Cepsa é pioneira na obtenção de declaração ambiental EPD

08 abril 2019
4min.

A empresa foi a primeira no mundo a receber o selo que certifica a melhoria da análise da pegada ambiental do produto em diferentes etapas.

Cepsa

A Cepsa obteve a certificação ambiental EPD (declaração ambiental do produto), emitida pela entidade DNV GL-Business Assurance, para ceras de parafina produzidas na sua refinaria Gibraltar-San Roque, localizada na província de Cádiz, tornando-se assim a primeira empresa do sector, a nível mundial, a obter esta certificação.

A EPD é uma declaração ambiental certificada de acordo com a norma internacional ISO 14025. É uma informação ambiental sobre um produto, baseado na análise do seu ciclo de vida. A metodologia envolve analisar e quantificar a pegada ambiental dos produtos nas suas diferentes etapas, desde a obtenção das matérias-primas e fontes de energia, utilizadas para produção, até ao destino final, como resíduo.

A empresa obteve certificações EPD para sete produtos de ceras de parafina (Parasur 130, Parasur 150, Parasur 206, Parasur 600, Cerasur 725, Cerasur 725D, Gel 600).

Com a obtenção desta certificação, a Cepsa, referência no mercado nacional e Europeu de ceras de parafina, reforça o seu compromisso com o desenvolvimento de produtos sustentáveis e que respeitem o meio ambiente, processos transparentes e avanços para possíveis regulamentos no futuro.

Cepsa

Na foto: Coral Verge, Responsável de Tutela de Produto da Cepsa; Marcos Tuite, Diretor de HSSEQ (Health, Safety, Security, Environment and Quality); Antonio Almodóvar, Responsável de Área da empresa certificadora DNV GL; Niurka Sancho, Directora de Lubrificantes, Betumes e Parafinas da Unidade Comercial da Cepsa; César Guarnido, Responsável de Parafinas da Unidade Comercial da Cepsa.

Um dos valores da Cepsa é o seu compromisso com a sustentabilidade, sendo que um dos seus objectivos é o controlo dos impactos das suas actividades e produtos no meio ambiente. Por isso, a empresa integra nos seus sistemas de gestão, altos padrões no que respeita as questões ambientais para a organização dos produtos. Nesse sentido, além desta declaração de EPD para ceras de parafina, a Cepsa obteve em 2017 esta mesma certificação para os produtos LAB e LABSa, fabricados em Espanha (San Roque, Cádiz) e Canadá (Bécancour), matérias-primas para a produção de detergentes biodegradáveis para os quais a empresa é líder mundial.

Além desta nova certificação EPD, a fábrica de produção de parafina da Cepsa cumpre com os mais rigorosos padrões de qualidade a nível internacional. Esta instalação tem o sistema de gestão certificado de acordo com as normas ISO 9001:2000, ISO 14001:1996 e ISO 22000:2005, especificações da Agência Americana FDA e certificações Halal e Kosher, para que possa exportar para mercados de alimentos muçulmanos e judeus.

Cepsa é referência no fabrico e comercialização de parafinas desde 1973

A Cepsa fabrica cera de parafina na sua fábrica em San Roque recorrendo à mais recente tecnologia disponível no fabrico, armazenagem e exportação de parafinas. Ceras de parafina são usadas numa ampla variedade de aplicações de grande valor agregado como alimentos, cosméticos, farmácia e adesivos.

A Cepsa, uma das líderes do sector em nível nacional, vende 30.000 toneladas de parafinas por ano, das quais exporta 50% para a Europa, América e Ásia. A empresa alcançou esta posição de liderança graças à qualidade de seus processos e produtos: as ceras de parafina hidrotratadas da Cepsa são consideradas pela sua grande pureza entre as melhores do mundo.

PR

 


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.