Transição entre o gasóleo de verão e de inverno

30 outubro 2023
5min.

A Eurowag, a empresa europeia líder em soluções digitais para o transporte rodoviário, alerta para as diferenças entre o gasóleo de verão e de inverno e a importância desta transição de combustível com a mudança das estações do ano.

---

O gasóleo de verão e de inverno são dois tipos diferentes de combustível, formulado para lidar com condições especificas de temperatura e com o funcionamento dos veículos durante as estações do ano correspondente.

A transição do gasóleo de verão para o gasóleo de inverno é muito importante por várias razões, principalmente para garantir o funcionamento adequado dos motores a diesel e evitar problemas operacionais durante as condições climáticas mais frias. Esta transição é essencial para manter uma operação eficaz e confiável dos motores, prevenindo problemas de congelamento, obstrução e mau funcionamento do sistema de combustível. Para além disso, contribui também para uma maior durabilidade do motor, poupança de combustível e conformidade com as regulamentações.

“Regra geral, o tema do comportamento do gasóleo a baixas temperaturas começa a ser bastante falado todos os anos no outono, quando os fornecedores de combustível têm de começar a entregar o chamado gasóleo de transição ou, diretamente o gasóleo de inverno. A data exata em termos de requisitos específicos de qualidade e períodos de tempo depende naturalmente da localização geográfica do país onde o distribuidor de combustível opera. Por exemplo, na Europa Central, a transição do grau de verão começa no início de outubro, enquanto o gasóleo de inverno deve estar disponível até meados de novembro”, refere Carlos Guerra, Country Manager da Eurowag em Portugal.

A transição completa e bem-sucedida do grau de verão para o grau de inverno deve ser realizada em todos os níveis da cadeia de distribuição de combustível. Tem início nas refinarias, onde uma parte do componente mais pesado do gasóleo tem de ser substituído por uma fração mais leve, o querosene, que permite a propulsão do combustível. O querosene não é só mais leve, como também mais caro e, por isso, as refinarias não podem fazer a mudança demasiado prematuramente devido a razões económicas. No extremo oposto da cadeia, um posto de abastecimento tem de vender rapidamente o excedente para armazenar o material em conformidade com o período que se aproxima. Isso pode ser bastante complicado para os pequenos postos ou para aqueles que vendem tipos de combustível de menor rotatividade, como, por exemplo, o gasóleo premium. Para uma empresa bem estabelecida e de grandes dimensões, no entanto, é apenas um período do ano mais exigente para dar resposta a esta transição em termos logísticos. 

“Para manter os veículos seguros, é muito importante escolher um fornecedor de combustível fiável, tendo sempre em consideração também os seus próprios fornecedores – refinarias e distribuidores –, bem como a qualidade do combustível recebido. Para além disso, é também essencial a manutenção adequada do veículo. Por exemplo, o entupimento do filtro de combustível está a ser promovido com o aumento do teor de água no combustível e especialmente dentro do próprio filtro de combustível. É altamente recomendável verificar, ou até mesmo substituir, os filtros de combustível antes da chegada do inverno. Com a crescente utilização de biocombustíveis, como componente inerente ao gasóleo, a importância deste procedimento está a aumentar porque uma mistura de cera, água e biodiesel tende a formar uma matéria bastante estável que bloqueia os filtros”, acrescenta Carlos Guerra, Country Manager da Eurowag em Portugal. 

É importante ter em atenção que, em algumas regiões ou países, os tipos de gasóleo podem ter denominações diferentes ou variação nas formulações de acordo com as regulamentações locais, sendo, por isso, necessário consultar as especificações e orientações fornecidas pelo fabricante do veículo ou pela estação de abastecimento para garantir a utilização do combustível adequado às condições climáticas e às necessidades do veículo. 

Mais informações disponíveis em www.eurowag.com.

EUROWAG_logo


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.