Opel Zafira Life entra na quarta geração

10 janeiro 2019
9min.

O nome Zafira é sinónimo de monovolume prático e versátil. Vinte anos decorridos sobre o lançamento do primeiro modelo - que viria a ser um enorme sucesso - a Opel dá continuidade à linhagem Zafira com uma quarta geração.

Opel-Zafira-Life-505553

O Opel Zafira Life é um confortável ‘multi-purpose vehicle’ (MPV) proposto em três variantes com comprimentos diferentes: a ‘pequena’ de 4,60 metros, a ‘média’ de 4,95 metros e a ‘grande’ de 5,30 metros. A variante pequena do novo Zafira Life é cerca de 10 centímetros mais curta do que o actual Zafira, enquanto a variante maior é 65 centímetros mais longa, aproximando-se das dimensões do Vívaro Combi de passageiros. Desta forma, o Zafira Life consegue ajustar-se a uma vasta série de preferências, abrangendo três segmentos e apresentando-se como uma nova referência entre os MPV ‘multi-lugares’.

O novo Opel Zafira Life dá resposta plena às mais elevadas expectativas, garantindo habitáculo versátil, conforto elevado, sistemas sofisticados de apoio à condução, info-entretenimento de última geração e equipamentos sofisticados como o ‘head-up display’ e o programador de velocidade activo baseado em câmara e radar. A tecnologia avançada destina-se a simplificar a utilização e a aumentar os níveis de segurança e de conforto. O novo Zafira Life surge com sistema IntelliGrip para assegurar a melhor tracção em pisos mais difíceis. Condutor e passageiros usufruem de um grande tejadilho panorâmico em vidro e de um óculo traseiro com abertura independente da tampa da mala. No ‘design’, o Zafira Life destaca-se com um formato atraente com proporções equilibradas e projecções de carroçaria curtas.

O novo MPV da Opel tem estreia mundial agendada para 18 de Janeiro, no Salão de Bruxelas. No sentido de alargar ainda mais o leque de opções e maximizar a versatilidade, o Zafira Life terá uma versão 4x4 desenvolvida pelos especialistas da Dangel. Mais tarde, em 2021, surgirá a versão eléctrica a bateria, que constituirá mais um marco no percurso de electrificação que a Opel está a traçar para a sua gama.

«Com o novo Zafira Life a Opel dá sequência à implementação do plano estratégico ‘PACE!’», afirma o CEO da Opel, Michael Lohscheller. «No final de 2020 teremos lançado oito modelos novos - ou renovados -, incluindo a nova geração do ‘best seller’ Corsa. Já na primeira metade de 2019 vamos abrir encomendas de dois modelos com motorização electrificada: o novo Corsa eléctrico a bateria, que se tornará num verdadeiro carro eléctrico para toda a gente, e a versão híbrida ‘plug-in’ do Grandland X

A Opel está a investir sobretudo em segmentos de mercado rentáveis, de grande volume e com potencial de crescimento. Muito em breve a Opel possuirá uma das gamas de produtos mais jovens entre todos os fabricantes de volume.

Opel-Zafira-Life-505558

Um modelo, três variantes - Zafira Life para todos

A variante mais curta do Zafira Life concorre na faixa dos monovolumes compactos mas oferece consideravelmente mais espaço - algo impossível de igualar nesta classe. O reduzido diâmetro de viragem (11,3 metros), comportamento dinâmico ágil e duas portas laterais de correr com comando eléctrico e sensor de pé, semelhante ao das bagageiras das carrinhas Astra Sports Tourer e Insignia Sports Tourer, também não têm rival no segmento. O Zafira Life intermédio (tal como o longo) tem distância entre eixos aumentada em 35 cm, para 3,28 m, proporcionando maior espaço para pernas aos passageiros das filas de trás. Isso torna-o num concorrente no segmento D dos monovolumes médios. Comparado com os competidores nesta faixa de mercado, o Opel também possui uma porta de bagageira de maiores dimensões, melhor acesso ao habitáculo e capacidade de carga superior a uma tonelada. Por seu turno, o mais comprido dos Zafira Life, com bagageira com capacidade de cerca de 4500 litros, já é rival de veículos de passageiros ainda maiores.

Na realidade, os grandes monovolumes de passageiros com equipamento de qualidade têm procura crescente no mercado europeu. É por essa razão que a Opel oferece bancos forrados a couro montados em calhas de alumínio que permitem regulações amplas em todas as versões do Zafira Life. As diferentes configurações facultam cinco, seis, sete ou oito bancos individuais. O rebatimento das costas do banco dianteiro do passageiro abre espaço a objectos de comprimentos superiores a 3,5 metros. Rebatendo a terceira fila de bancos, é possível aumentar a capacidade do compartimento de bagagens do Zafira Life mais pequeno para 1500 litros (até ao tejadilho). A remoção dos bancos traseiros - que são fáceis de reinstalar - eleva a capacidade de carga total para algo como 3397 litros.

O nível mais luxuoso “Lounge” está disponível nas variantes de distância entre eixos longa. Isso contempla bancos dianteiros com massagem e aquecimento e, logo atrás, quatro cadeiras reguláveis forradas a couro, cada uma com generoso assento de 48 cm de largura. Estes bancos podem ser rodados no eixo vertical, o que significa que o Zafira Life consegue tornar-se numa espécie de ‘sala de estar’ espaçosa e muito acolhedora. A mesa do centro é amovível, criando espaço adicional para objectos pequenos. Os passageiros podem recorrer a tomadas de 230 V para utilizar os seus dispositivos móveis.

A maior parte das versões Zafira Life têm menos de 1,90 metros de altura, o que lhes garante acesso ilimitado a garagens subterrâneas.

Opel-Zafira-Life-505560

Sob controlo - ‘head-up display’, alerta de colisão dianteira e câmara traseira

O novo MPV da Opel está dotado de uma série completa de sistemas de assistência à condução. A zona em frente do veículo está monitorizada por uma câmara e por um radar. O sistema é até capaz de reconhecer peões e de accionar a travagem de emergência a velocidades até 30 km/h. O programador de velocidade activo ajusta a velocidade à do veículo que segue à frente, podendo desacelerar o Zafira Life até aos 20 km/h, se necessário. O sistema de manutenção de faixa e o alerta de cansaço do condutor zelam por importantes níveis de segurança. No que diz respeito a faróis, a comutação automática de médios-máximos funciona a partir de 25 km/h. Também inédito neste segmento é o ‘head-up display’ policromático que apresenta a velocidade, a distância para o veículo da frente e as indicações de navegação.

O Zafira Life colocará à disposição o serviço telemático Opel Connect. Funções de ajuda como o ‘Live Navigation’ com informação de tráfego em tempo real, ligação directa a um serviço de assistência em estrada e chamada de emergência, dão aos utilizadores a segurança adicional de apoio em caso de necessidade. A ajuda está à distância de segundos, através da pressão de um botão vermelho. Em caso de acidente, se os tensores dos cintos de segurança são accionados ou os ‘airbags’ despoletados, a chamada de emergência é efectuada automaticamente.

A visibilidade a toda a volta é uma das qualidades mais apreciadas em veículos de dimensões consideráveis, especialmente no trânsito citadino. Nas manobras mais exigentes, o condutor é alertado por sensores colocados nos pára-choques dianteiro e traseiro para a existência de obstáculos de todo o género. A imagem captada pela câmara traseira é mostrada no espelho retrovisor interior ou no ecrã de sete polegadas da consola central (neste caso, com ângulo 180 graus visto de cima).

O ecrã policromático de sete polegadas está associado aos sistemas de informação e entretenimento Multimedia e Multimedia Navi. Ambos oferecem integração plena de ‘smartphones’ através de Apple CarPlay e Android Auto. O sistema Multimedia Navi integra sistema de navegação com mapas detalhados de todos os países europeus, com visualização 3D. Os Pontos de Interesse nas grandes cidades são mostrados em alta definição ‘Full HD’. Em opção, a orografia do terreno é mostrada de forma bastante realista. Graças ao Opel Connect, o sistema de navegação integra informações de tráfego em tempo real. Nas versões de topo, é possível desfrutar de um sistema de som com 10 altifalantes.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.