40 anos de IVECO Daily

19 julho 2018
10min.

O modelo Daily, actual detentor do título de “Van do Ano Internacional 2018” através das suas propostas sustentáveis da família Daily Blue Power, celebra o seu 40º Aniversário.

IVECO Daily 1978 1a geração
IVECO DailyBluePower 2017 4a geração
IVECO Daily 1999 2a geração
IVECO Daily 2014 3a geração

IVECO Daily 1978 1a geração

O IVECO Daily está a comemorar o seu 40º aniversário, período em que tem vindo regularmente a ultrapassar os limites da inovação, da versatilidade e da eficiência no sector dos veículos comerciais ligeiros. Desde que foi lançado em 1978, introduziu inovações que mudaram a indústria: a adoção de um chassis derivado de uma estrutura usada nos veículos pesados, a tração traseira e suspensão dianteira independente, a introdução da tecnologia common rail em 1999 – uma estreia mundial – ou do avançado Programa Electrónico de Estabilidade, para ajudar na regulação da maneabilidade em condução e travagem.

Ao longo dos anos desde o seu lançamento, o Daily integrou constantes evoluções para ir ao encontro das necessidades dos clientes, permanecendo sempre fiel ao seu ADN. Tem sido líder da indústria através das suas tecnologias eficientes e amigas do ambiente, exigências que se tornaram cada vez mais críticas no sector dos transportes. À data, lidera a indústria no domínio da sustentabilidade através do conceito original Daily Blue Power, uma família de veículos que liberta os operadores de transportes dos constrangimentos das normas ambientais mais rigorosas, tendo, por isso, sido galardoado com o título de “Van do Ano Internacional 2018”.

Os mais de 3 milhões de unidades Daily, fabricados em 3 continentes e que percorrem as estradas de 110 países, são fruto da popularidade dessa família e da excepcional capacidade de adaptação para ir ao encontro das necessidades específicas dos nossos clientes em todo o mundo.

Pierre Lahutte, Presidente da Marca IVECO, comentou: “Estamos, este ano, a comemorar um marco importante na vida do Daily, uma família de veículos que tem estado à frente da indústria logo desde que surgiu, estando há 40 anos a liderar a transição do sector rumo a um transporte sustentável. Ao longo da sua longa história, o Daily tem desfrutado de um enorme sucesso, aplaudido pelos operadores de transportes e pelos especialistas da indústria, conquistando inúmeros prémios em todo o mundo. É uma família de veículos que olhou sempre para o futuro e que tem sabido como antecipar as necessidades dos nossos clientes, mantendo-se fiel aos seus valores fundamentais de versatilidade, fiabilidade e eficiência, sendo sempre o parceiro ideal para os negócios dos nossos clientes e para uma sustentabilidade ambiental."

Hoje o Daily é um veículo na vanguarda da indústria, com um sucesso construído sobre os seus históricos pontos fortes que fazem parte do seu ADN, nomeadamente a estrutura única que compõe o seu chassis, dando-lhe as reconhecidas características de robustez e versatilidade. A estrutura de carga em forma de “C”, com secções cruzadas em aço especial, traduz-se na melhor base para o trabalho das empresas carroçadoras/transformadoras, adaptando-se às mais diversas missões, incluindo-se veículos de características especiais, como sejam as autocaravanas, veículos para transportes específicos, de recolha de resíduos, veículos basculantes, guindastes, serviços públicos, camiões de reboque ou ambulâncias, entre outros. O modelo viu-se reconhecido pelas suas características originais, tais como sejam a tracção às rodas traseiras e através de uma versão 4x4.

Disponibiliza a mais ampla gama de propostas da indústria, variando dos 3,3 até às 7,2 toneladas de peso bruto e permitindo de 7,3 a 19,6 m3 de volumes de carga. As suas avançadas características recorrem à tecnologia para empurrar os limites da performance, para elevar o conforto para um novo patamar, disponibilizar maior conectividade e reduzir o seu Custo Total de Propriedade (TCO), refletindo o seu Instinto de Negócio e, assim, tornando-se no seu parceiro de negócios perfeito.

Através da família Blue Power, o modelo lidera o caminho da sustentabilidade, antecipando o futuro com o bloco diesel mais avançado e tecnologias de tracção alternativas: o Daily Euro 6 RDE 2020 Ready, o primeiro VCL apto a enfrentar as exigências da regulamentação “2020 Real Driving Emissions”; o Daily Hi-Matic Natural Power, o primeiro veículo a GNC dotado de uma caixa automática de 8 velocidades do sector VCL; e o Daily Electric de zero-emissões. Esta família oferece a solução perfeita para entregas ilimitadas em missões urbanas e suburbanas, podendo operar 24 horas por dia nos centros das cidades, nomeadamente as que contam com os mais rigorosos regulamentos em termos de redução de ruído e de emissões.

 40 anos de estreias na indústria, definindo novos standards

• 1978: o Daily original é uma van com 17 m3 de área de carga e 210 cm de altura interior – o primeiro na indústria – contando com um motor diesel de 2,5 litros.

• 1984: a família vê-se ampliada com a chegada do primeiro Daily 4x4.

• 1985: a TurboDaily é o primeiro veículo comercial ligeiro a introduzir a tecnologia turbodiesel.

• 1992: a primeira unidade sai da linha de montagem de Valladolid (Espanha)

• 1996: a oferta Daily é alargada, agora com uma escolha entre dois motores: o turbodiesel de 2,5 litros e um motor bloco de 2,8 litros, mais potente.

• 1998: surge o ECODaily, o primeiro VCL equipado com um motor a Gás Natural Comprimido (GNC).

• 1999: chega ao mercado a 2ª geração Daily, vendo-se de imediato coroada como “Van do Ano 2000”, sendo o primeiro veículo da indústria a introduzir a tecnologia common rail.

• 2000: início da produção no Brasil, para além do seu fabrico em Suzzara.

• 2004: a família Daily cresce de novo, com uma proposta mais potente decorrente de um motor turbodiesel de 3,0 litros que atinge 176 cv. Neste mesmo ano inicia-se a produção do Daily também na China.

• 2006: novo design e introdução do ESP (Programa Eletrónico de Estabilidade), com um importante contributo para a maneabilidade da direção e em travagem.

• 2009: a já ampla gama passa a incluir uma versão de 7 toneladas, ano em que também é lançado o inovador Daily Electric.

• 2010: o Daily atinge a marca de 2 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.

• 2014: é lançada a 3ª geração Daily que é, imediatamente, coroada com o título de "Van do Ano 2015”. Provocando uma revolução no mercado, recolhe inúmeros prémios em todo o mundo. Na sua vasta gama inclui-se o novo Daily Hi-Matic, proposta caracterizada pela exclusiva transmissão automática de 8 velocidades da IVECO, exclusiva no segmento, tornando-se, imediatamente, num best-seller.

• 2016: assente nos sucessos já alcançados, o Daily Euro 6 eleva ainda mais a fasquia em termos de performance, fruto de um leque de recursos avançados, nomeadamente o sistema Intelligent EcoSwitch PRO, que reduz automaticamente o binário sempre que necessário e sem intervenção do condutor, reduzindo os consumos sem comprometer a produtividade. Esta proposta também introduz um novo nível de conectividade, através da revolucionária app BUSINESS UP.

• 2017: a família sustentável Daily Blue Power chega ao mercado com uma oferta única de 3 tecnologias: elétrica, a gás natural e a mais avançada tecnologia diesel do mercado, que vai já ao encontro das futuras normas de emissões em condução real, a aplicar em 2020 (“2020 Real Driving Emissions”), ou seja 3 anos antes da sua implementação. É, também, coroada de "Van do Ano 2018".

 

Daily: 40 Anos de um sucesso amplamente premiado

 

A família Daily tem vindo a colecionar inúmeros galardões ao longo da sua história, culminando nos que têm vindo a preencher a vitrina, atribuídos à sua mais recente geração:

• Van do Ano Internacional 2015 (Europa)

• Melhor KEP Transporter 2015 (sector dos Correios, Entregas Expresso & Encomendas - Alemanha)

• Prémio Inovação / KEP Transporter 2015 – Daily Hi-Matic (sector dos Correios, Entregas Expresso & Encomendas - Alemanha)

• Prémio Inovação Europeia 2016 – Daily Hi-Matic (sector de Caravanas - Europa)

• Melhor Veículo Comercial 2016 (Chile)

• Melhor Veículo Comercial até às 3,5 ton. 2016 (Alemanha)

• Furgão Grande do Ano 2017 (Prémios What Van? - Reino Unido)

• Prémio Nacional de Transporte 2017 (Espanha)

• Comercial Sustentável do Ano 2017 – Daily Electric (Itália)

• Minibus Internacional do Ano 2017 – Daily Tourys (Europa)

• Comercial Sustentável do Ano 2018 – Daily Hi-Matic Natural Power (Itália)

• Van do Ano Internacional 2018 – Daily Blue Power (Europa)

• Van do Ano China 2018 – China Daily van (China)

• Van do Ano 2018 – Daily Blue Power (Associação de Jornalistas Automóveis da Dinamarca)

• Melhor Veículo 2018, em 3 categorias: transporte até às 3,5 tons, acima das 3,5 tons, e minibus (Prémios ETM Verlag Readers’ Choice - Alemanha)

 

 PR

 

 


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.