Citroën Berlingo chega ao mercado português

03 dezembro 2018
40min.

Acaba de ser lançado comercialmente em Portugal o novo Citroën Berlingo Van, a 3ª geração de um veículo comercial ligeiro icónico e um best-seller que conta com uma produção acumulada superior a 1,5 milhões de unidades.

Citroën Berlingo
Novo Berlingo Van_18.032.017
Novo Berlingo Van_18.055.035
Novo Berlingo Van_18.055.056
Novo Berlingo Van_18.035.13
Novo Berlingo Van_18.032.019
Novo Berlingo Van_18.032.01
Novo Berlingo Van_18.035.03
Novo Berlingo Van_18.035.08
Novo Berlingo Van_18.032.02

Citroën Berlingo

Direccionado aos clientes profissionais, o novo furgão Berlingo dá um verdadeiro salto geracional, não só em termos de estilo, mas também em tecnologia, equipamento, robustez, conforto e modularidade, características que lhe valeram a eleição como “Furgão Internacional do Ano 2019”.

Produzido em Portugal, no Centro de Produção PSA de Mangualde, e concebido para se adaptar a todo tipo de ofícios, o novo Berlingo começa por apresentar-se no mercado nacional na dimensão M (a variante XL chegará em 2019), para satisfazer as expectativas dos clientes através de 3 versões – Control, Club e Driver – que diferem entre si em termos de filosofia e tipo de utilização.

O novo Berlingo Van tem um design moderno e robusto, novas tecnologias e 20 ajudas à condução (18 das quais são novas) e o mais avançado registo em termos de modularidade e polivalência, espaços de arrumação e conforto. Qualidades que derivam da adoção de uma nova plataforma e garantem manobras facilitadas para todos os profissionais.

Herdeira de um legado de mais de 20 anos, a 3ª geração do best-seller Citroën Berlingo chega a Portugal com um conjunto de novidades e características que mereceram o reconhecimento internacional como “Furgão Internacional do Ano 2019”.

UM MODELO ICÓNICO COM UMA PERSONALIDADE FORTE E MODERNA

Criadora da silhueta de célula de carga integrada, a Citroën prolonga esta história com um furgão mais moderno que nunca, apresentando-se a todos os profissionais com uma morfologia única e um estilo robusto.

  • Com uma atitude robusta e protectora, o novo Citroën Berlingo adopta uma morfologia diferente, exibindo um pára-brisas avançado e projecções dianteiras mais curtas, graças, nomeadamente à adopção da plataforma EMP2.
  • Uma face dianteira específica que garante mais protecção no dia a dia, coerente com a identidade da Marca Citroën.
  • Uma silhueta de linhas fluidas, marcada pelos flancos trabalhados, e uma traseira funcional.
  • Um interior pensado para os profissionais, conjungando robustez e conveniência, e onde se destaca um tablier fluido que integra diversas tecnologias úteis a bordo.

CONFORTO DE SOLUÇÕES “À MEDIDA: UM COMERCIAL TALHADO PARA TODO O TIPO DE UTILIZAÇÃO

“Inspired by Pro para ser o parceiro ideal dos profissionais, o novo Citroën Berlingo explora os seus pontos fortes e oferece uma solução adaptada a cada ofício ou função.

  • Aposta tudo em soluções “à medida”, sendo proposto na dimensão “M”, com 4,40 m de comprimento (XL de 4,75 m a lançar em 2019).
  • Responde às expectativas dos clientes, apresentando duas versões específicas – a Club e Driver, que diferem entre si pela filosofia e tipo de utilização, complementando a variante de entrada Control.
  • Polivalência e modularidade, através da Cabine Extenso®, proporcionando um banco do passageiro de 2 lugares e um habitáculo modulável,permitindo transportar objectos longos até 3,44m nas versões XL.
  • Concepção inteligente nas operações quotidianas, fruto de uma excelente acessibilidade traseira, graças às duplas portas traseiras batentes, portas laterais de correr, diversos espaços de arrumação, bem como uma ampla capacidade de carga útil, mantendo sempre a mesma largura entre as cavas das rodas, por forma a poder carregar até 2 europaletes (conteúdos disponíveis de série ou em opção consoante o nível de equipamento).

O CONFORTO DE UM FURGÃO QUE ADOpTA O MELHOR DA SUA ÉPOCA

Perfeitamente actualizado no seu tempo, o novo Berlingo em nada fica a dever aos automóveis de passageiros, gerando um verdadeiro conforto em andamento e uma excelente segurança:

  • Um conceito de ligações ao solo que benificiam do melhor savoir-faire da Citroën ao serviço do conforto.
  • Uma nova plataforma pensada para proporcionar a resposta mais adequada, num modelo com prestações reforçadas, fruto da adoção da plataforma EMP2 na secção dianteira, que propicia uma utilização mais fácil e a inclusão de novas tecnologias.
  • Um nível tecnológico fora do comum no segmento com a integração de 20 ajudas à condução, tais como Indicador de Sobrecarga (disponível no 2º Trimestre de 2019) e Surround Rear Vision, inéditos em todos os segmentos do mercado dos Comerciais Ligeiros, Head-up display a cores, travão de estacionamento eléctrico, regulador de velocidade adaptativo, Active Safety Brake e 4 tecnologias de conectividade, incluindo o Citroën Connect Nav e a recarga sem fios para smartphones (conteúdos disponíveis de série ou em opção consoante o nível de equipamento).
  • Motor diesel 1.6 BlueHDi de última geração, nas versões 75 e 100 S&S, performantes e eficientes.

UM MODELO ICÓNICO COM UMA PERSONALIDADE FORTE E MODERNA     

O Citroën Berlingo como herdeiro de uma longa linhagem de Comerciais Ligeiros

Já com o estatuto de ícone no setor, o Berlingo apresentou-se como uma grande revolução do final do Século XX. A 1ª geração de julho de 1996 rompia com os códigos então estabelecidos, introduzindo maior distinção e conforto, inovando com uma silhueta específica e uma célula de carga integrada, naquele que foi um segredo exclusivo seu. Em Maio de 2008 dá-se a primeira grande renovação, com uma 2ª geração com um nível de conforto e de prestações comparáveis às das berlinas familiares, mas naturalmente também dotada de fortíssimos argumentos para os clientes profissionais.

Ao longo dos tempos, o nome Berlingo tornou-se a referência no segmento, sendo que esta 3ª geração, profusamente renovada e com uma interpretação tecnológica de um furgão compacto, dá continuidade à história da Citroën nas fourgonnettes.

Novo Citroën Berlingo: aposta num novo design expressivo e moderno

O Citroën Berlingo representa um verdadeiro salto de geração e uma real subida em gama. Robusta e protectora, a nova geração adota um estilo exterior moderno, com linhas fluidas e sem agressividade, e impõe, através das suas proporções equilibradas, um carácter forte.

Dotada de uma frente específica, a versão comercial compõe-se de um um capot curto, mas alto, para dominar a estrada, reforçado por ópticas de grandes dimensões que sublinham a filiação com o seu irmão maior Jumpy, e diferente da versão de passageiros, num conjunto que lhe confere um look atraente e robusto. De perfil, as linhas equilibradas apostam na proteção e na fluidez, com ênfase nas grandes portas de correr, que aprofundam o lado prático através de numerosas possibilidades de ordenamento e transporte, reforçando a generosidade do volume interior. A sua silhueta de linhas fluidas é marcada pelos flancos trabalhados, enquanto, na traseira, o furgão mantém o aspeto funcional e o van spirit com as suas óticas verticais.

A bordo apresenta-se um habitáculo totalmente renovado. No coração de um segmento que apresenta grandes expectativas de versatilidade, havia que redefinir as regras de design e de funcionalidade, garantindo o melhor compromisso aos seus novos clientes. Inspirado no programa Citroën Advanced Comfort®, o novo Berlingo Van recebe um tablier moderno e cuidado, com uma implantação ergonómica totalmente desenvolvida na horizontal. O posto de condução beneficia de um painel de instrumentos moderno, volante multifunções e Head-up display a cores (consoante as versões). Procurando um verdadeiro sentimento de robustez, conta com uma apresentação cuidada ao nível do posto de condução, consola central, painéis das portas e bancos. A montagem e os revestimentos são robustos e adaptados a uma utilização profissional. Além disso, o seu habitáculo apresenta o piso revestido com tapetes sintéticos, facilmente laváveis, enquanto ao nível do espaço de carga pode dispor, em opção, de piso em madeira antiderrapante, oferecendo uma melhor proteção.

O CONFORTO DAS SOLUÇÕES “POR MEDIDA: UM COMERCIAL TALHADO PARA TODO O TIPO DE UTILIZAÇÃO

Parceiro ideal para o dia a dia, o novo Berlingo destina-se a um vasto público de profissionais e proporciona uma solução adaptada a cada tipo de utilização, com o acesso a bordo e ao espaço de carga extremamente facilitados.

“Inspired by Pro

Derivação da assinatura da Marca “Inspired by You adaptada ao mundo empresarial, a nova assinatura de marca “Inspired by Pro” é dedicada aos veículos comerciais Citroën. Tem como alvo ENI’s, comerciantes, colectividades e pequenas empresas que operam em domínios tão diversificados como construção, entregas, serviços, assistência, etc. Uma abordagem que permite ao novo Berlingo dar resposta às necessidades de cada cliente, com uma gama completa adaptada às suas atividades e necessidades de utilização.

Talhado para todos os tipos de utilização

O novo Citroën Berlingo é o comercial “por medida que oferece modularidade e polivalência através de diferentes dimensões, habitáculos, aberturas e variedade de espaços de arrumação.

Dispõe, igualmente, de um volume de carga ao melhor nível do segmento com 4,40 m de comprimento e 2,78 m de distância entre eixos nas versões de Tamanho M.

Concebida para profissionais que trabalham em equipa e necessitam de se deslocar assiduamente, a Cabine Extenso® oferece a possibilidade de transportar 3 passageiros com um lugar central que pode ser transformado em escritório móvel com um pequeno suporte orientável. Modulável em função das necessidades, adapta-se a todas as situações e dispõe, igualmente, de um banco de passageiro lateral rebatível que permite um maior comprimento de carga, passando a disponibilizar um volume de carga útil entre 3,3 e 3,8 m3 nas versões de tamanho M. O habitáculo compreende também diversos espaços de arrumação repartidos pelo interior para ter documentos e ferramentas sempre à mão.

O novo Citroën Berlingo apresenta aos seus clientes profissionais 3 versões diferentes de gama: 2 de gama comercial convencional Control e Club e uma específica - Driver.

A versão DRIVER foi especialmente concebida para as empresas e funcionários que têm necessidade de efectuar longos trajectos, ou de efectuar um grande número de entregas em zonas urbanas. Esta versão distingue-se pelo seu conforto em andamento, uma acústica ímpar no segmento e pelas ajudas à condução, graças a: acústica reforçada, banco do condutor com regulação do apoio lombar, sensores de chuva e de luz, regulador e limitador de velocidade, travão de estacionamento eléctrico, rádio conectado com ecrã de 8’’ e sistema inédito Surround Rear Vision.

Diferentes aberturas para facilitar o acesso de carregamento

O novo Berlingo apresenta diferentes configurações, com ou sem portas laterais deslizantes, opcionais que garantem uma largura de abertura optimizada para facilitar as operações de carga e descarga, qualquer que seja o local em que veículo esteja estacionado. Na traseira, conta de série com portas assimétricas chapeadas 40/60 com abertura a 180°, com a secção mais pequena no lado direito, oferecendo uma percepção de largura optimizada e ocultando as dobradiças. É um pormenor estético, mas também prático, para uma melhor inviolabilidade. Em resposta às necessidades de determinados ofícios, os furgões podem ser equipados, em opção, com portas assiméticas vidradas com os óculos traseiros aquecidos e limpa-vidros, ou com um portão traseiro único, com óculo aquecido e limpa-vidros.

Outra solução engenhosa do modelo comercial para o transporte de objetos de grande comprimento é o alçapão de tejadilho (girafon), cujas dimensões generosas permitem uma fácil utilização no dia a dia, nomeadamente no transporte de um escadote. O utilizador profissional poderá deslocar-se com toda a segurança e com as portas fechadas. Esta opção não está disponível para os veículos equipados com 2 portas laterais deslizantes. A barra de apoio sobre a qual repousa possui uma capacidade máxima de 100 kg.

Pensado, desde o início da sua concepção, para proporcionar conforto interior, o novo Berlingo é generoso na comodidade e conveniência. Dispõe, à frente, de diversos espaços de arrumação para colocar e guardar todos os objetos do quotidiano, dos mais pequenos (canetas, moedas) aos maiores (computador de 15’’, pastas). E, no total, tem 113 litros de espaços de arrumação, graças a: gaveta sob o banco, porta-luvas superior Top Box, possível graças à colocação do airbag do passageiro no tejadilho, no compartimento Airbag in Roof, porta-luvas inferior, prateleira de arrumação superior (por cima da zona da cabeça), múltiplos locais para colocação de objectos, recipientes das portas ou porta copos. E, para responder às necessidades profissionais, estão acessíveis a bordo 2 entradas USB, 2 tomadas de 12V e 1 tomada de 220V.

Medidas de carga de referência

Graças à configuração traseira, uma evolução que decorre da plataforma actual, o novo Berlingo dispõe de dimensões de carga recordistas. Esta configuração permite manter sempre a mesma largura entre as cavas das rodas (1,23 m), para que seja possível carregar facilmente até 2 euro-paletes, e maximizar os volumes por via do comprimento de referência da caixa de carga que ascende a 1,82 m nas versões “M”, referência no segmento.

Para responder mais eficazmente às expectativas dos clientes dos Comerciais Ligeiros, o novo Berlingo opta pela inovação. Pode ser equipado, em exclusivo, com um indicador de sobrecarga, sendo a primeira vez, em todo o segmento, que tal equipamento surge montado de fábrica. Inovador, este dispositivo informa o utilzador assim que se aproxima ou ultrapassa o limite de peso autorizado. Quanto ao peso máximo rebocável do novo modelo, situa-se nos 1.200 kg.

O CONFORTO DE UM FURGÃO QUE ADOPTA O MELHOR DA SUA ÉPOCA

Graças à sua nova plataforma modular, esta nova geração do Berlingo VCL beneficia de uma arquitectura optimizada para um maior conjunto de prestações úteis em termos de facilidade de utilização, conforto e segurança. Conta, por isso, com modernas e inteligentes tecnologias de ajuda à condução e de conectividade, bem como motorizações de última geração. Produzido nas fábricas PSA de Mangualde (Portugal) e Vigo (Espanha), o novo Citroën Berlingo adota uma nova plataforma ao serviço da agilidade, habitabilidade e facilidade de utilização, mantendo sempre uma apresentação inconfundivelmente Citroën.

Conforto em andamento optimizado

O modelo dispõe de uma arquitectura eficiente que oferece ainda mais funcionalidade. A sua plataforma modular deriva da plataforma EMP2 na secção dianteira, configuração que permite ganhar em maneabilidade, com uma direção assistida eléctrica e um diâmetro de viragem ideais para as manobras, bem como optimizar o peso e receber as mais recentes ajudas à condução. A estrutura traseira é herdada do actual Berlingo.

Fiel ao ADN da Marca e em linha com o programa Citroën Advanced Comfort®, o novo Citroën Berlingo conta com ligações ao solo resultantes do melhor savoir-faire da Citroën ao serviço do conforto. Este novo furgão filtra todas as exigências da estrada, em todas as condições. O excelente conforto em andamento traduz-se também pelo conforto da sua posição de condução elevada, mesmo para os condutores de maior estatura, o conforto dos bancos (com regulação da altura e apoio lombar e apoios de braço individuais), o conforto das suspensões e o conforto de insonorização, graças ao tratamento acústico de alto nível.

Para um conforto de condução diário e em todos as condições meteorológicas, o novo Berlingo adota o sistema “Magic Wash”, que permite manter a visibilidade durante todo o processo de lavagem do pára-brisas.

Tecnologias inovadoras e que tornam a vida mais fácil

Empenhado em oferecer aos profissionais uma condução cada vez mais segura e serena, o novo Citroën Berlingo rompe com as normas vigentes no segmento e inspira igual dose de tranquilidade, através de:

 20 Ajudas à condução e às manobras

Inéditas em todos os segmentos VCL:

  • Indicador de sobrecarga: esta função inovadora informa o utilizador da ultrapassagem do peso máximo autorizado; seja do peso máximo de carga tecnicamente admissível ou da carga máxima admissível sobre cada eixo (à frente e atrás). Há um triplo objectivo: impedir o excesso de carga e o risco na estrada relacionado com o rebentamento de um pneu ou o seu desgaste prematuro, responder às expectativas de segurança dos clientes e evitar os riscos de coimas previstas para o excesso de carga. A aferição do peso da carga é activada de duas formas: no arranque do motor, de forma automática, ou com o veículo parado, pela pressão no botão situado na zona de carga. O sistema fica então ativo durante 5 minutos, podendo os passageiros ocupar os seus lugares para aferir do excesso de carga.
  • Surround Rear Vision: este sistema permite aumentar a visibilidade tanto em condução como em manobras em locais apertados (armazéns, estaleiros, trânsito urbano, etc), sem comprometer a protecção da carga do veículo. O sistema permite apresentar a vista traseira e lateral do lado do passageiro, limitando o ângulo morto, apresentando as imagens num ecrã de 5’’, a cores, na zona do retrovisor central interior, a partir das 2 câmaras (uma na base do retrovisor do passageiro e outra na zona superior das portas traseiras. O sistema possui 3 sub-funções:

- Vista lateral do lado do passageiro: permite visualizar esta lateral, bastando, para o efeito, carregar no comando na extremidade da haste dos indicadores de mudança de direção;

 - Vista traseira de vigilância: proporciona uma ajuda visual no eixo do veículo;

- Ajuda visual em marcha-atrás: permite visualizar a zona traseira mais próxima, ao engrenar-se esta mudança. Em andamento para a frente, a vista por defeito é a vista traseira de vigilância.

Sistemas raros no segmento dos pequenos furgões (B-VCL):

  • Head-up display a cores: permite ao condutor obter informações úteis à condução no seu campo de visão. Projectados a cores numa lâmina rebatível, os dados (velocidade, alertas do regulador e limitador de velocidade, etc) estão acessíveis em todos os momentos, sem desviar os olhos da estrada.
  • Travão de estacionamento eléctrico: permite a imobilização automática do motor, o desbloqueio automático quando o veículo inicia a marcha (ativado por defeito) ou manualmente premindo o comando de controlo.
  • Regulador de velocidade adaptativo: assegura 2 funções usando a câmara multifuncões posicionada na parte superior do para-brisas: a manutenção automática da velocidade do veículo ao valor programado pelo condutor e o ajuste automático da distância para o veículo que o precede. O sistema deteta um veículo à sua frente, que siga na mesma direção, adapta-se automaticamente à velocidade do veículo, usando o travão motor e o sistema de travagem (as luzes de stop irão piscar de seguida), mantendo uma distância constante:

- Se esse veículo for mais devagar, o sistema diminui a velocidade (até 30 km/h com caixa de velocidades manual);

- Se esse veículo acelerar ou mudar de faixa, o regulador acelera gradualmente até retomar a velocidade programada;

- Se o condutor activar as luzes de mudança de direção para ultrapassar um veículo mais lento, o sistema permite uma aproximação temporária do veículo que o precede para ajudar na ultrapassagem, sem nunca exceder a velocidade estabelecida.

  • Alerta Ativo de Transposição Involuntária de Faixa: detecta, usando uma câmara que reconhece as linhas contínuas ou descontínuas, a transposição involuntária de uma marca longitudinal. Se identificar um risco de passagem inadvertida, dá-se uma contra brecagem gradual para manter o veículo na sua faixa original, piscando uma luz durante a correcção. Se quiser manter a direcção do veículo, o condutor poderá evitar essa correcção segurando com firmeza o volante (numa manobra de emergência, por exemplo). A correcção será interrompida com a activação das luzes indicadoras de mudança de direção. A velocidade deverá estar entre os 65 e os 180 km/h.
  • Alerta de Atenção do Condutor: alerta o condutor em caso de vigilância reduzida, avaliando o estado de alerta do condutor através da identificação de desvios na trajectória, em comparação com as marcas no piso, graças à câmara multifunções na parte superior do para-brisas. É ideal para estradas ou vias rápidas de velocidade superior a 65 km/h.
  • Coffee Break Alert: aconselha o condutor a fazer uma pausa após 2 horas de condução a velocidades superiores a 65 km/h.
  • Reconhecimento alargado dos sinais de trânsito: detecta e lê automaticamente alguns painéis de sinalização de limite e de fim de limite de velocidade, usando a câmara multifunções na parte superior do para-brisas. O pictograma do painel detetado e a velocidade máxima permitida detectadas são exibidos a cores no ecrã de 3,5’’ e na lâmina do heads-up display. As informações são actualizadas sempre que se passe por uma placa de velocidade, sendo que o sistema também leva em conta as informações dos limites de velocidade da cartografia do sistema de navegação.
  • Sistema de Vigilância de Ângulo Morto: avisa o condutor da presença de um veículo nos denominados ângulos mortos, através de uma luz nos retrovisores exteriores.
  • Alerta de Risco de Colisão: permite avisar o condutor de que o seu veículo está em risco de entrar em colisão com o veículo precedente, ou da presença de um peão na sua via de circulação. Se há um risco potencial de colisão, é acionado um alerta visual e sonoro ao condutor.
  • Active Safety Brake: travagem de emergência com aviso sonoro e visual para reduzir o risco de colisão frontal, travando em lugar do condutor, caso este não responda com rapidez. A câmara multifunções na parte superior do pára-brisas deteta obstáculos como, por exemplo, um veículo que circule no mesmo sentido ou que esteja parado. Circulando a uma velocidade entre os 5 e os 85 km/h, a função opera o travão automaticamente sempre que detecta um risco de colisão com um veículo em movimento. A velocidade não deve exceder os 80 km/h quando se deteta um veículo parado e os 60 km/h quando se trata de um peão.
  • Comutação automática das luzes de estrada: comutação automática do feixe dos faróis de máximos para médios, baseado nas condições de tráfego e de luz circundantes na condução noturna.
  • Iluminação estática de intersecção: o farol de nevoeiro esquerdo ou direito ilumina-se, complementando o fluxo principal, iluminando até 75° o ângulo respetivo do veículo. Depende do ângulo do volante e opera abaixo dos 40 km/h.
  • Acesso e arranque mãos-livres: permite fechar, abrir e ligar o veículo mantendo a chave guardada. O veículo reconhece o condutor quando este aproxima a mão das pegas das portas da frente.
  • Ajuda ao arranque em plano inclinado: facilita o arranque em subida e impede o veículo de descair quando o pedal do travão é libertado. Essa função atua em declives superiores a 3%, estabilizando o veículo por 2 segundos.
  • Ajuda ao estacionamento lateral: informa a proximidade de obstáculos nas laterais do veículo em manobras pela memorização dos dados obtidos por sensores situados nos pára-choques dianteiro e traseiro, associados à sua trajetória.
  • Camâra de marcha-atrás: permite, através de indicações visuais e sonoras, detetar obstáculos na traseira do veículo.
  • Controlo de estabilidade do reboque: em veículos equipados com um dispositivo de gancho de reboque (opção de fábrica), o novo Citroën Berlingo Van integra uma função estabilizadora. Esta função adicional do ESP deteta os movimentos de oscilação do reboque, actuando sobre os travões para estabilizar o mesmo e, se necessário, reduz a potência do motor para desacelerar o veículo. Ele deteta o reboque desde que o conector elétrico deste último esteja ligado ao veículo trator.
  • Grip Control com Hill Assist Descent: dispositivo de motricidade para todas as condições, o Grip Control permite que o veículo adapte a sua motricidade nas rodas dianteiras dependendo do tipo de terreno encontrado. Basta selecionar um dos 5 modos (Standard, Neve, Lama, Areia, ESP OFF) no comando ao nível da consola central. O Hill Assist Descent ajuda a manter o veículo a uma velocidade reduzida mesmo em fortes inclinações, permitindo manter o controlo, reduzindo o risco de escorregar ou embalo do veículo durante a sua progressão em descida, para a frente ou em marcha-atrás.

 4 Tecnologias de conectividade

Simultaneamente, o novo Citroën Berlingo Van garante conforto e bem-estar com as ligações digitais disponíveis a bordo, para que o profissional esteja permanentemente conectado com os seus clientes e com os seus companheiros de trabalho.

  • Função Mirror Screen com Android Auto, Apple CarPlay™ e MirrorLink®: permite transpor as aplicações de um smartphone no ecrã tátil de 8’’ com toda a segurança.
  • Citroën Connect Nav: navegação conectada 3D de última geração que oferece inúmeras vantagens. Baseado num ecrã tátil capacitivo de 8’’, operado por toque com a ponta de um dedo, o sistema beneficia de reconhecimento de voz para controlo da navegação, telefone e funções de media, sem tirar-se os olhos da estrada. Está associado a serviços conectados como o TomTom Traffic, permitindo obter informações em tempo real sobre tráfego, localização e preços de postos de combustível e de estacionamentos, informações meteorológicas e busca de pontos turísticos (em opção localização das zonas de perigo).
  • Citroën Connect Box com Pack SOS e assistência incluída: serviço de chamadas de assistência e de emergência geolocalizadas. Em caso de acidente ou qualquer outra situação que requeira uma ação urgente, o sistema permite o envio de ajuda adequada, automaticamente, ou através de um dos ocupantes do veículo, pressionando o botão “SOS”. Disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, este serviço é gratuito. Para oferecer maior conforto ao cliente, é possível entrar em contacto com o centro de assistência, pressionando, durante algum tempo, o botão “Double Chevron”.
  • Recarga sem fios para smartphones: novo dispositivo para recarga por indução magnética de uma vasta gama de smartphones ou dispositivos compatíveis com o Standard QI através de um tapete de carga integrado, colocado na consola central. Evita a utilização de cabos física e esteticamente volumosos.

Aposta no bloco diesel 1.6 BlueHDi

Esta 3ª geração do comercial Berlingo beneficia de um comportamento em estrada dinâmico e oferece aos clientes profissionais uma melhor qualidade de condução, bem como custos de utilização otimizados. As evoluções resultam da junção de uma nova plataforma leve com motorizações de última geração e eficientes em termos de consumos e emissões de CO2. Em Portugal, o novo Berlingo Van aposta, em exclusivo, na motorização diesel 1.6 BlueHDi – nas variantes 75 CVM e 100 S&S CVM – perfeitas para todos os tipos de utilização, em meios urbanos e extra-urbanos.

Bloco amigo do ambiente, recorrendo a FAP (Filtro de Partículas) e à tecnologia de Redução Catalítica Seletiva (RCS), garante melhores valores de despoluição logo desde o arranque do motor, sem necessitar de aditivo FAP, apresenta, em ambos os casos, performances de primeiro nível e consumos reais controlados: as potências máximas de 75 e 100 cv estão disponíveis às 3500 e 3750 rpm, respectivamente; os valores de binário são de 230 e 254 Nm, máximos alcançados às 1750 rpm em ambos os casos; atingem velocidades máximas de 152 km/h e 166 km/h; e, em termos de eficiência, os seus consumos médios são, respetivamente, de 4,4 e 4,3 l/100 km e as emissões de CO2 de 114 e 111 g/km (este valor alcançável pelo recurso ao comprovado sistema de Stop & Start que está associado à versão de maior potência).

O NOVO CITROËN BERLINGO VAN EM PORTUGAL

São 4 as propostas com que o novo Citroën Berlingo Van, “Furgão Internacional do Ano 2019, se apresenta aos clientes portugueses, assentes em 3 níveis de equipamento diferenciados – Control (com as duas variantes do bloco diesel 1.6 BlueHDi), Club e Driver (ambas só com o motor mais potente).

 


 

NOVO CITROËN BERLINGO VAN EM PORTUGAL – PVP*

 

 

Nível de Equipamento

Motores

CONTROL

CLUB

DRIVER

1.6 BlueHDi 75 CVM

20 200 €

-

-

1.6 BlueHDi 100 S&S CVM

21 000 €

22 800 €

23 500 €

* preços sem DLTP (despesas de transporte, legalização e tapetes)

 

São os seguintes os principais equipamentos de série do nível Control:

 

SEGURANÇA E CONDUÇÃO: ABS + REF + AFU + ASR + ESP; Airbag condutor (volante); Ajuda ao arranque em plano inclinado; Deteção de baixa pressão dos pneus; Cintos de segurança de 3 pontos nos 2 lugares; Alerta sonoro de não colocação dos cintos de segurança; Volante regulável em altura e profundidade; Divisória / antepara de carga fixa em chapa; Jogo de chaves (PLIP de alta frequência + chave simples); Função follow me home; 2 Vidros dianteiros com comando eléctrico; Retrovisores exteriores com regulações eléctricas e desembaciamento; Fecho centralizado das portas (automático em andamento); Travão de estacionamento mecânico;

CONFORTO E FUNCIONALIDADES: Kit fumador; Banco do condutor regulável em comprimento e inclinação do encosto; Banco do passageiro com encosto e apoio de cabeça reguláveis; - Prateleira superior dianteira revestida a alcatifa (Capucine); Acendimento automático das luzes; Portas traseiras em chapa assimétricas (1/3 direita; 2/3 esquerda) com trinco e abertura a 180º; Embelezadores laterais e conchas dos retrovisores em preto massa; Revestimentos sintéticos do piso do habitáculo e da zona de carga; Porta luvas fechado (Top BOX® na zona supeior do painel de bordo) e espaço de arrumos aberto na zona inferior; Tomada de 12v.

SISTEMA ÁUDIO E TELEMÁTICA: Auto-rádio RD6 com kit mãos livres Bluetooth®, streaming áudio, 1 entrada USB e computador de bordo + 4 altifalantes e 2 tweeters.

JANTES E EMBELEZADORES: Jantes em aço cinzentas de 15'' - Pneus 195/65R15 demi-style; Roda sobressalente homogénea.

Complementarmente, as versões Club e Driver apresentam os seguintes equipamentos: Faróis de nevoeiro com iluminação estática de intersecção; Travão de estacionamento eléctrico; Porta lateral direita traseira de correr; Ar condicionado manual; Banco do condutor Confort (com regulação em altura, regulação lombar manual e espaço de arrumação inferior); Porta luvas fechado (Top BOX® na zona supeior do painel de bordo) e refrigerado + espaço de arrumos fechado na zona inferior; Citroën Connect Radio ecrã táctil de 8" com função Mirror Screen.

A diferenciá-las estão outros sistemas e soluções, sendo que as variantes Club integram ainda: Cintos de segurança de 3 pontos nos 3 lugares; Regulador e limitador de velocidade com comandos sob o volante; Cabina Extenso® (inclui 3 Lugares na cabina com banco dos passageiros Multifuncional e Divisória com abertura para transporte de objectos longos).

Já no nível Driver acrescem elementos como: Volante com comandos integrados; Regulador e limitador de velocidade; Ajuda ao estacionamento TR + FR + lateral; Surround Rear Vision (câmera de visão TR com visão 180º); Pack VISIBILIDADE (Sensor de chuva com Limpa pára-brisas automático); Banco do passageiro fixo.

O novo Citroën Berlingo Van poderá ser configurado, entre outros equipamentos e dependendo do nível escolhido pelo cliente profissional, com os diversos opcionais – isolados ou em packs – disponíveis no seu catálogo.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.