Peugeot Partner Tepee agora é Rifter

21 fevereiro 2018
16min.

A Peugeot é a última marca do Grupo PSA a apresentar a sua proposta no segmento do veículos multifunções. Depois do Citroën Berlingo e do Opel Combo, é chegada a vez do Peugeot Rifter.

Peugeot Rifter
Peugeot Rifter
Peugeot Rifter
Peugeot Rifter
Peugeot Rifter
Peugeot Rifter
Peugeot Rifter

Peugeot Rifter

Agora sim já são conhecidas as três novas propostas do Grupo PSA para o segmento de veículos multifunções. Depois do Citroën Berlingo e do Opel Combo, a Peugeot revela as imagens do seu furgão de passageiros, que agora adopta a nova designação de Peugeot Rifter. O nome Partner fica dete modo colocado de parte, pelo menos na versão de passageiros, uma vez que a marca não adianta ainda novidades sobre a versão comercial.

Os três modelos serão produzidos na fábrica portuguesa de Mangualde, bem como na fábrica espanhola de Vigo.

Quanto ao Peugeot Rifter, é construído sobre uma nova plataforma e vai estar disponível em dois comprimentos, para cinco ou sete lugares.  Será apresentado em estreia mundial no Salão de Genebra 2018, iniciando a sua comercialização internacional em Setembro.

 

Design exterior de personalidade vincada

A filiação do Peugeot Rifter com os modelos de passageiros da gama Peugeot é evidente. A frente moderna e robusta ostenta o Leão no centro de uma grelha vertical, característica dos mais recentes veículos da gama. O seu olhar felino adota uma assinatura luminosa LED para o centro dos projectores. O perfil vincado sublinha a força do estilo. As proporções são perfeitamente equilibradas com um capot curto e horizontal, uma cintura elevada e projeções reduzidas. As barras de tejadilho são parte integrante do desenho, cujas bases abertas permitem cintar objetos.Formas biseladas, simetricamente opostas na parte da frente e trás, moldam as portas bem como as superfícies vidradas, num novo desenho neste género de silhueta. Os embelezadores das cavas das rodas recortados também sublinham a personalidade atlética do veículo. O novo Peugeot Rifter encontra-se firme nos seus apoios. Estão disponíveis jantes diamantadas de 17 polegadas, dependendo da versão. A secção traseira integra uma grande porta, que dá acesso a uma bagageira generosa em volume. A associação à gama é clara, com as luzes dotadas de três garras expressivas do estilo Peugeot O pára-choques angular envolve a parte interior e garante uma ótima proteção no quotidiano. O Peugeot Rifter apresenta algumas características estilísticas e funcionais do universo SUV: maior altura ao solo, rodas de grandes dimensões, proteções generosas da parte inferior das portas, embaladeiras, arcos de roda e para-choques, mas também dianteiras e traseiras. Estes atributos contribuem para o reforço da sua personalidade e permitem-lhe explorar uma nova versatilidade: ser dinamicamente compacto na cidade e ter força e potência para as escapadas ao ar livre e para as longas viagens.Para os que pensam ainda mais em tamanho, o Rifter apresenta também uma nova versão longa (+35 centímetros), inédita em termos de habitabilidade e de aspetos práticos. Se o estilo exterior, atrevido e dinâmico, do novo Peugeot Rifter surpreende pela força da sua expressão e encarna a modernidade e a valorização do seu condutor, o seu interior é inesperado.

Um interior simples e apurado

O design interior do Peugeot Rifter confirma de imediato a ligação à marca. O i-Cockpit® sublinha um habitáculo harmonioso e contemporâneo, jogando com a pureza das linhas, com a tecnologia visível e uma qualidade de acabamento fora do comum.Nunca visto neste segmento, o i-Cockpit® abre o caminho a uma experiência de condução que conta já com mais de 4 milhões de clientes. Oferece uma condução emocionante e intuitiva no quotidiano através de:

  • Um volante compacto, com duas zonas planas, permitindo uma melhor colocação das mãos e maior maneabilidade
  • Um ecrã táctil capacitivo de 8 polegadas ao alcance da mão e do olhar
  • Um head-up display de design superior com contornos cromados e elegantes ponteiros vermelhos. 

Possui um ecrã a cores para uma melhor leitura. Definida em cada detalhe, a posição de condução inclui elegantes manípulos cromados para controlo do ar condicionado. Estes cercam o ecrã de temperatura num tom branco puro e estão diretamente ao alcance da mão. Com um travão eléctrico secundário, dependendo das versões, o espaço libertado na consola permite integrar zonas de arrumação com grande capacidade. Tudo foi optimizado para o prazer e a concentração do condutor num habitáculo que combina aspetos práticos e elegância.

Um nível GT Line para mais estilo

Elegante e dinâmica, a versão GT Line do Peugeot Rifter completa a gama GT Line da marca. Distintiva, esta versão conta com atributos específicos em Preto Onyx, tais como o contorno da grelha, capas dos retrovisores, barras do tejadilho ou ainda nas inserções nas faixas protetoras laterais. O estilo é complementado por jantes de liga leve de 17’’ diamantadas “Aoraki”, bem como monogramas GT Line colocados nos guarda-lamas dianteiros e na porta da bagageira.

Um volante em couro, elementos embelezadores do painel de bordo em tom “Quente Brown”, um revestimento “Tissu Casual” ou ainda fundos quadriculados dos manómetros sublinham o interior ligado a este nível de acabamento.O Peugeot Rifter encerra, assim, o seu ADN de explorador com elegância e convida a contar, a cada dia, com uma total liberdade de acção.

Preparado para a acção

O novo Peugeot Rifter foi projectado sobre a plataforma EMP2, reconhecida pelas suas qualidades dinâmicas. Associada a desenvolvimentos específicos na estrutura traseira, de modo a favorecer a modularidade e a carga, o Peugeot Rifter garante um compromisso entre conforto e comportamento a um nível desconhecido no segmento. A ligação à estrada é assegurada por uma estrutura frontal do tipo pseudo MacMcPherson e um eixo traseiro de travessa deformável. Para oferecer uma ligação à estrada digna da Marca, as suspensões e a direção contam com configurações específicas.

O Peugeot i-Cockpit®, a posição de condução elevada e o raio de viragem de 10,9 m garantem, assim, uma agilidade 10 vezes maior e uma excelente maneabilidade para um verdadeiro prazer de condução. A distância ao solo superior permite algumas habilidades na exploração de todo o tipo de terreno.

Capacidades ainda mais alargadas

Os mais aventureiros podem pensar fora da caixa, optando pelo uso do Advanced Grip Control. Associado a pneus Michelin Latitude Tour Mud & Snow, permite o controlo da motricidade, actuando continuamente sobre a patinagem das rodas. Além disso, está associado ao Hill Assist Descent Control (HADC), que mantém automaticamente a velocidade ideal em encostas mais íngremes.

Uma versão de 4 rodas motrizes desenvolvida com o parceiro histórico Dangel estará disponível em opção na gama do Peugeot Rifter. Para ir ao encontro das mais exigentes utilizações, a robustez e a resistência também foram objeto de atenção, através de testes realizados em todos os terrenos e sob todos os climas.

Gama de motores 

O trabalho realizado sobre a arquitectura do veículo e a optimização do seu peso é um factor determinante na busca constante da redução dos consumos e das emissões de CO2. A eficiência dos motores propostos é do mais elevado nível, respondendo às mais recentes normas Euro 6.c e encontram-se já prontos para o futuro ciclo de homologação WLTP. 

A gasolina, o motor 1.2 PureTech declina-se em duas propostas:

 PureTech 130 S&S com caixa de velocidades automática EAT8 de 8 relações (disponível em 2019)

 PureTech 110 S&S com caixa manual de 5 velocidades, igualmente disponível em versão MBC (Muito Baixo Consumo)

Os motores PureTech contam com um GPF (Gasoline Particulate Filter) para a redução de emissões de partículas.

No domínio Diesel, o bloco 1.5 BlueHDi está disponível em três níveis de potência:

 BlueHDi 130 S&S com caixa manual de 6 velocidades ou com caixa automática EAT8 de 8 velocidades 

 BlueHDi 100 com caixa manual de 5 velocidades, igualmente disponível em versão MBC (Muito Baixo Consumo)

 BlueHDi 75, com caixa manual de 5 velocidades 

Os motores Diesel estão todos dotados de um FAP (filtro de partículas) e redução catalítica selectiva (RCS), tecnologia que permite uma despoluição desde o arranque do motor, dispensando um aditivo ao FAP.

Tecnologia 

Respondendo a todas as necessidades do quotidiano, o Peugeot Rifter beneficia naturalmente dos mais recentes avanços tecnológicos da Marca. A lista de equipamento tecnológico integra, de acordo com as diferentes versões:

 Travão eléctrico secundário. Um grande espaço de arrumação ocupa o lugar habitualmente ocupado pelo travão de mão, libertando e optimizando o espaço a bordo e a praticidade.

 Regulador de velocidade adaptativo, que mantém a velocidade programada e adapta a distância para com o veículo precedente. A total imobilização é possível nas versões com as caixas de automáticas de 8 velocidades.

 Reconhecimento alargado dos painéis, mostra o painel de sinalização identificado e é proposta a velocidade máxima detectada na adaptação da velocidade do limitador/regulador.

 Alerta activo de transposição involuntária da faixa, que corrige a trajectória no caso de uma desatenção do condutor.

 Alerta de atenção ao condutor graças à actuação da câmara, a partir da análise do  comportamento do condutor e dos movimentos do volante. Sempre que é detetada uma falta de atenção é gerado um alerta sonoro e visual.

 Active Safety Brake, em caso da deteção de um risco de colisão.

 Controlo de estabilidade do atrelado, estabilizando o reboque e amortecendo os desequilíbrios ou, se necessário, diminuindo a velocidade do veículo. 

 Comutação automática de luzes, de circulação e de cruzamento.

 Câmara de marcha-atrás “Visiopark 180°” que retrata a zona traseira a 180°, permitindo uma exibição clássica, a 180° (olho de pássaro) ou zoom na aproximação imediata a um obstáculo.

 Vigilância do ângulo morto, com um alerta nos retrovisores exteriores.

 Acesso e arranque mãos-livres.

Sistema de infotainment

A conectividade é assegurada por um grande touchscreen a cores de 8’’. Posicionado ao alcance da mão, conta com 2 entradas USB, uma tomada jack, ligação Bluetooth e um carregador por indução. O sistema é completado pelo Mirror Screen, sistema compatível com Mirror Link®, Apple Carplay™ e Android Auto™.A navegação 3D conectada está associada ao comando vocal e permite realizar buscas simples e intuitivas a pontos de interesse. Também tem em conta o tráfego em tempo real (TomTom Trafic) e permite obter informações sobre parques de estacionamento, postos de gasolina e a meteorologia local.

Funcionalidade inteligente

O novo Peugeot Rifter oferece um volume flexível e facilmente adaptável. A optimização da arquitectura permite contar com 2 versões, de 5 e 7 lugares, em cada um dos dois comprimentos, Standard (4,40 m) e Longo (4,75 m). Este último junta uma distância entre eixos e projeções que garantem uma habitabilidade perfeita.Na 2ª fila de bancos, cada um dos 3 assentos individuais pode receber uma cadeira de criança. Rebatem-se facilmente no piso a partir do comando “Magic Flat”, situado na bagageira (disponível no segundo trimestre de 2019).

Na versão Longa, os 2 bancos independentes da 3ª Fila são reguláveis longitudinalmente e podem ser retirados (como na versão Standard) para que o modelo se adapte a todas as situações, privilegiando o volume da bagageira, bem como o espaço para os joelhos dos passageiros. A carga de objectos longos é facilitada já que o banco do passageiro da frente é rebatível ao nível do piso. A bagageira do Peugeot Rifter tem um volume de carga que varia dos 775 litros sob a chapeleira da versão de 5 lugares no comprimento Standard, até aos 4.000 litros até ao tejadilho e com os bancos rebatidos na versão Longa. Permitindo adaptar o layout da bagageira, a chapeleira tem duas posições e permite esconder da vista determinados objetos. Pode também ser armazenada atrás das costas dos bancos da 2ª fila.

Condutor e passageiros contam com diversos espaços de arrumação, generosos e de fácil acesso, distribuídos pelo habitáculo, na consola central, junto ao tejadilho, nas portas traseiras, nas filas 1 e 2 e na bagageira. O airbag do passageiro da frente do tipo “Bag In Roof”, com a sua inovadora integração no tejadilho, permite a criação de um espaço de arrumação fechado e refrigerado de grande capacidade. O volume de arrumação máximo conjunto é inédito neste tipo de veículos: até 186 litros, dependendo das versões. Desde a sua introdução em 2002, o emblemático tejadilho Zenith® tem evoluído ao longo das gerações do modelo, oferecendo sempre maior atratividade. Elogiado pelos clientes, dispõe, a partir de agora, de um tejadilho vidrado integral e de um ocultador elétrico. É atravessado por um arco flutuante transparente, com compartimentos de arrumação. O habitáculo ganha, assim, em luminosidade. O arco pode guardar 14 litros de objetos. Está associado ao conjunto do espaço de arrumação do tejadilho (acessível a partir da 2ª fila ou da bagageira) e ao capucine, contando com um perímetro de iluminação ambiente LED, num reforço de modernidade do interior.  

Um quotidiano facilitado

A optimização das portas laterais deslizantes permite aceder a bordo por uma abertura mais ampla. A nova arquitetura das calhas preserva a habitabilidade interior, eliminando a bossa ao nível dos ombros, permitindo uma melhor integração visual.Única nesta categoria, a grande porta traseira incorpora uma janela traseira com abertura. Prática, ela permite o acesso à bagageira sem que se tenha de abrir o portão, num recurso particularmente útil para alcançar um objeto colocado sobre a chapeleira, ou quando o modelo está estacionado perto de um obstáculo.

Uma versão inédita do Peugeot Rifter (Showcar) estará também exposta no Salão de Genebra.

PR/CM


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.