Peugeot Partner lançado em Portugal

29 novembro 2018
20min.

Eleito recentemente “Furgão Internacional do Ano 2019", o Peugeot Partner chega agora a Portugal com o de se manter como a referência e o modelo preferido dos clientes profissionais e, assim, manter-se como líder dos pequenos furgões, segmento no qual detém uma quota de mercado de 28%.

Peugeot Partner
O Peugeot Partner pode ter uma, duas ou nenhuma porta lateral deslizante
A zona de carga traz 6 anéis de fixação e mais 4 opcionais
3 níveis de equipamento e 2 motores na gama nacional
Peugeot Partner - Furgão Internacional do Ano 2019
PEUGEOT_PARTNER_1811KL_135
PEUGEOT_PARTNER_1806STYP037
PEUGEOT_PARTNER_1806STYP033
O habitáculo pode ter dois ou três lugares

Peugeot Partner

Apresentando-se como uma revolução de conceito, o novo Peugeot Partner é produzido em Portugal (Mangualde) e conjuga o melhor de vários mundos e permite uma nova abordagem do trabalho nas cidades e na estrada, optimizando o tempo passado a bordo, com níveis acrescidos de segurança, de robustez e de versatilidade.

Tem um vinco assumidamente tecnológico com a integração do Peugeot i-Cockpit® e de novas ajudas à condução – indicador de excesso de carga e Surround Rear Vision – num conjunto de ofertas inéditas nesta categoria. O novo Peugeot Partner propõe assim uma nova experiência de condução num ambiente que favorece um elevado nível de produtividade.

Com um estilo prático e elegante, dimensões perfeitamente inseridas no segmento, um conforto elevado e um espaço de carga mais prático e modulável, o novo Peugeot Partner revoluciona o segmento dos pequenos furgões com uma abordagem eficaz, mais dinâmica e representativa da aliança entre versatilidade de utilização e o prazer de condução que está no ADN da marca.

Este verdadeiro escritório móvel, que é o novo Peugeot Partner, está disponível desde já em Portugal, na configuração L1 (curta), em 3 versões – PRO, PREMIUM e ASPHALT – equipadas com 2 motores diesel 1.6 BlueHDi (75 CVM5 e 100 CVM5).

Produzido em Portugal no Centro PSA de Mangualde e líder do mercado nacional de Veículos Comerciais Ligeiros (VCL) no acumulado de 2018, o Peugeot Partner é o modelo preferido dos clientes profissionais portugueses, graças a um amplo conjunto de características que, nesta nova geração, se veem agora reforçadas, permitindo apontar a novos e ainda mais ambiciosos objectivos.

O novo Peugeot Partner renova 20 anos de história de robustez e de qualidade comprovadas pelos profissionais e sublinha a visão da marca de um veículo comercial ligeiro que pretende agitar o mercado com soluções e equipamentos inovadores, muitos deles inéditos no segmento.

3 níveis de equipamento e 2 motores na gama nacional

Novo Peugeot Partner: tecnologia ao serviço dos profissionais
Espaço de trabalho por excelência no quotidiano dos clientes profissionais, é o habitáculo do novo Peugeot Partner que espelha, em primeiro lugar, este cunho de tecnologia, integrado nos elevados padrões adotados no interior, até recentemente privilégio dos automóveis de passageiros, num conjunto de soluções úteis e particularmente inovadoras, que favorecem uma condução estimulante, instintiva e segura. Destacam-se três deles:

 o PEUGEOT i-Cockpit® em estreia numa proposta VCL (de série);
 o sistema Surround Rear Vision, que permite uma visão periférica amplificada, (de série na versão Asphalt, opcional nas restantes);
 o Indicador de Excesso de Carga, garantia de segurança e de cumprimento das normas vigentes (disponível em 2019).

Já presente em mais de 5.000.000 de unidades, o Peugeot i-Cockpit® surge, pela primeira vez, como equipamento de um Veículo Comercial Ligeiro. Proposto de série, este sistema é uma importante ferramenta que permite incrementar a qualidade do desempenho dos profissionais no seu dia-a-dia. Herança dos modelos de passageiros da marca e adaptado às características do novo modelo, com uma ergonomia optimizada, o Peugeot i-Cockpit® proporciona uma condução intuitiva, conjugando conforto e segurança, através de:

 um volante compacto de 2 braços (melhor aderência e maneabilidade e manobras mais rápidas e menos cansativas);
 um painel digital head-up display no campo de visão do condutor (leitura das informações essenciais sem tirar os olhos da estrada, para segurança e conforto);

 touchscreen capacitivo de 8” (de série ou em opção) ao centro do tablier e orientado para o condutor (acesso directo e permanente às principais funções de conforto: rádio, navegação, parâmetros do veículo, telefone, etc.).

O também inovador sistema Surround Rear Vision constitui uma preciosa ajuda à condução e reproduz a visualização na envolvente da viatura, facilitando a condução e as manobras. De série no nível ASPHALT e opcional nos restantes dois, recorre a duas câmaras – uma na base do retrovisor lateral do passageiro e outra no topo das portas traseiras – sendo as imagens apresentadas num ecrã de 5’’ posicionado no local do retrovisor interior, para reforçar a capacidade de resposta e a segurança:

 Uma vista lateral, do lado do passageiro, que evita os ângulos mortos;
 Uma vista traseira, para facilitar as manobras em armazéns, em zonas com muitos obstáculos (locais de obras/estaleiros), ou mesmo no meio urbano.

Sourround Rear Vision

Quanto ao Indicador de Excesso de Carga (disponível em 2019), permite maximizar a utilização do generoso espaço de carga e de volume útil do modelo, numa garantia de total segurança. Sistema inédito no mercado VCL, a medição do peso é automática, seja no arranque do motor ou com a viatura imobilizada, através de um comando situado na zona de carga. A informação é apresentada:

 com um LED branco no respectivo comando, aos 90% da carga total do veículo;
 com um LED âmbar, se for ultrapassado o limite máximo de carga autorizado, junto com um alerta visual no tablier.

Indicador de Excesso de Carga disponível a partir de 2019

Ao evitar o excesso de carga, o sistema impede alterações do comportamento em estrada e os riscos associados, como rebentamento de pneus, perda de controlo do veículo, o seu desgaste prematuro, consumos mais elevados ou ainda o risco de multas.

A lista de equipamentos tecnológicos do novo Peugeot Partner equipara-se – dependendo das versões – a alguns dos mais recentes modelos de passageiros da Marca do Leão, podendo incluir Travão de estacionamento eléctrico (maior facilidade de utilização e mais espaço a bordo ou adoção de um banco maior na versão de 3 lugares), Cruise Control adaptativo (controlo de velocidade programada e da distância ao veículo da frente), Reconhecimento alargado de sinais de trânsito (reconhece o sinal de trânsito e detecta a velocidade máxima, adaptando-a ao cruise control), Alerta activo de transposição involuntária da faixa (corrige a trajetória em caso de desatenção do condutor), Alerta de atenção do condutor graças à vigilância por câmara (análise ao comportamento do condutor e dos movimentos do volante), Active Safety Brake (deteção do risco de colisão), Controlo de estabilidade do atrelado (estabilizador do reboque), Comutação automática das luzes (máximos e médios), Câmara de marcha-atrás Visiopark 180° (reconstitui a envolvente da traseira a 180° com apresentação clássica, a 180° ou zoom, na aproximação imediata do obstáculo), Vigilância do ângulo morto (aviso nos retrovisores exteriores) e Acesso e arranque mãos-livres.

Também no domínio da conectividade, o Peugeot Partner oferece um grande touchscreen a cores de 8’’, ao alcance da mão e orientado para o condutor. É acompanhado por 2 fichas USB, 1 entrada tipo Jack, ligação Bluetooth e ainda recarga sem fios para smartphones, num sistema complementado pelo Mirror Screen (compatível com Mirror Link®, Apple Carplay™ e Android Auto™).

Já a navegação 3D conectada está associada aos comandos por voz e permite buscas simples e intuitivas de pontos de interesse, assumindo o trânsito em tempo real (TomTom Trafic) e mostrando parques de estacionamento, estações de serviço e meteorologia. É complementada pelos serviços Peugeot Connect SOS (alerta em caso de acidente, geolocalização do veículo e, se necessário, contacto com os serviços de socorro) e Peugeot Assistance (permite contacto com a assistência Peugeot e se necessário procede ao envio de um veículo de assistência.

Novo look como reforço de personalidade
Porque um veículo comercial é uma verdadeira ferramenta de mobilidade e imagem, foram dados cuidados especiais ao estilo do novo Peugeot Partner. Assente nos códigos de estilo do novo Peugeot Rifter – a versão de passageiros – o novo  Partner surge perfeitamente integrado no estilo atual da gama Peugeot.

PEUGEOT_PARTNER_1806STYP020

A frente incisiva, moderna e robusta, integra o leão ao centro de uma grelha vertical que coloca em destaque as ópticas trabalhadas, de visual potente, enquanto o seu perfil reforça a força do estilo, num conjunto de proporções perfeitamente equilibradas, fruto de um capô curto e horizontal, uma linha de cintura elevada e projecções curtas. As suas formas biseladas, opostas simetricamente da frente para trás, moldam as laterais com um novo design neste tipo de silhueta. Na secção traseira, o pára-choques angular reforça a zona inferior, garantindo uma óptima protecção no quotidiano. As portas de abertura oposta sublinham a robustez do veículo e melhorando a inviolabilidade do compartimento traseiro.

Ergonómico e elegante, o design interior surge à imagem dos automóveis de passageiros da Marca, adotando um estilo apurado, num espaço ergonómico e versátil. O olhar é atraído pelo painel de bordo onde se integra o Peugeot i-Cockpit®, espaço onde tudo está à mão, contribuindo para uma maior concentração do condutor e para uma condução dinâmica e intuitiva. Pensadas para as múltiplas utilizações dos profissionais, as diferentes zonas de arrumação – num total de 113 L – estão dispostas de modo astucioso: porta-luvas, bolsas na bagageira, uma prateleira superior ou ainda um segundo porta-luvas à frente do passageiro, com recortes para cabos, fruto da deslocação do airbag (agora do tipo bag in roof), nele podendo guardar-se um computador de 15 "ou activar a refrigeração.

A zona de carga traz 6 anéis de fixação e mais 4 opcionais

Versão L1 (curta) dimensionada para as diferentes funções
As necessidades dos utilizadores profissionais estiveram no centro do desenvolvimento do novo Peugeot Partner, pelo que o modelo, assente sobre uma variação da plataforma EMP2, apresenta-se no mercado perfeitamente coerente com as expectativas do segmento em que se insere.

Desde já disponível na versão L1 (*) (de chassis curto) apresenta-se com um comprimento de 4,40 m, num comprimento útil optimizado de 1,81 m. A sua plataforma permite a adopção de projecções reduzidas e um raio de viragem curto, facilitando as manobras: o diâmetro de viragem entre passeios é de apenas 10,82 m.

No domínio da carga, permite 2 Europaletes, num volume de carga que varia entre os 3,30 e os 3,80 m3 (dependendo da versão) e valores de carga útil entre as melhores do segmento: dos 600 aos 800 kg (*) em algumas versões. O espaço conta, de série, com 6 anéis de fixação (4 adicionais, em opção, a meia altura), uma tomada de 12v, estando disponível uma iluminação reforçada, composta por 6 LED, com 237 lm de potência. A acessibilidade é assegurada por portas traseiras rebatíveis (60/40), garantindo uma abertura máxima (vidro de abertura opcional), e um girafon (alçapão superior, acima das portas traseiras) para transporte de objetos mais longos. As portas laterais deslizantes e mais superfícies vidradas surgem em opção.
(*) A versão L2 (longa) e as versões de carga útil aumentada de 800 kg chegarão ao nosso mercado no próximo ano.

O habitáculo pode ter dois ou três lugares

Dependendo das versões, o novo Peugeot Partner pode também ser equipado com o banco Multiflex modulável, permitindo diferentes configurações:

 3 pessoas no banco da frente, solução que permite o transporte das equipas e ferramentas e uma optimização das rotas. O lugar central é maior pela ausência da alavanca do travão de mão;
 Adoptar um piso plano, com aumento do volume útil aos 400 L, um comprimento que pode atingir os 3 m nesta variante L1, permitindo o transporte de 2 pessoas, graças ao banco de passageiro escamoteável.
 Transporte de cargas altas sobre as costas do assento do banco lateral.
 Função de escritório móvel com tablet escritório integrado no encosto rebatível do assento central, agora orientável para o passageiro e para o condutor.
 Um espaço de armazenamento sob o assento central, com fecho por cadeado.

3 níveis de equipamento e 2 motores na gama nacional
A gama nacional do novo Peugeot Partner compõe-se de 3 variantes PRO, PREMIUM e ASPHALT, que partilham entre si 2 motores Diesel 1.6 BlueHDi CVM5 (Euro 6.1).

Este bloco tem 2 derivações: uma de 75 cv às 3500 rpm e binário máximo de 230 Nm às 1750 rpm, para uma velocidade máxima de 152 km/h, outra de 100 cv às 3750 rpm (com S&S) para 250 Nm às 1750 rpm e 166 km/h. Ambos têm FAP (Filtro de Partículas) e Redução Catalítica Seletiva (RCS), tecnologia que permite melhores valores de despoluição logo desde o arranque do motor, sem necessitar de aditivo FAP. Os consumos médios são, respetivamente, de 4,1 e 4,0 l/100 km e as emissões de CO2 de 114 e 111 g/km. O bloco de 100 cv é transversal à gama e o de 75 cv não equipa o nível ASPHALT.

Em 2019 chegarão 2 novos motores à gama: 1.2 PureTech 130 S&S associado à caixa de 8 velocidades automática EAT8 e 1.5 BlueHDi 130 S&S com caixa de 6 velocidades manual ou caixa EAT8.

Resumo de preços e conteúdos do novo PEUGEOT PARTNER
A gama e o leque de preços praticados no nosso país para o novo PEUGEOT PARNER têm a seguinte composição:

  PRO PREMIUM  ASPHALT
  1.6 BlueHDi 75 CMV5 20.200 € 22.250 €  
1.6 BlueHDi 100 CMV5 21.000€ 23.050€ 23.500€


Principais conteúdos por nível de equipamento

PRO

Segurança:
- Airbag frontal condutor; - ESP com ABS + AFU + ESC + ASR + Hill Assist (assistência ao arranque em plano inclinado); - Fecho automático de portas em andamento; - 6 anéis de fixação no compartimento de carga; - Travão de estacionamento manual; - Detecção indirecta de pressão baixa de pneus; - Faróis com função “Follow Me Home”; - Fecho centralizado de portas com comando à distância; - Limpa-vidros manual com sistema Magic Wash + Acendimento automático de faróis (médios); Novo PEUGEOT i-Cockpit®: Painel de instrumentos digital head-up display configurável + ecrã táctil capacitivo de 8” + volante compacto; - Volante regulável em altura e profundidade;

Exterior:
- Portas traseiras de batente, assimétricas (60/40) com abertura a 180º; - Retrovisores exteriores eléctricos; - Vidros dianteiros eléctricos; - Jantes em aço de 15''; - Roda sobressalente homogénea;

Interior e Conforto:
- Pack Fumeur: cinzeiro e isqueiro; - Tapete no habitáculo; - Divisória do compartimento de carga em chapa; - Tapete em PVC no compartimento de carga; - Consola central com 2 porta copos e espaços de arrumação; - Capucine: prateleira sob o tejadilho para arrumação;

Bancos:
- Banco do passageiro individual fixo;

Multimédia e Navegação:
- Rádio MP3; 1 tomada USB, jack e Bluetooth.


PREMIUM (complementar ao PRO)

Segurança:
- Travão de estacionamento eléctrico; - Pack Visibilidade: Acendimento automático dos faróis (médios) + Limpa-vidros manual com sensor de chuva e sistema Magic Wash Premium + Faróis de nevoeiro com iluminação estática de intersecção;

Ajudas à Condução:
- Cruise control;

Exterior:
- Portas lateral de correr, chapeada;

Interior e Conforto:
- Tapete em PVC no compartimento de carga; - Ar condicionado manual; - Consola central com 2 porta copos + 1 espaço de arrumação aberto + 1 espaço de arrumação fechado e refrigerado;

Bancos:
- Banco dianteiro modulável de 3 lugares; - Banco do condutor com regulação lombar, longitudinal, em altura e apoio de braço; - Banco do passageiro individual regulável em inclinação;

Multimédia e Navegação:
- Touchscreen de 8” + MirrorScreen, tomada USB e jack e Bluetooth.

ASPHALT (complementar ao PRO)

Segurança:
- Travão de estacionamento eléctrico; - Pack Visibilidade: Acendimento automático dos faróis (médios) + Limpa-vidros manual com sensor de chuva e sistema Magic Wash Premium + Faróis de nevoeiro com iluminação estática de intersecção;

Ajudas à Condução e ao Estacionamento:
- Cruise control; - Ajuda ao estacionamento dianteiro e traseiro; - Surround Rear Vision;

Exterior:
- Portas lateral de correr, chapeada

Bancos:
- Banco do condutor com regulação lombar, longitudinal, em altura e apoio de braço;

Interior e Conforto:
- Divisória do compartimento de carga em chapa; Ar condicionado manual; Consola central com 2 porta copos + 1 espaço de arrumação aberto + 1 espaço de arrumação fechado e refrigerado

Multimédia e Navegação:
- Touchscreen de 8” + MirrorScreen, tomada USB e jack e Bluetooth

Adicionalmente, qualquer dos 3 níveis do novo Peugeot Partner pode ser dotado de um amplo leque de opcionais, isolados ou em formato packs de equipamento (ver informação mais detalhada na documentação complementar).

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.