ZF Aftermarket fornece peças de chassis para comerciais ligeiros

11 março 2020
2min.

Quilometragem elevada, cargas pesadas e uso constante, o veículo comercial ligeiro (VCL) suporta tudo. Com esta classe de veículos sujeita a uma pressão considerável, este segmento do parque automóvel oferece oportunidades de serviço e reparação significativas para oficinas.

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A ZF Aftermarket ajuda as oficinas a posicionarem-se no segmento e aqui, sob a sua marca Lemförder, a empresa oferece dicas de reparação para um dos seus veículos mais populares, o Volkswagen T5.

São 33,2 milhões de veículos comerciais ligeiros (até 3,5 toneladas) que estão em circulação em toda a União Europeia. Contando com mais de 6,2 milhões de veículos, a França tem de longe a maior frota de veículos comerciais ligeiros, seguida da Espanha (4,6 milhões) e do Reino Unido (4,4 milhões). Em Portugal, a frota de veículos comerciais ultrapassa um milhão de veículos.

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Os veículos comerciais ligeiros são utilizados diariamente para transportar cargas elevadas diariamente, o que significa que também estão sujeitos a um desgaste elevado. As taxas de avaria nas inspeções de segurança dos VCL são mais elevadas em todas as categorias etárias comparativamente aos automóveis de passageiros, refletindo este desgaste acrescido.

Muitas empresas utilizam a carga útil total admissível dos seus veículos diariamente. Embora o chassis em si possa ser concebido para este tipo de utilização, as juntas das rótulas e das barras de direcção, as barras estabilizadoras e outras partes da direcção e chassis sofrem consideravelmente sob carga permanente. Nesse sentido, a ZF Aftermarket recomenda que as oficinas procedam a uma inspecção visual do chassis, verifiquem o espaço livre em altura cada vez que um veículo comercial ligeiro entra na oficina e procedam à substituição dos componentes danificados e gastos conforme aplicável. Esta é a única forma de garantir a segurança do veículo.

A ZF Aftermarket está continuamente a expandir a sua gama de componentes de direcção e suspensão para veículos comerciais ligeiros. Novas adições ao portfólio incluem, por exemplo, fole do eixo e sistema de direcção para o Ford Transit/Tourneo Custom; conjunto da barra transversal de direcção e terminais de direcção para Citroën Jumpy/Peugeot Expert/Toyota Proace; apoio do eixo traseiro e apoio do estabilizador para VW T5/T6 e Crafter; apoio do eixo dianteiro e braço de suspensão para o VW Crafter e braço de suspensão do eixo dianteiro e junta de direcção para o Renault Kangoo e Mercedes Citan.


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