Ford Tourneo Custom garante custos reduzidos

19 março 2019
9min.

O mais evoluído motor diesel 2 0 EcoBlue garante à Ford Tourneo Custom melhores consumos e emissões, numa evolução até aos 6 por cento. Nova variante mais potente, com 185 CV, igualmente introduzida na gama.

FordTourneoCustom_01

Proposta da Ford para o transporte de passageiros, a Tourneo Custom irá estrear um conjunto de novos motores, leque que inclui blocos diesel EcoBlue de 2,0 litros, mais eficientes e potentes, um inovador EcoBlue Hybrid e sofisticadas tecnologias de apoio à condução, em que se inclui a Assistência Activa ao Estacionamento a partir de meados de 2019, anunciou hoje a Ford.

Ainda mais optimizado, de modo a garantir uma melhoria até 6 por cento* em termos de eficiência de combustível, levando a uma inerente redução dos custos de utilização, o sofisticado motor 2.0 EcoBlue da Ford será proposto numa nova variante de 185 cv (415 Nm de binário), traduzindo-se em melhores performances e maior capacidade no transporte de um máximo de 9 ocupantes e respectiva bagagem.

A evoluída Tourneo Custom também será o primeiro veículo da sua classe a propor uma tecnologia mild hybrid de 48 volts, permitindo uma ainda mais expressiva redução dos custos de combustível para proprietários e operadores. A nova variante EcoBlue Hybrid proporciona uma expectável melhoria nos consumos de cerca de 3 por cento adicionais, com base na norma WLTP, com benefícios reforçados em ambiente de condução urbana de pára/arranca.

A inclusão, a bordo, do modem FordPass Connect, torna a Tourneo Custom num hotspot Wi-Fi para um máximo de 10 aparelhos, complementando o leque de novas soluções tecnológicas de ajuda á condução, nomeadamente em termos de estacionamento, reboque e para evitar colisões ou até multas por excesso de velocidade, dando-lhes uma maior confiança ao volante.

“A mais recente geração Tourneo Custom provou ser um grande sucesso, alcançando clientes tão variados como serviços de transporte executivo, famílias numerosas e aventureiros de fim-de-semana,” comentou Hans Schep, Director Geral, Veículos Comerciais, da Ford da Europa. “Agora, o mais potente e eficiente motor EcoBlue de 2,0 litros e as opções exclusivas do novo bloco EcoBlue Hybrid irão ajudar a uma redução ainda mais significativa dos custos, tornando a Tourneo Custom numa proposta ainda mais atractiva.”

Após o lançamento do novo modelo, no início de 2018, apresentando um novo interior, mais premium, bem como uma novo e mais elegante design da secção frontal, a Ford comercializou 17.100 unidades da Tourneo Custom, representando um aumento de 28 por cento face ao ano anterior.

Maior leque de potências e de requinte

Entre as melhorias realizadas no sofisticado motor diesel Ford EcoBlue, de 2,0 litros incluem-se um design revisto ao turbocompressor de baixa inércia, que ajuda a garantir uma mais ampla faixa de potência, ao longo de um mais abrangente leque de rotações. Um sistema de injecção de combustível, que eleva a pressão máxima aos 2.200 bar, ajuda a que se alcance um processo de combustão mais eficiente. Para reduzir o atrito dentro do motor, adopta novos pistões em aço, com camisas de menor espessura do que as empregues no motor anterior, em alumínio fundido, agora descontinuado. Uma bomba de óleo, de fluxo variável, reduz as denominadas perdas parasitas, adaptando o fornecimento de óleo consoante as necessidades.

O motor garante uma melhoria até 6 por cento* em termos de eficiência, segundo o World Harmonised Light Vehicle Test Procedure (WLTP), cumprindo com as mais recentes e rigorosas emissões da norma Euro 6. Para além da nova variante de 185 CV, o motor 2.0 EcoBlue também está disponível nas variantes de 130 CV e 105 CV.

Dotado de tecnologia Mild Hybrid, o novo bloco EcoBlue Hybrid de 48 volts ficará disponível para determinadas variantes de transmissão manual, tendo sido optimizado para garantir uma maior eficiência de consumos. Um sistema de arranque/gerador por correia (BISG) integrado substitui o alternador comum, permitindo a recuperação e armazenamento da energia gerada pelo veículo em desaceleração, carregando um pack de baterias de iões de lítio de 48 volts. O BISG também opera como motor, recorrendo à energia armazenada para proporcionar assistência ao binário em condução normal e acelerações, bem como no fornecimento de energia aos sistemas eléctricos de suporte.

A avançada tecnologia Auto Start-Stop do motor EcoBlue Hybrid opera em outras situações, nomeadamente quando o veículo se encontra parado com uma mudança engrenada ou em desaceleração rumo a uma paragem. O condutor pode ajustar a velocidade em desaceleração a que o Auto Start-Stop opera, seleccionando 12 km/h, 16 km/h ou 20 km/h.

Todos os motores da Tourneo Custom também beneficiam de um ECO Mode seleccionável para ajudar a reduzir ainda mais os consumos. Este equipamento optimiza as configurações e definições do veículo para maximizar os consumos.

Tecnologias conectadas e inteligentes

A tecnologia do modem FordPass Connect a bordo, sistema que é de série para ambos os ecrãs tácteis de 4 e 8 polegadas, permite a que cada ocupante beneficie da conectividade Wi-Fi, bem como de um leque de sistemas que podem ser acedidos através da app móvel FordPass, tornando a posse do veículo e a experiência de operação ainda mais fácil e produtiva. Abrange o Estado do Veículo, a sua Localização, a Abertura/Fecho Remoto e, para as variantes de caixa automática, o Arranque Remoto do Motor.

Para os operadores de frotas ou de negócios, o sistema FordPass Connect também irá permitir que os clientes melhorem a utilização do veículo e optimizem os custos operacionais, nomeadamente através dos novos produtos das áreas Ford Telematics e Ford Data Services, que estão a ser lançados ao longo do presente ano.

Entre as tecnologias de apoio à condução presentes, em estreia, no Tourneo Custom, destacam-se:

  • Sistema de Informação de Ângulo Morto com sistema de Reboque, garantindo uma maior abrangência da área de ângulo morto do veículo, incluindo a área do reboque, até um máximo de 10 metros de comprimento;
  • Cruise Control Adaptativo com Limitador de Velocidade Inteligente, que combina a função de Reconhecimento de Sinais de Trânsito com o Cruise Control Adaptativo, ajudando os condutores a manterem-se dentro dos limites de velocidade;
  • Ajuda à Manutenção de Faixa, que monitoriza as marcações no piso à frente do veículo, apoiando activamente o condutor a reconduzir o veículo, em total segurança, para a faixa correcta, com um simples “toque” no volante na direcção correcta;
  • Assistência Activa ao Estacionamento, que ajuda a manobrar o veículo para um lugar de estacionamento, ou a sair do mesmo, em espaços em paralelo e perpendiculares, com o condutor a ter apenas de controlar a aceleração e travagem;
  • A Assistência de Pré-Colisão com Detecção de Peões, sistema que recorre a uma câmara apontada para a frente do veículo e a um radar para detectar pessoas ou veículos na estrada, aplicando automaticamente os travões se o condutor não responder aos avisos. O sistema é agora capaz de detectar peões à noite, quando iluminados pelos faróis.

Dispondo de configuração de 8 ou 9 lugares, a Tourneo Custom mantém-se como o único modelo do seu segmento a integrar 6 bancos individuais, sendo possível configurar as duas filas traseiras em formato de conferência. Poderá optar-se entre variantes de chassis curto ou longo, sendo que este último oferece mais capacidade de transporte de bagagem atrás da 3ª fila de bancos.

No domínio das opções mais exclusivas, destaca-se a versão topo-de-gama Titanium X, dotada de acabamentos interiores em pele, sistema de conectividade SYNC 3 com activação vocal, navegação e um ecrã táctil de 8 polegadas, câmara de visão traseira e faróis bi-xénon, tudo de série. Para os clientes que procurem um visual mais dinâmico, a variante Sport combina o motor de 185 CV com um kit exterior de carroçaria, que inclui dupla risca no capot e jantes específicas em liga leve, de 17 polegadas, para além de acabamento interior parcialmente em pele.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.