Mercedes-Benz comemora 25 anos da Sprinter

07 fevereiro 2020
2min.

Enquanto a carrinha mais bem-sucedida de sempre, o modelo Mercedes-Benz Sprinter foi o primeiro veículo da marca com uma estrela a receber oficialmente o seu próprio nome.

---

A Mercedez-Bens festeja os 25 anos da Sprinter, um dos seus comerciais de passageiros e carga mais icónico, cujo arranque oficial data de 23 de Janeiro de 1995, depois de terem sido produzidas as primeiras 500 unidades na linha de montagem da marca em Dusseldorf, na Alemanha.

O modelo marcou o início de uma nova era nos veículos comerciais leves com peso bruto de 2,6 a 4,6 toneladas. Graças ao seu sucesso, todo o segmento ficou conhecido como a "classe Sprinter".

E não é por acaso que foi considerado a "Van of the year" logo no ano da sua estreia, ao ser equipada, entre muitas outras funcionalidades, com sistema de freio ABS antibloqueio e ABS, algo inédito para o segmento naquela época.

Além da logística, a Sprinter marcou ainda a diferença no comércio, no transporte de passageiros e em serviços de incêndio e emergência, tendo sido ainda utilizada pelos amantes da natureza para campismo.

Nova geração 

A terceira geração Sprinter estreou-se em 2018, estando disponível na série 907 com tracção traseira ou nas quatro rodas e, pela primeira vez, também com tracção dianteira na série 910. Estas foram as primeiras a incorporar a filosofia adVANce, introduzida pela Mercedes-Benz Vans em 2016. Os destaques da nova Sprinter incluem a opção de rede digital abrangente, optimização ergonómica da cabine e inúmeras inovações de segurança.

Já em Dezembro de 2019, a Mercedes-Benz apresentou o eSprinter com accionamento eléctrico por bateria. Introduzir o conceito de veículo altamente flexível é o próximo marco na senda da electrificação da Vans Mercedes-Benz. A eSprinter será oferecida com uma saída de 85 kW (116 hp) para tracção dianteira e capacidade útil da bateria de 47 kWh ou 35 kWh.


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.