expoMECÂNICA com novidades para este ano

29 janeiro 2019
5min.

A 6.ª edição do Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto, agendada para a EXPONOR – Feira Internacional do Porto, de 3 a 5 de Maio vai contar com «Jogos Mecânicos».

expomecanica_edicao2018_DSC067C
expomecanica_edicao2018_DSC73C

expomecanica_edicao2018_DSC067C

Com 225 empresas expositoras já com lugar cativo, e um novo máximo de superfície ocupada no desenho do evento, a 6.ª edição do expoMECÂNICA garantiu também o envolvimento dos maiores fabricantes de peças em Portugal. De 3 a 5 de maio, na EXPONOR, os pesos-pesados do sector entram em campo nos “Jogos Mecânicos”. E mostram o que valem na dinamização de uma das iniciativas de destaque do certame de referência do aftermarket automóvel luso.

Sob a égide da Comissão Especializada de Fabricantes de Peças da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), os mais representativos produtores deste importante segmento da indústria nacional far-se-ão representar, de mangas arregaçadas, nas operações dos “Jogos Mecânicos”, uma aposta lúdico-recreativa da 6.ª edição do Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto, agendada para a EXPONOR – Feira Internacional do Porto, de 3 a 5 de Maio.

Mais do que um ensejo para activar – e aditivar – as respectivas marcas e evidenciar os seus créditos no sector, o momento funcionará como uma escala de proximidade com os empresários e os profissionais que dão força a um negócio gerador de um volume de facturação de aproximadamente 20 mil milhões de euros no nosso país (englobando o comércio, a reparação e a manutenção de automóveis).

O fabrico de componentes, por sua vez, vale a Portugal 11,3 mil milhões de euros, isto é, 5% da nossa economia, graças à actividade de 235 empresas.

«A resposta do tecido empresarial ao expoMECÂNICA 2019 não podia ter sido melhor! Mesmo. Vamos pulverizar a edição recordista do ano passado em vários indicadores quantitativos, mas, mais do que isso, apraz-nos registar o novo incremento qualitativo que a exposição vai conhecer», sublinha José Manuel Costa, director-geral da KiKai Eventos, o organizador da feira.

Ancorado nos resultados das anteriores edições, o Salão tem conquistado aliados de peso inclusive no domínio das parcerias e patrocínios das atividades paralelas. Para além dos contributos da Divisão de Peças e Acessórios Independentes (DPAI) da ACAP para os “Jogos Mecânicos”, a mostra deste ano terá a assinatura da multinacional Schaeffler no ciclo de conferências do “expoTalks”, que ressurgirá com um formato e conteúdos redesenhados. Com o selo de qualidade da empresa de origem alemã.

Um banho imersivo no futuro…

Outro dos trunfos do acontecimento é o projecto “Oficina 4.0”, concebido pela KiKai Eventos em parceria com a conceituada Create Business, que pretende funcionar como um «banho imersivo no que, hoje em dia, “já é” a oficina do futuro», nas palavras de Pedro Proença, director comercial e de marketing desta empresa.

A iniciativa quer igualmente «fazer disparar um alerta» para os profissionais do sector, os quais terão de «preparar-se para as mudanças tecnológicas em curso, porque, se não o fizerem, encontrar-se-ão marginalizados pelo mercado daqui a meia dúzia de anos», acredita Pedro Proença, da Create Business.

A feira que dá palco ao pós-venda automóvel de Portugal terá ainda o “Demotec – Espaço de Demonstrações” como dínamo, durante três dias, energizado pelo know-how do Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel (CEPRA); o palco de debate e reflexão do “Plateau TV”, da autoria do Jornal das Oficinas; o “15.º Encontro Nacional da Reparação e Manutenção Automóvel”, promovido pela Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA); e um workshop da Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN).

Planta da feira próxima do “fecho”

Actividades paralelas à parte, que entrarão nas próximas semanas em novas etapas organizativas, de bastidores, percebe-se então que o expoMECÂNICA (que continua centrado nos eixos de peças e sistemas, tecnologias de informação e gestão, reparação e manutenção, acessórios e customização, e estações de serviço e lavagem) está a aprontar-se para voltar a atingir um novo patamar, em face da ultrapassagem dos objectivos de crescimento que os organizadores colocaram no horizonte de 2019.

«Exceptuando uma ou outra reserva de espaço, a área disponível nos pavilhões 4 e 5 encontra-se totalmente preenchida, a quatro meses da abertura do evento. Pelo que restam apenas alguns stands por ocupar na nave 3 da EXPONOR – Feira Internacional do Porto», remata Sónia Rodrigues, directora comercial do expoMECÂNICA.

O countdown para o fecho da planta do certame está, por isso, muito próximo.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.