Renault: Mais de um século de comerciais

13 novembro 2017
2min.

Numa altura em que regista um crescimento nas vendas de Veículos Comerciais Ligeiros (VCL), o Grupo Renault conta já com mais de um século a construir e a desenvolver o segmento.

Renault Alaskan
Renault Estafette
Renault Deck Up
Renault Dataspace
Renault Colorale Pick-up (1950)
Renault Type PR - Autocarro de 10 pessoas
Réplica da Leiteira, construída para um anúncio de TV
Renault 5 eléctrico
Renault SpaceClass
Renault Estafette, antecessora da Trafic

Renault Alaskan

Na região de Versalhes, em França, a marca apresentou o trabalho destes 116 anos, colocando à disposição da imprensa alguns veículos do espólio, como também algumas novidades como a SpaceClass ou a pick-up Alaskan.

Renault Type PR - Autocarro de 10 pessoas
Actual líder de mercado nos Veículos Comerciais Ligeiros (VCL) eléctricos na Europa, com o Twizy Cargo, o ZOE Societé, o Kangoo ZE e a Master ZE, o Grupo Renault regista, face a 2011, um crescimento de 40% nas vendas mundiais de VCL, com o recorde de 434 mil unidades vendidas em 2016.

Veículos Comerciais Ligeiros Eléctricos
Mais de cem anos depois do lançamento do primeiro comercial, o Type C, a Renault mantém uma gama em constante renovação, que reitera o cuidado de atender às necessidades dos seus clientes profissionais.

Leiteira (Renault Type C) - 1900

Actualmente, são 400 os transformadores autorizados, capazes de adaptar cada veículo às exigências de cada cliente.

Comerciais Renault
Entre os mais recentes investimentos da construtora está a SpaceClass, à conquista do mercado do transporte de alta gama de pessoas e ainda a Alaskan, a pick-up que sucede à Colorale (de 1951) e que ainda não se sabe se estará à venda no mercado português.

Renault Alaskan

Treze veículos históricos

Clássicos Renault

Apenas para exposição, estava a réplica da «velhinha» leiteira, uma Renault Type C de 3,5cv, com 250kg de carga útil, cujo original data de 1900, que foi o 1.º veículo comercial a ter utilização industrial.

Réplica da Leiteira, construída para um anúncio de TV

Numa verdadeira viagem no tempo, foi possível conduzir, entre outros, a mítica 4L - que vendeu mais de 8 milhões de exemplares - ou a Estafette, que mais tarde viria a dar lugar à contemporânea Renault Trafic.

Renault Estafette, antecessora da Trafic

Os jornalistas puderam ainda viajar no Type PR, um autocarro com 90 anos, completamente restaurado e em pleno funcionamento, com capacidade para dez pessoas.

Renault Type PR

Marca Renault Pro+
A atenção ao cliente profissional já vinha de longe, mas só em 2015 nasce a marca especializada dedicada ao público alvo dos VCL, a Renault Pro+. A gama vai do pequeno ao grande furgão, incluindo as pick-ups, com enfoque nos veículos eléctricos (Twizy Cargo, ZOE Societé, Kangoo ZE e Master ZE), que fazem da Renault líder do mercado de VCL eléctricos.

Rede Renault Pro+

Renault Pro+


A rede especializada tem 650centros em 41 países, com os veículos a serem vendidos em 110 nações.
O objectivo do Grupo Renault passa por duplicar a quota de mercado e tornar-se, enquanto Renault-Nissan-Mitsubishi, líder global de mercado em VCL.


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.