Alpine chega a Portugal

21 maio 2018
7min.

A Alpine chega a Portugal, num espaço único e exclusivo, que ostenta todo o ADN da marca automóvel de Dieppe. O prodigioso e “viciante” desportivo A110 faz as “honras da casa” e já está à venda, prometendo incansáveis momentos de prazer de condução para quem não sabe viver sem paixão!

Centro Alpine

Quando, a 25 de Junho de 1955, o jovem de 33 anos, Jean Rédélé criou a "Société des Automobiles Alpine", estava longe de pensar quão bem-sucedida seria a aventura de criar automóveis desportivos, também com fortes ligações ao mundo da competição automóvel. Passados mais de 60 anos, o legado da Alpine mantém-se vivo, e é nessa vivaz e dinâmica atmosfera que a marca chega a Portugal.  

No portfólio da marca, o modelo Alpine A110, um coupé com acentuado carácter desportivo, que conheceu a luz do dia no Salão de Genebra de 2017, e que, desde então, tem espalhado charme e desejo. Os motivos? São por demais conhecidos: arrebatador design e incríveis performances, mas também a inequívoca assunção dos genes da histórica Berlinette A110 dos anos 70, um dos símbolos da indústria automóvel.

 

Os genes da famosa Berlinette no Novo Alpine A110

Com um chassis e carroçaria de alumínio simultaneamente rígidos e leves, linhas de design fluidas, apuradamente aerodinâmicas e profundamente sensoriais e um motor “musculado”, o A110 é capaz de garantir emoções únicas, só comparáveis com as proporcionadas pelos automóveis super desportivos. A curta distância ao solo (com o centro de gravidade muito baixo)e a filosofia de arquitectura “tudo atrás”, ou seja, motor disposto em posição central e transmissão de potência às rodas traseiras, dão o mote para um comportamento dinâmico excepcional.  

Mas isso é só o princípio de uma “viagem” fascinante, que pode ser percorrida em sete “capítulos”, tantos quantas as relações da caixa de velocidades de dupla embraiagem, que, a cada passagem de caixa, nos atiram para um novo patamar de sensações.

PR

 Centro Alpine

Novo Alpine A110 sinónimo de emoção e de diversão

Um motor de quatro cilindros e 1.8 litros de cilindrada, sobrealimentado por turbocompressor, capaz de debitar 252 cavalos, é outra parte da equação “emocional”, que tem, também, no peso-pluma de 1080 quilos do conjunto, mais um argumento de excepção. À fantástica relação peso/potência de 4,3 kg/cv, junta-se uma distribuição de peso quase equitativa (56% atrás e 44% à frente), capaz de conferir ao A110 um comportamento dinâmico tão preciso quanto divertido, sem prejuízo das performances puras, que fazem com que o modelo atinja os 250 km/h de velocidade máxima (limitada electronicamente) e cumpra a famosa marca dos 0-100 km/h nuns escassos 4,5 segundos.  

 

Herança histórica como inspiração 

De forma diferente, mas com a mesma paixão, a história da Alpine em Portugal está agora, portanto, pronta para retomar a trajectória de sucesso que se iniciou na década de 70, quando a marca deixou carimbado, por duas vezes, o seu nome no álbum de ouro no Rali de Portugal, uma das mais importantes provas automobilísticas disputadas a nível internacional.  

A herança das memoráveis vitórias do Alpine A110 1800, que Jean-Pierre Nicolas e Jean-Luc Thérier tão categoricamente souberam levar ao triunfo nas edições de 1971 e de 1973 da conceituada prova portuguesa, e que ajudaram a tornar o modelo de Dieppe uma referência no Campeonato do Mundo de Ralis – a Alpine conquistou o título de Construtores em 1973 – serve agora de inspiração para a performance da marca em território nacional.  

Mas a marca Alpine afirmou-se em quase todas as disciplinas do desporto automóvel, incluindo a Fórmula 1. Para a história fica, também a vitória do Alpine A 442B, com Jean-Pierre Jassaud e DidierPironi aos comandos, que conquistou as 24 horas de LeMans.

Ontem, como hoje, a Alpine está novamente pronta para voltar a fazer história, e também em Portugal.  

 

Principais datas da história da Alpine

  • 1955 - Criação da Société des Automobiles Alpine. Lançamento do A106
  • 1962 - Lançamento do A110
  • 1971 - 1.ª vitória no rali de Monte Carlo
  • 1973 - A Alpine conquista o título de Construtores do Campeonato Mundial de Ralis. A Alpine é adquirida pelo Grupo Renault
  • 1976 - Lançamento do A310 V6
  • 1978 - A Alpine vence as 24 Horas de LeMans
  • 1985 - Lançamento do GTA
  • 1991 - Lançamento do A610
  • 1995 - Produção da Alpine descontinuada
  • 2012 - Anúncio de um projecto de automóvel Alpine
  • 2015 - Apresentação do automóvel de competição Alpine Célébration Concept nas 24 Horas de LeMans
  • 2016 - Relançamento da Alpine e apresentação do showcar Alpine Vision
     

Centro Alpine

Renault RetailGroup Portugal, um grupo de distribuição de referência

A Renault RetailGroup Portugal (RRG Portugal) integra quatro estabelecimentos: dois em Lisboa (Renault Chelas e Renault Telheiras) e outros tanto no Porto (Renault Boavista e Renault Gondomar).

Só em 2017, a RRG Portugal foi responsável pela venda de 10.911 automóveis novos, que corresponderam a 29% das vendas totais da Rede de Concessionários Renault. A título de curiosidade, sublinhe-se que as quase 11 mil unidades vendidas representaram mais do que o volume total da 11ª marca do mercado Português.

Com quase quatro centenas de colaboradores, 390 mais concretamente, os números da RRG Portugal impressionam pela sua grandeza: comercialização de 10.911 automóveis novos, 4.309 automóveis usados e semi-novos, bem como 50.594 entradas na oficina, de que resultou um volume de negócios de 264 milhões de Euros.

Apesar de se dedicar, em exclusivo, às marcas do Grupo Renault, a Renault RetailGroup Portugal é, sem dúvida, uma referência histórica na distribuição automóvel em Portugal.

 

Renault Chelas, a escolha lógica para o Centro Alpine

Criada pouco depois da constituição da Renault Portuguesa, Sociedade Comercial e Industrial, Lda, a então Sucursal de Chelas tornou-se, de imediato, no maior concessionário em actividade no mercado automóvel em Portugal.

Integrada em 2001 na Renault RetailGroup, ao mesmo tempo que a Renault Telheiras e Renault Areeiro (ambas em Lisboa), mas também a Renault Boavista (no Porto), a Renault Chelas nunca deixou de ser a concessão mais representativa da Rede Renault em Portugal.

Em 2017, a Renault RetailGroup Chelas representou, sozinha, cerca de 50% dos resultados totais da Renault RetailGroup Portugal: 5.461 automóveis novos vendidos, 2.316 usados, 23.237 entradas na oficina e 131 Milhões de Euros de Volume de Negócios.

Com um total de 159 colaboradores, é a sua posição de referência na cidade de Lisboa que faz da Renault RetailGroup Chelas a escolha lógica para a instalação do Centro Alpine em Portugal.

 

Espaço único e exclusivo 

Num espaço nobre e exclusivo, que contará com uma equipa de profissionais 100% dedicados à marca quer na comercialização, quer no atendimento pós-venda (onde se incluem especialistas no tratamento da carroçaria em alumínio do novo Alpine A110), a Alpine estará à disposição dos seus clientes, em Lisboa, no maior concessionário automóvel do país: a Renault Chelas.

 Centro Alpine


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.