Renault Master: agora eléctrico

2 março 2018
3min.

A Renault acaba de apresentar em Portugal o novíssimo Master Z.E.: Depois do Twizy Cargo, o ZOE e o Kangoo, é chegada a vez do «irmão maior» da casa completar a gama de eléctricos do fabricante francês.

Renault Master Z.E.2
Renault Master Z.E.2.2
Renault Master Z.E.4
Renault Master Z.E.
Renault Master Z.E.3

Renault Master Z.E.2

O mesmo furgão, agora Zero emissões. O Renault Master Z.E surge direccionado para a fase final do circuito de distribuição, tem uma autonomia real que pode chegar acima dos 120km (200km em ciclo NEDC) e mantém inalterado o espaço de carga relativamente ao congénere a combustão, graças à integração das baterias com o motor.

O Master ZE completa a gama de comerciais ligeiros electrificados da Renault no único tamanho que ainda não havia sido contemplado, a de furgão de grandes dimensões. Está disponível em três comprimentos (entre os 5,05m e os 6,20m) e duas alturas (2,31m e 2,50m), ou ainda na versão chassis-cabine, nos dois comprimentos maiores.

O volume de carga varia entre os 8 e os 22m3, sendo a carga útil de cerca de 1000kg. Neste furgão, a Renault optou por manter o peso bruto nas 3,1t, de forma a alcançar um compromisso entre a capacidade de carga e a autonomia disponibilizada.

O Renault Master Z.E. vem equipado com o motor eléctrico R75 (57kW, 76cv), bateria de 33kWh, atingindo uma velocidade máxima de 100km (ou 80km/h no modo Eco). Pode ser carregado numa tomada doméstica ou numa Wall Box de 3 ou 7kW, conseguindo na Wall Box de maior potência atingir a carga completa em 6 horas (80% em 4h). Já na tomada caseira, é possível completar a bateria em 17 horas.

No que toca à aparência exterior, o Master Z.E. está disponível em cinco cores: Branco Glaciar, Cinzento Estrela, Azul Saviem, Preto Nacarado e Vermelho Magma.

Um nível de equipamento

O habitáculo do Master ZE, com três lugares, conta com inúmeros espaços de arrumação e um centro multimédia ligado ao sistema R-LINK Evolution: Tom-Tom Traffic por comando de voz, gestão da autonomia, navegação para calcular os trajectos, localização dos terminais de carregamento com o sistema Z.E. Trip, etc.

Como opção, está o espelho na pala de cortesia, que permite uma melhor percepção do espaço em redor, assim como a câmara e sensores traseiros.

Frotas
A Renault oferece ainda o Easy Connect for fleet, que disponibiliza, de forma segura, os dados dos veículos Renault da frota, transmitindo informações como quilometragem, autonomia, localização geográfica, consumo, pressão dos pneus, alertas técnicos ou ainda o número de quilómetros até à próxima revisão. Isto permite reduzir o custo de utilização da frota, facilitar a gestão da mesma, fomentando ainda uma condução eco-responsável.

Serviços de telemática
A Renault celebrou parcerias com fornecedores de serviços de telemática que desenvolvem ferramentas adaptadas a cada actividade (Fleetmatics, Kuantic, Masternaut, Optimum Automotive Group / Mapping Control, Telogis e TomTom Telematics).

A Master Z.E. é produzida na fábrica da Renault em Batilly e vai estar disponível a partir dos 57,560€ de preço base.

Não perca a reportagem completa na próxima Revista Eurotransporte!


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.