Seja pão fresco de uma padaria, produto finalizado de um artesão de olaria, artigos diversos de uma loja ‘on line’ ou terra para a construção de uma casa, as necessidades de transporte variam consoante as actividades e exigem adaptação a condizer. O trio de veículos comerciais da Opel - Combo, Vívaro e Movano - dá forma a uma gama alargada de opções, com valores de carga útil entre 800 kg e mais de 2000 kg, e capacidade de 3,4 m3 até 22 m3. Ao todo, de origem, a Opel disponibiliza mais de 400 versões diferentes à saída da fábrica. Além destas, a marca faculta múltiplas adaptações especiais, resultantes da estreita colaboração com prestigiados transformadores de carroçarias. Este programa, denominado Conversions2Go, contempla soluções à medida, de elevada qualidade, que constam dos preçários da própria Opel. O leque é muito abrangente, cobrindo todos os segmentos de mercado, e está concebido para ir ao encontro das mais variadas actividades.
Consoante os diferentes perfis de actividade dos seus clientes, a Opel propõe três abordagens distintas:
1. Soluções de fábrica. A Opel produz as variantes mais comuns tais como caixas basculantes, miniautocarros, ‘crew vans’ e caixas fechadas. No processo de venda, que começa com a escolha do modelo, tudo decorre através do contacto com um único consultor da Opel. Os clientes beneficiam das habituais vantagens da marca, como a garantia plena do fabricante e os serviços de Pós-venda.
2. Conversions2Go. A Opel fornece o veículo-base, cabendo a um dos parceiros especializados certificados a realização da transformação. Estas conversões e a instalação de equipamentos opcionais abrangem uma lista longa, começando com o Vívaro com sistemas Sortimo ou Bott. A Opel gere a venda destas variantes transformadas. As vantagens oferecidas são:
• Maior diversidade de modelos incluídos nas listas de preços da Opel;
• Proximidade com a marca - um único ponto de contacto;
• Garantias da Opel para o veículo-base e do transformador certificado para a conversão efetuada. Ambas as garantias são equivalentes, bem como a prestação de serviços Pós-venda;
• ‘Value for money’ e menor custo total de utilização.
3. Conversões adicionais certificadas. Para ir ao encontro de necessidades ainda mais específicas de algumas actividades, a Opel firmou colaborações com transformadores adicionais. Nestes casos, o cliente mantém contacto com a Opel e com a empresa que efetua a conversão, com o objectivo de definir em detalhe o trabalho a realizar. Estas empresas são certificadas pela Opel mediante a aprovação de um engenheiro da Alemanha, que avalia o cumprimento das normas estabelecidas pela Engenharia da Opel. Um dos requisitos para esta certificação é a garantia oferecida, equivalente à da Opel. Além disso, o transformador assume o seguro do produto e o fornecimento de peças de substituição pelo período de 12 anos a contar da entrega do veículo novo ao cliente.
A Opel tem parcerias com empresas que são líderes no ramo da construção de carroçarias e conversões, reconhecidas por investirem em pesquisa e desenvolvimento de produtos de elevada qualidade. A marca de Rüsselsheim colabora com especialistas prestigiados como Bott, Store Van, Gruau, Lamberet, Oberaigner, Snoeks, Scattolini, City Box, Coolingvans e Sortimo.
Há dois anos estavam disponíveis cerca de 160 transformações certificadas pela Opel em nove países europeus. Hoje o catálogo contempla mais de 800 conversões, à disposição num total de 27 países. A variedade de conversões e de parceiros cresce a bom ritmo. E, além destas, a Opel ainda dá a possibilidade, num determinado mercado, de criar veículos específicos únicos com base nos seus modelos. A organização de vendas desse país prestará o apoio necessário nestes casos.
«A colaboração entre a Opel e os seus parceiros certificados produz resultados positivos para ambas as partes. Especialmente beneficiados são os nossos clientes, que acedem a produtos feitos à medida por especialistas, com aprovação técnica da Engenharia da Opel, através de um único ponto de contacto», explica o Director de Veículos Comerciais da Opel/Vauxhall, Steffen Raschig.
PR