Mais espaço interior, jantes de maiores dimensões, linhas de design aprimoradas, mais apelativas e desportivas, maior conectividade, introdução de faróis LED, menos consumos e ruídos, e maior velocidade. Estas são apenas algumas das alterações introduzidas na nova Caddy 5, cuja apresentação teve lugar no país natal da Volkswagen, em Dusseldorf, no dia 20 de Fevereiro.
O furgão best-seller da marca alemã baseia-se agora na Matriz Transversal Modular (MQB) e apresenta proporções mais dinâmicas e uma carroçaria completamente redesenhada e mais carismática do que nunca. O tecto solar panorâmico com uma área de vidro particularmente generosa e a assistência eléctrica para as portas de correr laterais e traseiras, são outras melhorias anunciadas.
A nova gama apresenta uma versão MPV de passageiros (com a linha básica 'Caddy', a 'Life' e a premium 'Style'), a comercial (Cady Cargo), e uma versão de trabalho mais alongada.
A nova Caddy apresenta versões de motor diesel 2.0 TDI de 75 cv, 102 ou 122 cv (munidos de catalisadores mais eficientes na redução de NOx), sendo que a segunda opção apresenta-se com tracção dianteira e caixa de seis velocidades e a última, opcionalmente, caixa automática de sete velocidades e o sistema de tracção 4Motion. Quanto a outras versões, é apresentado o motor a gasolina de 1.5 (TSI de 116 cv), e a gás natural também 1.5 (TGI de 130 cv), sendo que todos cumprem as normas de emissão Euro 6 de 2021 e estão equipados com filtro de partículas.
Ao nível dos avanços tecnológicos, a Volkswagen Caddy 5 herda a plataforma da Golf e oferece um novo sistema infotainment, que transforma o modelo num verdadeiro smartphone sobre rodas - munido com muitas surpresas, designadamente ao nível da segurança e assistência à condução.
A pré-venda das primeiras versões da Caddy 5 está agendada para meados de Outubro deste ano, em praticamente toda a Europa, incluindo Portugal, onde apenas serão comercializadas algumas das versões.
Saiba mais pormenores na próxima edição da revista Eurotransporte.