Diesel lidera combustível nos veículos pesados

08 abril 2020
2min.

Em 2019, 97,9% dos novos camiões registados na UE funcionavam com diesel, enquanto a gasolina alimentava apenas 0,1% dos registos do ano transacto. Os veículos eléctricos (ECV) representaram 0,2%, enquanto todos os veículos com tracção alternativa (APV) juntos registaram 2% do mercado europeu.

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No ano passado, o número de camiões a diesel registados na União Europeia cresceu 3,5% em relação a 2018, atingindo 361.135 unidades. Com excepção da Itália (-9,5%), a procura de veículos a diesel aumentou em todos os principais mercados da EU, com especial incidência no Reino Unido (+10,2%), Alemanha (+3,0%), França (+0,8%) e Espanha (+0,3%)

Por outro lado, 227 camiões a gasolina foram registados em toda a região da UE em 2019, quase 90% dos quais foram vendidos apenas em dois países: Finlândia e Alemanha.

No geral, em 2019, a procura por novos camiões eléctricos cresceu significativamente (+109,2%) em toda a UE, embora isso tenha sido principalmente o resultado de uma baixa base de comparação. O registo de novos veículos com carga eléctrica (ECV), passou de 357 camiões em 2018 para 747 em 2019, resultando em uma participação de mercado de 0,2%.

Os principais mercados para estes veículos foram a Alemanha (608 unidades), a Holanda (76) e a França (24), que juntos representaram 95% de todos os registos de camiões ECV no ano transacto. Por outro lado, nenhum camião carregado electricamente foi registado em 12 países da UE em 2019.

Os veículos eléctricos híbridos (HEV) tiveram uma participação menor nas vendas de camiões novos em 2019 relativamente ao ano anterior. Foram registados 272 veículos pesados HEV no ano passado, uma queda de 10,8% em relação a 2018.

Os combustíveis alternativos representaram a grande maioria dos camiões com motores alternativos vendidos na UE em 2019. As matrículas aumentaram 71,0% para 6.371 unidades, 98% das quais eram veículos movidos a gás natural (GNV). França, Itália e Alemanha são os maiores mercados da UE para camiões de combustível alternativo. Em 2019, as vendas alemãs aumentaram 372,8%, seguidas pela Itália (+44,5%) e França (+30,2%).


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