mais recentes, como as diferenças entre veículos híbridos e totalmente eléctricos, as funções e características de vários componentes de alta tensão, bem como as estratégias para resolver problemas.
Suporte na reparação
Agora, graças à aplicação Visual Connect, a Bosch está presente na oficina e fornece suporte aos técnicos durante a reparação dos componentes do veículo através de um smartphone. Com esta nova solução, o técnico de mecânica pode iniciar uma ligação de vídeo ao vivo com um técnico da Bosch, para que ele possa ver o componente a ser reparado em tempo real e apresentar uma solução no momento. Isto permite que os especialistas da Bosch realizem desenhos ou indicações sobre o vídeo e as imagens que recebem para garantir a mais alta precisão. Este novo serviço estará disponível para todos os utilizadores da linha de reparação Bosch, sem custo adicional, a partir de março de 2019.
Fornecimento de uma vasta gama de produtos
Além das inovações, o negócio de peças de substituição convencionais também é de grande importância para a Bosch Automotive Aftermarket. Desde novas peças a soluções remanufacturadas e de reparação, a Bosch fornece peças de substituição para quase todos os tipos de veículo. Ao mesmo tempo, as oficinas beneficiam da qualidade extrema baseada em décadas de experiência, equiparando-a à dos equipamentos originais. Isto significa que cada peça se destaca pelo perfeito funcionamento e pela sua integração com os restantes componentes técnicos do veículo.
Soluções digitais para a rede Bosch Car Service
Rumo à digitalização, a Motortec Automechanika 2019 é o momento escolhido para anunciar soluções exclusivas que fazem parte do ecossistema digital Bosch Car Service. Também será exibida: 'miboschcarservice', plataforma Digital de Serviços de Vendas da Rede Bosch Car Service através da internet; Bosch Car Service Connect, o dispositivo telemático de fidelização de clientes e o Programa de Gestão Bosch Car Service, como centro de operações e integrador de todas as soluções que a Bosch tem para oferecer às oficinas. Em última análise, trata-se de um exemplo de como a aplicação de tecnologia e conectividade melhora a experiência do cliente na oficina, possibilitando maior eficiência e produtividade.
Além disso, dentro da feira, a Bosch terá outros dois espaços especiais. O primeiro deles, dentro do próprio stand, dedicado aos veículos industriais e onde mostra o seu portefólio de produtos, diagnósticos e serviços. A segundo espaço é dedicado ao programa de fidelização eXtra, ao qual as oficinas que ainda não estão associadas se podem juntar. A localização deste segundo espaço é no mesmo pavilhão 7, stand 7 A21.
No sentido de aumentar a participação, serão realizadas várias promoções e sorteios durante os quatro dias em que a feira se realiza.
PR