Seat e Cupra tornam ofensiva eléctrica uma realidade

04 março 2020
5min.

A Seat e a Cupra, apresentam o Cupra Formentor de série, veículo construído na fábrica de Martorell e que será lançado no último trimestre deste ano com uma versão híbrida e de combustão.

---

A Seat está a tornar realidade o seu plano para a electrificação comunicada no ano transacto. Depois de apresentar a nova geração Seat e Cupra Leon, que têm versões híbridas, a empresa apresentou em videoconferência o Cupra Formentor, que iria ser exibido no Salão Automóvel de Genebra. O Formentor é o primeiro veículo concebido exclusivamente para a Cupra e terá também uma versão híbrida plug-in.

Com a electrificação dos modelos da sua gama, a Seat pretende oferecer aos clientes uma opção de condução mais sustentável com todos os modelos a apresentam uma autonomia eléctrica de 60 km e emissões de CO2 inferiores a 50 g/km. Assim, o construtor espanhol de automóveis, reforça o seu compromisso com o ambiente e com os acordos de Paris, tendo como objectivo tornar-se uma empresa neutra em CO2 até 2050, tanto para os seus automóveis como para a sua actividade produtiva.

Na apresentação online, o presidente do SEAT Carsten Isensee afirmou que "a mensagem é clara: 2019 foi o melhor ano da nossa história. Fomos a marca com maior crescimento de volume na Europa, alcançando um aumento de dois dígitos pelo terceiro ano consecutivo, num contexto de mercados em declínio. Iniciamos 2020 com uma tendência ascendente e, embora seja um ano mais desafiante, estamos a preparar o caminho para o futuro”.

Além disso, o vice-presidente comercial da Seat e CEO da Cupra, Wayne Griffiths, salientou que "estes dois últimos anos da Cupra têm sido espectaculares. Desde que lançamos a Cupra como marca independente em Terramar, alcançámos vendas de 40.000 unidades. A marca é uma alavanca fundamental para mover o centro de gravidade da Seat para modelos mais emocionais e com uma maior margem de contribuição. Esperamos alcançar um volume de negócios de cerca de mil milhões de euros, o que corresponde a 10% do total da Seat, uma vez lançados todos os modelos da Cupra", finalizou. 

Seis modelos até 2021

O novo Seat Leon, nas suas versões 5 portas e Sportstourer, já está em produção na sede da Seat, em Martorell. A estes juntar-se-á o Cupra Leon, em meados do ano e o Formentor, que iniciará a produção no segundo semestre do ano. A fabrico destes novos modelos nas instalações centrais da Seat, ajudará a aumentar o volume de produção da fábrica, que actualmente se está a aproximar da sua capacidade máxima. A estes híbridos fabricados em Martorell juntam-se o Tarraco PHEV e os eléctricos de bateria Mii electric e el-Born.

O Seat Leon (hatchback e sportstourer) terá diferentes motores: combustão, GNC, PHEV e mHEV (micro híbrido). No caso da versão GNC, é apresentado pela primeira vez com uma unidade de GNC de 1,5 litros que gera uma potência de 96 kW/130CV. O veículo integra três tanques de GNC com uma capacidade total líquida de 17,3 kg, dando ao novo Seat Leon TGI um alcance de 440 km sem reabastecimento. O Leon será comercializado a um preço inicial de 20.000 euros na Alemanha.

Quanto aos modelos eléctricos, o Leon inclui um motor híbrido de última geração que combina um motor a gasolina TSI com um motor eléctrico plug-in que gera 150 kW/204CV de potência. Tem uma bateria de iões de lítio de 13 kWh que permite uma autonomia de 60 km no modo exclusivamente eléctrico. Também inclui a tecnologia híbrida leve (eTSI), disponível com a unidade 1.0 TSI 81 kW/110CV e a unidade a gasolina 1.5 de 110 kW/150CV, que combina a tecnologia híbrida leve de 48V com um motor de combustão.

Cupra mais forte do que nunca

Após consolidar a estrutura organizacional da nova empresa e após a recente inauguração da sua nova sede corporativa, a Cupra apresenta o seu primeiro modelo próprio, o Formentor. A marca criada por e para os entusiastas do automobilismo, apresenta também a sua ofensiva de produto, incluindo o citado Formentor, o Ateca e o novo Cupra Leon.

O Formentor, o primeiro automóvel 100% Cupra, será lançado no segundo semestre do ano e estará disponível com dois tipos de motor. Este crossover de alta performance que combina o ADN distintivo da marca, juntamente com a sua engenharia e design criados a pensar no futuro, para oferecer um modelo icónico que combina sofisticação, inovação e uma experiência de condução dinâmica e intuitiva. O Formentor dirige-se a um segmento de mercado em crescimento, o mercado CUV, que se espera que continue a crescer nos próximos anos.

ver mais em: www.seat.pt

 


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.