Porque é que mudar o óleo de travões é tão importante?

20 janeiro 2020
4min.

O óleo de travões desempenha um papel fundamental, pois garante que o sistema de travões funcione sem problemas, mantendo a segurança da condução.

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À medida que o tempo passa, a consistência do óleo de travões muda, sendo necessário trocá-lo regularmente, pois, caso contrário, a força da travagem pode deteriorar-se ou, na pior das hipóteses, os travões poderão falhar.

Felizmente, fazer uma análise do óleo não envolve muito tempo ou esforço. É simples, basta medir a sua quantidade e, se necessário, reabastecer. Mas os especialistas da ZF Aftermarket têm dicas úteis sobre como verificar o estado actual do óleo de travões.

O super aquecimento pode levar à falha total dos travões

O óleo de travões circula nos tubos do sistema de travagem que ligam o pedal do travão aos pistões dos travões de disco ou aos cilindros dos travões de tambor. O óleo serve para transmitir a pressão sempre que o travão é pressionado. Um servo freio dá ainda mais suporte a este processo.

Vários factores podem ter grande influência na condição do óleo ao longo do tempo. Portanto, o super aquecimento dos travões por um período prolongado pode fazer com que o ponto de ebulição do óleo seja excedido.

O resultado é uma reacção de evaporação que pode levar à formação de bolhas. Quando o pedal é pressionado mais uma vez, as bolhas de ar são comprimidas, o que dificulta a transmissão da força ou até a impede. A falta de transmissão da força leva à falha na travagem.

Uma das razões que levam a uma travagem com falhas pode ser a entrada de água no circuito dos travões. Em geral, o ponto fraco neste caso é o respiro localizado na tampa do reservatório, que fornece a ventilação atmosférica necessária no caso de ocorrerem níveis de óleo de travões flutuantes.

No entanto, a humidade do ar também pode entrar neste orifício de ventilação. Além disso, a água pode entrar no reservatório através da ventilação quando o motor ou o veículo são lavados. Os tubos do sistema de travagem e os elementos vedantes também podem ser responsáveis pelo aumento do teor de água no óleo de travões, pois a água pode difundir-se através deles.

Use um sangrador de travões para uma substituição de óleo fiável

Em média, os óleos de travões têm um nível de teor de água de cerca de 0,05%. Esse valor pode aumentar significativamente ao longo dos anos. Se o teor de água exceder 3,5%, recomendamos que o óleo seja trocado com urgência, pois o ponto de ebulição húmido foi atingido.

Quando o valor de 3% é excedido, o ponto de ebulição do óleo cai para entre 140 °C e 180 °C. Se for utilizado um equipamento apropriado, é muito fácil trocar o óleo. Para conseguir isso, a ZF Aftermarket dispõe de duas versões de sangradores que podem ser usadas para mudar o óleo em cerca de 90% de todos os veículos.

A ZF Aftermarket oferece um amplo portfólio de óleos de travões TRW, que abrange a maioria dos tipos de veículos. Os óleos de travões TRW garantem um comportamento perfeito de travagem de -50 °C a + 50 °C, oferecem a protecção ideal contra corrosão e reagem rapidamente aos sensores do sistema instalados nos sistemas de travões mais actuais, como por exemplo o ESP.  

 


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