Comerciais PSA revelados

26 junho 2018
53min.

Meses depois da apresentação das versões de passageiros, chegam agora os três comerciais da Peugeot, Citroën e Opel, respectivamente: Partner, Berlingo e Combo. Saiba tudo!

Opel Combo
Peugeot Partner
Novo Citroën Berlingo Furgão - 06

Opel Combo

O Groupe PSA, líder europeu no mercado de Veículos Comerciais Ligeiros (VCL), prossegue a ofensiva com a renovação da sua gama de pequenos furgões. Após a renovação dos furgões médios em 2016, segue-se nova etapa na modernização das ofertas VCL.

O Groupe PSA pretende consolidar a sua posição de líder do mercado dos pequenos furgões na Europa – quota de 30% em 2017 – propondo aos seus clientes atuais e futuros uma nova geração dos modelos Peugeot Partner, Citroën Berlingo e Opel/Vauxhall Combo.

Este programa comum é desenvolvido com base na plataforma EMP2 e integra, pela primeira vez, o fabrico de modelos Opel e Vauxhall. Esta nova geração de modelos será produzida nas unidades fabris de Mangualde (Portugal) e Vigo (Espanha). Para acompanhar as ambições comerciais desta renovada oferta, foi constituída uma terceira equipa em Mangualde (225 contratações) e uma quarta em Vigo (900), que estão em operação desde Abril e Junho, respectivamente. Colocando-se ao mais alto nível de desempenho do Groupe PSA, estas duas fábricas do Polo Industrial Ibérico introduziram alterações profundas para acomodar os novos modelos.

Estes novos modelos irão propor aos clientes conteúdos inéditos, especialmente projectados para ir ao encontro das suas utilizações no quotidiano ou em situações excepcionais, oferecendo-lhes maiores níveis de segurança (ajudas à condução e às manobras, etc), de conforto (regulações lombares, tratamento acústico, etc) e de funcionalidade (maior cabina, carga útil reforçada, maior comprimento de carga, pack chantier, etc).Para abranger todas as utilizações dos profissionais, com estes novos modelos o Groupe PSA oferece, actualmente, uma ampla variedade de silhuetas, combinando diversas variações de carga útil (650 a 1000 kg), dois comprimentos (4,40 e 4,75 metros), número de lugares (2, 3 e 5) e de equipamento (cargas longas, abertura superior na carroçaria, melhor iluminação na área de carga, tomada 220V, etc).

Estes veículos serão comercializados numa centena de países, estando a abertura de encomendas, na Europa, agendada para Setembro. Philippe Narbeburu, Director da Business Unit de Veículos Comerciais, explica: “Esta nova geração de pequenos comerciais marca uma nova etapa na renovação da nossa gama. A nossa oferta é moderna, os nossos veículos eficientes e projectados para ir ao encontro das expectativas de utilização dos nossos clientes, proporcionando-lhes uma experiência cliente exclusiva. Queremos consolidar a nossa liderança na Europa e continuar a exportar o nosso ‘savoir-faire’ para outros continentes.”

Esta é a 3ª geração dos Peugeot Partner e Citroën Berlingo e a 5ª geração do Opel Combo. Em 2017, o Groupe PSA comercializou 658.000 veículos comerciais (e derivados VP) em todo o mundo, registando um crescimento de 16%. Com uma quota de mercado superior a 20% em 2017, o Groupe PSA foi, no cômputo de todos os segmentos, líder na Europa no mercado dos veículos comerciais.

Opel Combo

Opel Combo

A Opel revelou o seu novo modelo comercial Combo, sublinhando que esta quinta geração está mais multifuncional, espaçosa e tecnológica do que nunca. O novo Combo Cargo foi desenvolvido com a ambição de garantir máxima eficiência e, simultaneamente, o menor custo de utilização neste segmento de mercado. Isso foi alcançado com recurso a uma arquitectura completamente nova, a avançadas medidas de ‘packaging’ e a tecnologias sofisticadas, o que resultou num enorme passo em frente face ao modelo anterior.

Com estreia mundial agendada para o Salão de Veículos Comerciais IAA de Hannover, a 19 de Setembro de 2018, o novo Combo surge com uma gama ampla de escolhas, incluindo uma variante curta, de 4,4 metros de comprimento, uma variante longa, de 4,75 metros - ambas com opção de cabina com dois ou três lugares à frente - e uma ‘crew cab’ espaçosa para cinco ocupantes.

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O novo transportador compacto da Opel também supera grande parte dos seus concorrentes principais em matéria de volume de carga, com 4,4 metros cúbicos, bem como de tara, com 1000 kg, e de comprimento de carga, com um total de 3,440 metros. Um argumento decisivo para muitos utilizadores profissionais será o facto de no compartimento de carga a distância entre as cavas das rodas deixar espaço suficiente para euro paletes. Sublinhe-se que mesmo a versão curta do Combo consegue carregar duas destas paletes em simultâneo. Por outro lado, a escotilha do tejadilho permite transportar objectos muito longos. Inédito no segmento é o indicador de excesso de carga1. Com um simples toque numa tecla o utilizador fica a saber se o carregamento que acabou de fazer excedeu o limite do veículo.

O reforço do lado tecnológico é um dos maiores destaques da nova geração Combo. O novo comercial da Opel oferece uma série de 19 sistemas de assistência que facilitam, como nunca, a condução, as manobras e o transporte de mercadorias. A Câmara Traseira Permanente2 actua como um espelho retrovisor ‘digital’, solucionando a típica falta de visibilidade para trás dos furgões. Para eliminar o ângulo cego do lado do passageiro, o Combo possui uma segunda câmara instalada no espelho retrovisor direito. Os Sensores de Flanco são outra novidade, ajudando o condutor a perceber se há pilares, barreiras, paredes ou outros veículos suscetíveis de dificultar as manobras.

Os profissionais que precisam de se deslocar a locais de trabalho com acessos mais difíceis, com lama, areia ou neve, podem escolher equipar o Combo de tração à frente com o sistema electrónico de controlo de tração IntelliGrip e com um ‘pack’ que inclui suspensão elevada em 30 mm, molas especiais progressivas atrás, barras estabilizadoras mais ‘duras’ à frente e atrás, e pneus de perfil mais alto.

No que diz respeito a informação e entretenimento, a Opel disponibiliza sistemas compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto, incluindo uma versão com navegação integrada. 

Transportador multifuncional com capacidade de carga de um veículo maior

Desde 1987, as quatro gerações Combo afirmaram-se inequivocamente pela funcionalidade e pelas dimensões exteriores compactas. O primeiro modelo assentava numa base Kadett; os dois seguintes nasceram a partir do Corsa; e o quarto surgiu de uma parceria com a Fiat. Agora, a quinta geração é resultado de um desenvolvimento feito a partir de uma arquitectura completamente nova no seio do Groupe PSA, o líder incontestado do mercado europeu de veículos comerciais. Assim, não constitui surpresa o facto de o novo Combo ter argumentos que lhe dão entrada direta no grupo muito restrito de veículos mais competentes nesta área tão competitiva.

O Opel Combo está disponível em várias variantes que se ajustam a múltiplas aplicações:
· a versão de chassis curto mede 4,40 metros de comprimento, com uma distância entre eixos de 2,785 metros; a tara alcança 1000 kg e o volume do compartimento de carga vai de 3,3 a 3,8 metros cúbicos, sendo possível transportar mercadorias até 3,090 metros de comprimento. Para objectos ainda mais longos o Combo pode ter uma escotilha de tejadilho que suporta pesos até 100 kg num ângulo que evita a necessidade de ter portas traseiras abertas.
· a versão de chassis longo, com distância entre eixos de 2,975 metros e capacidade de carga de 4,4 metros cúbicos consegue transportar objetos até 3,440 metros de comprimento.

Outra vantagem importante é o plano de carga baixo, de apenas 557 milímetros, e a ampla abertura da boca de carga. O Combo tem distância entre cavas das rodas suficiente para permitir a um empilhador carregar duas euro paletes, mesmo na versão de chassis curto. Para fixar devidamente todo o tipo de mercadorias, existem seis olhais no piso e, em opção, outros quatro nos flancos, a meia altura.

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Uma das inovações do novo Combo é o indicador de excesso de carga. O sistema avalia automaticamente o peso a bordo do veículo assim que o condutor põe o motor em marcha. Em alternativa, é possível obter a mesma medição através de uma tecla. Acende-se uma luz branca se o peso ultrapassar 80% da tara e uma luz vermelha se o limite for excedido.

O Opel Combo da quinta geração também disponibiliza uma variante ‘Crew Cab’ destinada a transportar cinco pessoas e equipamento num compartimento traseiro separado. Quando necessário, os bancos traseiros podem ser rebatidos e o separador de carga avançado até às costas dos bancos dianteiros. Esta divisória possui uma abertura que permite carregar objetos longos.

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Tecnologia inédita e conforto de automóvel de passageiros

O novo Opel Combo é um ‘comercial’ versátil que sobressai com conteúdo tecnológico inédito e um nível de conforto herdado directamente da variante de passageiros Life, comparável ao de um automóvel.
Dispositivos inovadores neste segmento como a Câmara Traseira Permanente dão um contributo decisivo para uma utilização mais confortável e segura. Quem alguma vez conduziu um veículo comercial sem janelas sabe avaliar o desafio de uma manobra de marcha-atrás com auxílio apenas dos espelhos retrovisores laterais. No novo Combo, esta tarefa está muito mais facilitada graças a uma câmara traseira que projecta a área que está atrás do veículo no ecrã do topo da consola central. O sistema mostra linhas que ajudam a guiar a manobra em marcha-atrás. A imagem permanece no ecrã quando o veículo avança, mostrando o que está para trás a uma distância entre quatro e 30 metros, funcionando, assim, como um ‘retrovisor digital’. O Combo pode ter uma segunda câmara, instalada no retrovisor exterior do lado do passageiro, que é acionada sempre que se liga o indicador de mudança de direcção para a direita, desta forma eliminando o ângulo cego desse lado.

O modelo comercial do Combo pode ser equipado com os mesmos sistemas modernos de assistência que equipam o modelo de passageiros Combo Life. A oferta é inédita no segmento e inclui:

· Alerta de Colisão Dianteira Iminente com deteção de peões e Travagem Automática de Emergência3;
· Sistema de Manutenção de Faixa;· Controlo de Estabilidade em Descidas;
· Adaptação Inteligente de Velocidade;
· Programador de Velocidade Automático;
· Alerta de Fadiga do Condutor;
· e Reconhecimento de Sinais de Limite de Velocidade.

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Do conjunto completo de tecnologias disponibilizadas pelo novo Opel Combo fazem parte ainda os sistemas de informação e entretenimento da mais recente geração. O Radio Multimedia e o Navi Pro Multimedia permitem a integração de ‘smartphones’ através de Apple CarPlay e Android Auto, facultando controlos no ecrã táctil de oito polegadas situado no topo da consola central. O sistema de navegação integrado no topo de gama Navi Pro Multimedia contém mapas da Europa e recebe alertas de trânsito via TMC (Traffic Messaging Channel).

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E, como o conforto não tem necessariamente de estar dissociado do trabalho, o novo Opel Combo pode ser equipado com bancos dianteiros aquecidos e volante aquecido - outraestreia no segmento. O ar condicionado pode ter controlo bizona.

Tal como na versão de passageiros Combo Life, o Opel Combo oferece à escolha uma gama de motores e transmissões especialmente eficientes. Com capacidade de carga referencial, níveis de conforto semelhantes aos de automóveis de passageiros e infoentretenimento completo, o novo Opel Combo é o ‘comercial’ multifuncional ideal que pode servir para bastante mais do que o trabalho.

Citroën Berlingo

Novo Citroën Berlingo Furgão - 06

Lançado em 1996 e com uma produção que ultrapassa já 1,5 milhões de unidades, o icónico comercial Citroën Berlingo, destinado aos profissionais, cede agora o lugar à 3ª geração. O novo furgão Berlingo concretiza um salto geracional em termos de estilo e equipamento. Robusto e em total coerência com a identidade da marca, o novo modelo reforça as suas prestações ao serviço do conforto e da modularidade. Concebido para se adaptar a todo tipo de serviços e ofícios, o Berlingo apresenta-se em duas dimensões, M ou XL, e posiciona-se ao nível das expectativas dos clientes com as 2 versões designadas “Worker” e “Driver”, que diferem pela sua filosofia e tipo de utilização, através da sua distância ao solo, nível de equipamentos ou protecções.

Eficaz graças à sua grande capacidade de carga, facilidade de acesso e diferentes configurações do interior, com habitáculo Extenso® ou alongado, é o parceiro ideal para todos os profissionais. O novo Citroën Berlingo beneficia de uma nova plataforma para uma melhor facilidade de manobra, mais conforto e segurança. Rompendo com as normas do seu segmento, adopta 20 tecnologias de ajuda à condução e 4 tecnologias de conectividade, assim como motorizações de última geração, tais como o novo Diesel 1.5 BlueHDi, o bloco a gasolina 1.2 PureTech ou a caixa de velocidades automática EAT8.

Em 2017, a quota de mercado da Citroën no mercado europeu de veículos comerciais foi de 9,7%, tendo-se posicionado no segundo lugar do respetivo pódio, com mais de 72.000 unidades vendidas. Esta liderança é ainda mais forte no sub-segmento dos pequenos furgões, no qual a Citroën foi sempre a referência em termos de liderança e inovação ao apresentar silhuetas que se tornaram míticas, como o 2CV, o C15 e o Berlingo, bem como o primeiro Diesel na classe, a primeira célula de carga integrada integrada na estética do veículo e o primeiro modelo com 3 lugares à frente. Herdeiro deste rico legado, o novo Berlingo Furgão marca a renovação de um best-seller.

Modelo de referência do “sentido prático” para os profissionais, o Citroën Berlingo é o principal modelo do seu segmento, que soube inovar ao longo dos tempos. Desde o seu lançamento, foram produzidas mais de 1,5 milhões de unidades em todo o mundo, das quais 1,3 milhões na Europa (mais de 470.000 em França). Pleno de ambição, o novo Berlingo pretende prosseguir no caminho do sucesso com esta 3ª geração.

01 - Um modelo icónico com personalidade forte e moderna

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Na Citroën, a história da fourgonnette (ou pequeno furgão) começa em meados do século XX. O Berlingo resulta de uma longa linhagem iniciada em 1950. Nesse ano é apresentado o célebre 2 CV fourgonnette, versão 100% comercial do famoso 2CV. O pequeno furgão compacto dava então os seus primeiros passos com todas as vantagens de um modelo prático e económico que viria a ser um dos mais bem sucedidos da sua categoria.

A Citroën, criadora da silhueta de célula de carga integrada, prossegue aqui a sua história com um furgão mais moderno que nunca. O novo Berlingo oferece, a todos os profissionais, uma morfologia única e um estilo robusto.

De perfil, as linhas jogam o trunfo da protecção e da fluidez, mantendo um verdadeiro equilíbrio, seja qual for o comprimento do veículo escolhido. As linhas laterais colocam ênfase nas grandes portas de correr, que sugerem o lado prático através de numerosas possibilidades de ordenamento e transporte e reforçam a generosidade em termos do volume interior. A sua silhueta de linhas fluidas é marcada pelos flancos trabalhados, enquanto, na traseira, o furgão mantém o aspeto funcional e o van spirit com as suas ópticas verticais e ostenta o monograma Berlingo.

A bordo, surge, agora, um habitáculo totalmente renovado. O caderno de encargos das equipas do Estilo Citroën era simples: no coração de um segmento muito marcado pelas expectativas de sentido prático, havia que renovar todas as regras do Berlingo precedente em termos de design e de funcionalidade, para oferecer o melhor compromisso aos seus novos clientes. Plenamente inspirado no programa Citroën Advanced Comfort®, o novo Berlingo Van recebe, assim, um tablier moderno e cuidado, com uma implatação ergonómica totalmente desenvolvida na horizontal.

O posto de condução beneficia de um painel de instrumentos moderno, volante multifunções e Head-up display a cores (consoante as versões). Procurando um verdadeiro sentimento de robustez, o novo Berlingo conta com uma apresentação cuidada ao nível do posto de condução, consola central, painéis das portas e bancos. A montagem e os revestimentos são robustos e adaptados a uma utilização profissional. Além disso, o habitáculo do novo Berlingo Furgão apresenta o piso revestido com tapetes TPO, facilmente laváveis, enquanto ao nível do espaço de carga pode dispor, em opção, de piso em madeira antiderrapante, oferecendo uma melhor proteção.

§  O novo Citroën Berlingo apresenta uma atitude robusta e protectora. Adota uma morfologia diferente com um pára-brisas avançado e uma projecção dianteira mais curta, graças, nomeadamente à adopção, na secção dianteira, da plataforma EMP2 que permite uma projecção mais curta na dianteira do veículo.

§  Uma frente específica que garante mais proteção no dia a dia, e coerente com a identidade da marca Citroën e do seu irmão maior Jumpy.

§  Uma silhueta de linhas fluidas marcada pelos flancos trabalhados, e uma traseira com aspecto funcional.

§  Um interior pensado para os profissionais, que junta robustez e conveniência, e onde se destaca um tablier fluido que integra diversas tecnologias úteis a bordo.

02 - Conforto das soluções «à medida»: um comercial talhado para todo o tipo de utilização

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“Inspired by Pro” para ser o parceiro ideal dos profissionais, o novo Citroën Berlingo explora os seus pontos fortes e oferece uma solução adaptada a cada ofício ou função.

§  Aposta tudo no “feito por medida” e é proposto em duas dimensões: tamanhos M e XL, com 4,40m e 4,75m, respetivamente.

§  Posiciona-se ao nível das expectativas dos clientes, apresentando duas versões específicas, “Worker” e “Driver”, que diferem entre si pela sua filosofia e tipo de utilização.

§  Polivalência e modularidade, através de um habitáculo Extenso® para 3 pessoas (1ª fila de bancos), e um habitáculo alongado e modulável, permitindo transportar até 5 passageiros (2 filas de bancos).

§  Oferece a concepção mais inteligente para facilitar o dia-a-dia, com uma excelente acessibilidade traseira graças às duplas portas traseiras batentes, portas laterais de correr, diversos espaços de arrumação úteis no quotidiano, bem como uma ampla capacidade de carga útil (até 1.000 kg), mantendo sempre a mesma largura entre as cavas das rodas por forma a poder carregar diretamente até 2 europaletes.

Pensado, desde o início da sua concepção, para proporcionar conforto interior, o novo Berlingo faz provas da sua utilização prática. Generoso na comodidade e conveniência, dispõe, à frente, de diversos espaços de arrumação para colocar e guardar todos os objectos do quotidiano, dos mais pequenos (canetas, moedas) aos maiores (computador de 15’’, pastas).

No total, são113 litros de espaços de arrumação, graças a: gaveta sob o banco, porta-luvas superior Top Box, possível graças à colocação do airbag do passageiro no tejadilho, no compartimento Airbag in Roof, porta-luvas inferior, prateleira no teto (por cima da zona da cabeça), múltiplos locais para colocação de objectos, recipientes das portas ou porta copos. E, para responder às necessidades profissionais, estão acessíveis a bordo 2 entradas USB, 2 tomadas de 12V e 1 tomada de 220V.

03 – O conforto de um furgão 

Perfeitamente actualizado no seu tempo, o novo Berlingo nada fica a dever aos automóveis de uso particular. Oferece um verdadeiro conforto em andamento e uma excelente segurança:

§  Um conceito de ligações ao solo que beneficiam do melhor savoir-faire da Citroën ao serviço do conforto.

§  Uma nova plataforma pensada para proporcionar a resposta mais adequada: recorrendo ao melhor savoir-faire, o modelo vê reforçadas as suas prestações com a adopção da plataforma EMP2 na secção dianteira, que propicia uma utilização mais fácil e a inclusão de tecnologias.

§  Um nível tecnológico fora do comum no segmento com a integração de 20 ajudas à condução que facilitam a vida, tais como indicador de excesso de carga e Surround Rear Vision, inéditos entre o conjunto de todos os segmentos VC, Head-up display a cores, travão de estacionamento eléctrico, regulador de velocidade adaptativo com função Stop, Active Safety Brake e 4 tecnologias de conectividade, incluindo Citroën Connect Nav e recarga sem fios para smartphone.

Motorizações de última geração

Esta 3ª geração do comercial Berlingo beneficia de um comportamento em estrada dinâmico e oferece aos clientes profissionais uma melhor qualidade de condução, bem como custos de utilização optimizados. As evoluções resultam da junção de uma nova plataforma leve com motorizações de última geração e eficientes em termos de consumos e emissões de CO2.

O novo Berlingo adota os blocos 1.2 PureTech a gasolina e 1.5 BlueHDi a gasóleo, adaptados a todos os tipos de utilização, urbanos e extra-urbanos. São motorizações cada vez mais amigas do ambiente, que oferecem performances de primeiro nível, bem como consumos reais controlados.

O novo Berlingo beneficia, igualmente (consoante os motores), de uma caixa automática de 8 velocidades de nova geração (EAT8), com claras vantagens em termos de prazer de condução em todas as situações. Concebida e desenvolvida em colaboração com o especialista japonês Aisin, esta caixa automática “Efficient Automatic Transmission” de 8 velocidades (com patilhas no volante, para possibilitar passagens de caixa de forma manual), apresenta-se simultaneamente intuitiva e fluida. Oferece, no dia a dia, um conforto de utilização e um maior prazer nas passagens de caixa graças à otimização das permutas de binário entre o motor e a caixa, com as 2 relações suplementares a permir a redução dos saltos nas rotações entre cada passagem.

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§  Gama a gasolina 1.2 PureTech: (consoante os mercados)

- PureTech 110 S&S CVM6

- PureTech 130 S&S EAT8* disponível a partir do segundo semestre de 2019

§  Gama Diesel 1.5 BlueHDi: (consoante os mercados)

- BlueHDi 75 CVM

- BlueHDi 100 CVM

- BlueHDi 100 S&S CVM

- BlueHDi 130 S&S CVM6 ou EAT8

 

Peugeot Partner

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Juntar o útil ao agradável, ir para a estrada todos os dias com o mesmo entusiasmo, op timizar o tempo, garantir segurança e proporcionar uma robustez a toda a prova. Eis o que a Peugeot propõe aos profissionais, com a chegada do novo Peugeot Partner ao mercado dos veículos comerciais.

Equipado de série com o Peugeot i-Cockpit®, inédito nesta categoria, o novo Peugeot Partner representa uma nova experiência de condução num ambiente  que favorece um elevado nível de produtividade. A Peugeot revoluciona, assim, o segmento dos pequenos furgões com uma abordagem eficaz, mais dinâmica e mais generosa que representa a aliança perfeita entre a versatilidade de utilização e o prazer de condução que está no ADN da marca. Com um desenho enérgico, prático e elegante, o novo Peugeot Partner dispõe de uma oferta inédita de ajudas à condução, ao mesmo nível das berlinas mais recentes.

Duas inovações mais importantes e inéditas surgem nesta geração: o indicador de excesso de carga e o Surround Rear Vision, sistema que permite ver os ângulos mortos através de uma câmara. Com dimensões que se inserem perfeitamente no segmento, um elevado conforto ou ainda uma célula de carga mais prática e modulável que nunca, o novo Partner é um verdadeiro escritório móvel, estimulante e sem sensações de stress. Todos os profissionais poderão encontrar a configuração que lhes permitirá trabalhar eficazmente, destacando-se a versão Grip como resposta às necessidades de prestações robustas em todas as circunstâncias, e a versão Asphalt para os que já não contam o tempo que passam a bordo do seu veículo.

O novo Peugeot Partner reforça a ambição de empreendedorismo, a capacidade de acção dos utilizadores e permite ir além do que parecia impossível.


Conteúdos inéditos no segmento dos veículos comerciais

NOVO PEUGEOT PARTNER 06

O habitáculo do novo Peugeot Partner surpreende pelos elevados padrões do seu interior, até agora um privilégio dos modelos particulares. Apresenta-se equipado de novas tecnologias úteis e particularmente inovadoras, que favorecem uma condução estimulante, instintiva e segura. 

“O novo Peugeot Partner renova 20 anos de história de robustez e de qualidade comprovadas pelos profissionais. Após o sucesso dos nossos últimos lançamentos, a nossa ofensiva SUV com os Peugeot 2008, 3008 e 5008, e na linhagem do novo Peugeot Rifter, tinha chegado a hora de concebermos a nossa visão do veículo comercial com a mesma ambição: agitar o mercado com equipamentos inovadores e inéditos. É assim que o emblemático Peugeot i-Cockpit®, amplamente elogiado pelos nossos clientes, integra o equipamento de série do novo Peugeot Partner. Como um topo de gama de valor seguro, o novo modelo conjuga prazer e comodidade ao serviço do seu utilizador.”Jean-Philippe Imparato, Director Geral da Peugeot.

Peugeot i-Cockpit®: Estreia absoluta em veículos comerciaisNOVO PEUGEOT PARTNER 02

Já presente em mais de 4.000.000 de unidades, o Peugeot i-Cockpit® equipa, pela primeira vez, um veículo comercial ligeiro. 
Mais que uma nova funcionalidade, o Peugeot i-Cockpit® afirma-se como uma exigência para os profissionais que procuram novas ferramentas que lhes permitam incrementar a qualidade do seu desempenho no trabalho. O sistema, exclusivo da Peugeot, proporciona uma condução intuitiva graças a uma ergonomia otimizada, conjugando conforto e segurança através de:


• Um volante compacto de dois braços para uma melhor aderência e maneabilidade: manobras mais rápidas e menos cansativas e um prazer uniforme.

• Um painel digital head-up display situado no campo de visão do condutor, que permite ler as informações essenciais sem tirar os olhos da estrada: uma garantia de segurança e de conforto.

• Um ecrã táctil capacitivo de 8‘’ situado ao centro do tablier e orientado na direcção do condutor, com acesso directo e permanente às principais funções de conforto: rádio, navegação, parâmetros do veículo, telefone, etc.

Surround Rear Vision: Dominar o ambiente

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Já não será mais preciso escolher entre a protecção do conteúdo do veículo e a visibilidade. Este sistema inovador constitui uma preciosa ajuda à condução e reproduz a visualização nas imediações da viatura. Deste modo, o condutor beneficia de uma melhor visibilidade exterior em todas as zonas do seu veículo, o que facilita a condução e as manobras. 

O novo Peugeot Partner está equipado com duas câmaras, uma situada na base do retrovisor lateral do passageiro e outra no topo das portas traseiras assimétricas, totalmente chapeadas. Estas câmaras permitem: 
• Uma vista lateral, do lado do passageiro, que evita os ângulos mortos; 

• Uma vista traseira, para facilitar as manobras em armazéns, em zonas com muitos obstáculos (locais de obras/estaleiros), ou mesmo no meio urbano.

As imagens são apresentadas num ecrã posicionado no local do retrovisor interior para uma visão mais próxima do meio envolvente, reforçando a capacidade de resposta e a segurança.


Indicador de excesso de carga: Organização com total autonomia

Generoso no que respeita à capacidade de carga e volume útil, o novo Peugeot Partner está equipado com um indicador de excesso de carga, uma tecnologia embarcada particularmente inovadora que garante total segurança, em todas as circunstâncias.

O processo é simples e eficaz: a medição do peso é feita de forma automática com o arranque do motor ou pode também ser feita, com carro imobilizado, diretamente na célula de carga através do comando dedicado situado na zona de carga. 

Ao atingir-se 90% da carga total do veículo, acende-se um LED branco no respectivo comando; se for ultrapassado o limite máximo de carga autorizado, acende-se um LED âmbar, complementado por um alerta visual no tablier. 

Ferramenta prática e eficaz, o indicador de excesso de carga é uma garantia de segurança. Ao evitar o excesso de carga, o sistema impede alterações do comportamento em estrada e os riscos associados, como rebentamento de pneus, perda de controlo do veículo, o seu desgaste prematuro, consumos mais elevados ou ainda o risco de multas. 

Inédito e único no Mercado VCL, na totalidade dos seus segmentos, este equipamento está disponível em opção.

Sempre em modo conectado

A lista de equipamentos tecnológicos é impressionante e nunca antes vista no segmento. Com efeito, a lista está ao nível de um SUV Peugeot 3008 e, consoante as versões, inclui: 
• Travão de estacionamento elétrico: Além da maior facilidade de utilização no quotidiano, o espaço libertado pelo travão de mão mecânico pode ser ocupado por um grande espaço de arrumação ou por um lugar de maiores dimensões na versão de 3 lugares

• Cruise Control adaptativo: Mantém a velocidade programada e adapta a distância ao veículo da frente. A paragem total é possível nas versões com caixa automática de 8 velocidades.

• Reconhecimento alargado de sinais de trânsito: Mostra o sinal de trânsito reconhecido e a velocidade máxima detectada é apresentada para adaptar a velocidade do limitador/regulador (cruise control).

• Alerta ativo de transposição involuntária da faixa: corrige a trajetória em caso de desatenção do condutor.

• Alerta de atenção do condutor graças à vigilância por câmara do comportamento do condutor e da análise dos movimentos do volante. Quando é detetada uma diminuição de atenção, é ativado um alerta sonoro e visual.

• Active Safety Brake em caso de deteção do risco de colisão.

• Controlo de estabilidade do atrelado: estabiliza o reboque para neutralizar as oscilações ou, se necessário, fazer abrandar o veículo. 

• Comutação automática das luzes de máximos e de médios.

• A câmara de marcha-atrás Visiopark 180° reconstitui a zona traseira a 180° com possibilidade de apresentação de forma clássica, a 180° (vista de cima) ou zoom, na aproximação imediata do obstáculo.

• Vigilância do ângulo morto, com aviso nos retrovisores exteriores.

• Acesso e arranque mãos-livres.

A conectividade é assegurada por um grande ecrã táctil a cores de 8’’. Posicionado ao alcance da mão e orientado no sentido do condutor, é acompanhado por duas fichas USB, uma entrada tipo Jack, ligação Bluetooth e ainda recarga sem fios para smartphones. O sistema é completado pelo Mirror Screen, compatível com Mirror Link®, Apple Carplay™ e Android Auto™. 

A navegação 3D conectada está associada aos comandos por voz e permite uma busca de pontos de interesse simples e intuitiva. A navegação tem em conta o trânsito em tempo real (TomTom Trafic). Além disso, mostra os parques de estacionamento, estações de serviço e a meteorologia local.
Para reforçar a segurança dos utilizadores, a navegação 3D é acompanhada do Peugeot Connect SOS e Peugeot Assistance. 

• Peugeot Connect SOS: envia um alerta em caso de acidente, faz a geolocalização do veículo e, se necessário, entra em contacto com os serviços de socorro.

• Peugeot Assistance: possibilita ao utilizador entrar em contacto com a assistência Peugeot, que, consoante as informações comunicadas (geolocalização, número de série do veículo, quilometragem e alertas mecânicos enviados pelo computador de bordo), procede ao envio de um veículo de assistência.
Para facilitar o dia a dia dos utilizadores e proporcionar-lhes uma gestão rigorosa do seu veículo em termos de manutenção, consumos e ainda de percursos, o novo Peugeot Partner propõe uma vasta gama de packs opcionais conectados:

• Pack Monitoring: informa o utilizador das operações de manutenção a efetuar através de alertas no espaço pessoal MyPeugeot.

• Pack Tracking: geolocaliza o novo Peugeot Partner em tempo real e presta assistência às forças da ordem em caso de roubo.

Para os gestores de frotas, empenhados nos ganhos de eficácia na gestão e otimização do seu parque, estão disponíveis 3 packs dedicados: 

• Pack Connect Fleet Management: proporciona o acompanhamento dos quilómetros percorridos segundo as horas de utilização, a avaliação precisa dos consumos e dos custos associados, ou ainda o seguimento em tempo real dos ciclos de manutenção e assistência;

• Pack Eco-Condução: adiciona a análise de condução com conselhos personalizados ao condutor; 

• Pack Geolocalização: proporciona o acompanhamento geográfico do veículo em tempo real, os itinerários a percorrer e os tempos de paragem. É também possível programar uma zona obrigatória, com o envio de um alerta em caso de incumprimento dessa obrigatoriedade.

Um look ”BUSINESS PARTNER” para uma verdadeira personalidade
Porque um veículo comercial é uma verdadeira ferramenta de mobilidade e imagem, foram dados cuidados especiais ao estilo enérgico e proativo do novo Peugeot Partner. Assente nos códigos de estilo do novo Peugeot Rifter, está perfeitamente integrado no estilo atual da gama Peugeot:

A frente incisiva, moderna e robusta integra o leão ao centro de uma grelha vertical que coloca em destaque as ópticas trabalhadas, de visual potente. 

O perfil afirma a força do estilo. As proporções são perfeitamente equilibradas, fruto de um capô curto e horizontal, uma linha de cintura elevada e projecções curtas. As suas formas biseladas, opostas simetricamente da frente para trás, moldam as laterais com um novo design neste tipo de silhueta.
Na traseira, o para-choques angular reforça a secção inferior, garantindo uma ótima proteção no quotidiano. As portas de abertura oposta são do tipo cobertura, sublinhando a robustez do veículo e melhorando a inviolabilidade do compartimento traseiro. Está disponível, como opção, um óculo de abertura independente.

O design interior surge à imagem dos modelos de passageiros da marca Peugeot, mostrando-se ergonómico e elegante. O estilo é chique e apurado, o espaço ergonómico e versátil, com diversas zonas de arrumação que garantem uma funcionalidade, associada a uma sólida robustez.
O olhar é imediatamente atraído pelo painel de bordo que integra o Peugeot i- Cockpit®, espaço onde tudo está perfeitamente ao alcance, contribuindo para uma maior concentração do condutor e para uma condução dinâmica e intuitiva. A facilidade de manutenção do modelo não é esquecida, recorrendo a tapetes de borracha de série em algumas versões.

  
“Se a escolha da plataforma EMP2 permite prestações dinâmicas de excelente nível, também permitiu a adoção de um design forte, dinâmico e robusto. A nova morfologia integra projeções mais curtas, para uma maior maneabilidade, um capô mais elevado, para maior robustez, e uma arquitetura otimizada para um espaço a bordo simultaneamente prático e modulável.” Keith RYDER, Designer do novo Peugeot Partner


Dimensionado para melhor se adaptar ao trabalho
As necessidades básicas dos utilizadores profissionais estiveram no centro do processo de desenvolvimento do novo Peugeot Partner: uma característica máxima e infalível.

O modelo surge perfeitamente coerente com o segmento, com um comprimento 4,40 m para a versão Standard, garantindo um comprimento útil optimizado de 1,81 m, que permite o carregamento de 2 Europaletes, num volume de carga que varia entre os 3,30 e os 3,80 m3, dependendo da versão.

Estas capacidades são ampliadas na versão Longa, que mede 4,75 m (+ 35cm). Tem um comprimento útil de 2,16 m e um volume de carga entre os 3,90 e os 4,40 m3.

O novo Peugeot Partner assenta sobre uma variação da plataforma EMP2 que equipa os modelos mais recentes da Marca. Esta comprovada base permite a adoção de projeções reduzidas e um raio de viragem curto, facilitando as manobras: o diâmetro de viragem entre passeios é, assim, de apenas 10,82 m (versão Standard) e 11,43 m (versão Longa).
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carga útil encontra-se entre as melhores do segmento, com valores que variam dos 650 aos 1000 kg em algumas versões, tanto na carroçaria Standard como na Longa. As variantes de Muito Baixo Consumo (TBC) têm uma carga de 600 kg.

Modularidade ao serviço de todas as missões

Para proteger a carga com toda a segurança, o espaço conta, de série, com 6 anéis de fixação, podendo adicionar-se outros 4, opcionalmente, a meia altura. A zona de carga continuará a ser utilizável em todas as circunstâncias, incluindo uma tomada de 12v, estando disponível uma iluminação reforçada, composta por 6 LED, com 237lm de potência.

A acessibilidade é assegurada por portas laterais deslizantes (em opção), portas traseiras rebatíveis (2/3 - 1/3), garantindo uma abertura máxima (vidro de abertura opcional), e um girafon (alçapão superior, acima das portas traseiras) que permite o transporte de objetos mais longos.

De acordo com as versões, o novo Peugeot Partner pode também ser equipado com o banco Multiflex modulável, equipamento que permite diferentes variações à escolha:

• 3 pessoas podem ocupar o banco da frente. Apreciada pelos profissionais, esta solução permite o transporte das equipas e ferramentas, com uma otimização das rotas. O lugar central é maior devido à ausência da alavanca do travão de mão.

• Adoptar um piso plano, aumentando o volume útil até aos 400 l, num comprimento que pode atingir os 3 m (versão Standard) e 3,35 m (Longa), mantendo a capacidade de transporte de 2 pessoas, graças ao banco de passageiro escamoteável.

• Transporte de cargas altas sobre o assento do banco lateral, mesmo sobre as costas do mesmo

• Função de escritório móvel com o seu tablet escritório integrado no encosto rebatível do assento central. Alvo de optimização, é agora orientável tanto para o passageiro como para o condutor.

• Um espaço de armazenamento sob o assento central, com fecho por cadeado.

O novo Peugeot Partner oferece, pela primeira vez, uma opção de cabine completa diretamente de fábrica, na versão Longa. Os bancos derivam dos do novo Peugeot Rifter, para um verdadeiro conforto e espaço para joelhos recorde no segmento. Solução única na categoria, a 2ª fila de bancos é escamoteável, privilegiando a carga, complementando o espaço providenciado pelo banco do passageiro da 1ª fila, também ele retráctil, permitindo o transporte de cargas longas.

Com uma capacidade que pode atingir os 113L, os espaços de arrumação foram pensados para as múltiplas utilizações dos profissionais. Eles encontram-se à mão e colocados de modo astucioso por todo o habitáculo: porta-luvas, bolsas na bagageira, uma prateleira superior ou ainda um segundo porta-luvas. Localizado à frente do passageiro, este beneficia do espaço deixado pela deslocação do airbag (que passa a ser do tipo bag in roof), nele podendo guardar-se um computador de 15 "ou ativar a refrigeração. Recortes para cabos permitem o seu carregamento nesse espaço.

Uma gama de motores eficientes para custos controlados

O trabalho realizado em termos da arquitetura do veículo e da otimização do seu peso é um fator chave na redução dos consumos e das emissões de CO2.

A eficiência dos motores propostos encontra-se ao mais elevado nível. Estes respondem às mais recentes normas em vigor, estando já preparados para o futuro ciclo de homologação WLTP.

A gasolina, o motor 1.2 PureTech declina-se em duas propostas:

• PureTech 130 S&S com caixa de 8 velocidades automática EAT8 (disponível em 2019)

• PureTech 110 S&S com caixa de 6 velocidades manual.

Os motores PureTech estão equipados com Filtro de Partículas a Gasolina para reduzir as emissões de partículas.

No Diesel, são 3 as potências disponíveis:

• BlueHDi 130 S&S com caixa de 6 velocidades manual ou caixa de 8 velocidades automática EAT8

• BlueHDi 100 S&S com caixa de 5 velocidades manual

• BlueHDi 75 com caixa de 5 velocidades manual.

Os motores Diesel estão equipados com FAP (Filtro de Partículas) e com Redução Catalítica Seletiva (RCS). Esta tecnologia permite melhores valores de despoluição logo desde o arranque do motor, sem necessitar de aditivo FAP.

Novas configurações para uma melhor adaptação
Para além dos habituais níveis de equipamento, o novo Peugeot Partner propõe, pela primeira vez, versões “prêt à partir”, destinadas a utilizações específicas.

A versão Grip, encontra-se totalmente adaptada a terrenos de difícil acesso, em situações de carga pesadas, com sujidade e longas, mas também à necessidade de transportar 3 pessoas. Com uma robustez a toda a prova, esta versão possui:

o Uma distância ao solo aumentada

o Rodas grandes com pneus Mud & Snow

o Advanced Grip controlo 3 lugares à frente

o Piso de carga revestido a plástico 

o Carga útil aumentada para 1000 kg

o Reforço da iluminação de área de carga

o Pneu sobressalente.

A versão Asphalt destina-se aos grandes estradistas, com longas horas aos comandos do seu veículo, e que procuram conforto e segurança. Esta versão possui:

o Uma insonorização reforçada para uma acústica de referência

o Bancos Conforto Surround Rear Vision

o Travão elétrico secundário

o Rádio conectado, com ecrã táctil de 8'' 

o Regulador e limitador de velocidadeo Sensores de chuva e luminosidade

o Climatização manual.

Estas versões beneficiam do acesso a todas as opções da gama, a fim de aperfeiçoar a sua adequação às necessidades de todos os profissionais.

Finalmente, está prevista uma gama completa de transformações, realizadas com os parceiros da Marca, para atividades de socorro e assistência, construção, transporte, entrega, isotérmica, 4x4, etc.

Para cada necessidade, o novo Peugeot Partner propõe uma resposta adequada.

 

PR 

 

1 Disponibilidade estimada a partir de 2019
2 Funciona a velocidades inferiores a 10 km/h
3 Funciona automaticamente a velocidades entre cinco e 140 km/h. Entre cinco e 30 km/h, o sistema consegue produzir uma desaceleração de 0,9g para minimizar o impacto da colisão. Entre 30 e 65 km/h o sistema trava para reduzir a velocidade num máximo de 22 km/h. Após este limite, o condutor precisa de acionar o pedal de travão para reduzir ainda mais a velocidade.

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