Quarta geração Renault Master a chegar ao mercado

10 maio 2019
8min.

O furgão traz um design exterior e interior renovado, maior praticabilidade em soluções de carga, novas plataformas de assistência à condução (ADAS) e conectividade, motores mais potentes e económicos, e até uma versão 100% eléctrica ainda mais eficaz.

Master 4
Master 2
Master 7
Master 19
Master 24
Master 25
Master 11
Master 18
Master 14
Master 10

Master 4

Há quase quatro décadas que o Renault Master se afirma como parceiro fundamental de negócios de muitos profissionais. 

Master 2
Com 118.176 unidades vendidas em todo mundo só em 2018 e registando quase 20% das vendas do Grupo Renault, o Renault Master está alinhado com o sucesso no mercado de veículos comerciais de transporte de mercadorias e passageiros, cujo volume global se espera aumente até quatro vezes até 2050*.

Master 3
Para garantir que continua uma bem-sucedida carreira profissional, entre profissionais, a Renault procedeu agora à renovação do modelo, dotando-o com novos argumentos, que exploram a estética, o conforto, a segurança, o sentido prático e a conectividade.

 

Master 4

Um Furgão ainda mais robusto e em constante harmonia com as necessidades dos clientes

É assim que a quarta geração do Master reforçou a sua identidade com a Renault, herdando, no plano estético, um novo e ainda mais apelativo design. A grelha frontal vertical com um novo logótipo, agora preenchida com elegantes barras cromadas, eleva o requinte do modelo, cujo porte e fisionomia impressionam, por onde quer que passe, onde quer que esteja.

Master 5

 

Enquanto um novo desenho do para-choques dianteiro, com contornos mais definidos e realçado pelo tom opaco cinzento escuro e pela adopção dos faróis de nevoeiro, se traduz numa imagem mais robusta, a nova assinatura de iluminação em forma de “C” identifica o modelo com os genes da Renault.

Master 6
Nervuras levemente tonificadas nos três ou quatro painéis distintos (consoante a versão) harmonizam toda a secção lateral, onde também sobressaem as proteções laterais inferiores, que adicionam solidez ao conjunto. Como veículo de trabalho que é, o Novo Master vê as portas deslizantes assumirem natural protagonismo, em confluência com a linha de tecto elevada, que evidencia a grandiosidade do modelo e oferece claros benefícios funcionais na hora de carregar.

Master 7
Interior totalmente renovado e elegância sem precedentes

A imagem exterior vanguardista do Novo Master tem correspondência no interior, onde uma cuidada renovação do habitáculo permitiu dotar o maior veículo comercial da Renault com um look “fresco”, mas, simultaneamente, elegante, sem prescindir de um caracter prático e funcional, agora elevado a um nível superior.

Master 8
Com um novo painel de instrumentos redesenhado com linhas mais finas, que adoptou um conta-rotações e um ecrã monocromático digital de 5 polegadas, é fácil ser seduzido pelo interior do Novo Master, enobrecido com inserções cromadas no volante, aberturas de ventilação e botões do ar condicionado, e cromadas e pretas na alavanca da caixa de velocidades.

Um novo padrão de estofamento nos bancos contribui, também, para o rejuvenescimento do habitáculo, com materiais de maior qualidade e longevidade, que permitem uma utilização intensiva.

Master 10

Mas, no interior, não foi apenas a estética a receber uma nova vida. A optimização prática e a organização do espaço também foram alvo da atenção dos designers, que tornaram o habitáculo mais amplo do que nunca.

Master 11
Ao dispor do condutor e ocupantes estão agora até 105 litros de capacidade e diversos compartimentos de armazenamento abertos e fechados, de onde se destaca uma gaveta “Easy Life” de 10,5 litros de capacidade, que permite a armazenagem de múltiplos objectos. Com estes números, o habitáculo do Novo Master é mesmo o que tem o maior volume de armazenamento da sua categoria.

Master 12
Para maior comodidade, também está equipado com nova anatómica bandeja, que ganha forma, por cima do porta-luvas, com um simples toque, oferecendo espaço extra de trabalho ou um local privilegiado e cómodo para fazer pequenas refeições, em que o novo porta-copos central de generosas dimensões também se revela prático e ergonómico.

Master 13
“Escritório móvel” para aumentar a conveniência quotidiana

Ligando o Novo Master ao mundo digital, uma “docking station” para tablets no centro do tabliê assegura a imprescindível conectividade, reforçada por soluções multimédia de alta-performance com os sistemas R-Link Evolution® e Media Nav Evolution®, compatíveis com Android Auto® e Apple CarPlay®, consonte a versão.

Master 14
Por outro lado, a integração total do ecrã de navegação na parte central do tabliê, independentemente do sistema multimédia utilizado (R-Link Evolution® e Media Nav Evolution®), incrementa o sentido prático deste Renault, com muitas das funções que disponibiliza a ficarem à distância de um pequeno gesto.

Master 15
Outras, são tão simples e intuitivas de utilizar que facilitam sobremaneira a vida a bordo. É o caso da função de carregamento de smartphone por indução, permitindo carregar o dispositivo de maneira fácil e funcional.

Master 16
Uma área de carga mais prática

Para além do espaço de carga abundante, o Novo Master também passou a disponibilizar soluções práticas que facilitam o acesso à área.

Master 17

É o caso, por exemplo, das novas pegas ergonómicas que facilitam a entrada e a saída dos utilizadores da área de carga, tanto no acesso à porta traseira como à porta lateral deslizante (nas versões que dispõe deste tipo de porta).

Master 18
Privilégio suplementar é também a zona de carga passar, igualmente, a contar com uma nova iluminação LED, que permite trabalhar de forma eficiente em quaisquer condições, mesmo nas de iluminação mais reduzida.

Master 19
Novos sistemas de assistência ao condutor para maior segurança e conforto

Já equipado com o Sistema de Aviso de Saída de Faixa de Rodagem, Sistema de Assistência ao Estacionamento Dianteiro e Traseiro e câmara traseira, o Novo Master multiplica os sistemas de assistência ao condutor (ADAS) para facilitar as manobras e incrementar a segurança.

Master 20
Único neste segmento de mercado, o Sistema de Vista Traseira Assistida, é também um auxiliar fundamental nas manobras à retaguarda, funcionando com a ajuda de uma câmara retrovisora, que transporta a imagem real para um ecrã instalado na parte superior do para-brisas, oferecendo uma visibilidade traseira suplementar a média e longa distância.

Master 21
Mas o Novo Master também está mais protegido na estrada, nomeadamente, da força do vento já que o Sistema de Assistência a Ventos Laterais garante outra estabilidade em caso de ventos laterais. O dispositivo é ativado a mais de 70 km/h e é capaz de corrigir até 50% da deflexão lateral do veículo em condições extremas.

Master 22
Igualmente muito útil para a preservação de uma condução segura é o Sistema de Aviso de Ângulo Morto, que monotoriza a presença de outros veículos no “ponto cego”, avisando o condutor da sua proximidade. Atuando em casos de necessidade extrema e passando agora a estar disponível em toda a gama, o Sistema de Travagem de Emergência Autónoma (AEBS) também permite reduzir, de forma automática e drástica o andamento, prevenindo possíveis acidentes, tanto na cidade como na estrada ou auto-estrada.

Master 23

Novos motores com mais potência, maior binário e menores consumos

Apesar de ser o maior veículo comercial de transporte de mercadorias da Renault, o Novo Master não vê prejudicado o dinamismo. Aliás, antes pelo contrário, uma vez que está agora dotado com uma nova gama de motores 2.3 L dCi (direct Common-rail injection) já em conformidade com as normas Euro 6d-TEMP / Euro VI (dependendo da versão) e que incluem as mais recentes tecnologias de controlo de poluição, como o sistema de redução catalítica selectiva (SCR).

Master 24
Beneficiando da tecnologia Twin Turbo, capaz de otimizar a capacidade de resposta em qualquer situação, os novos motores podem agora oferecer uma potência até aos 180 cv e um binário de até 400 Nm, concedendo ao Novo Master excelente dinamismo na estrada, qualquer que seja o desafio profissional a que tenha que dar resposta. Mas potência mais elevada não significa aumento dos consumos, uma vez que a nova geração de motores permite uma poupança de até 1 L por cada 100 km percorridos (valores correlacionados com o ciclo NEDC).

Master 25
Dependendo das versões, estes motores podem ser acoplados a uma caixa manual ou a uma caixa automática, em qualquer dos casos de 6 velocidades.

Master 26
Sublinhe-se que, com o lançamento da Nova Master, a Renault acelera também o seu compromisso com a mobilidade sustentável, introduzindo no mercado a segunda geração do Master Z.E., totalmente eléctrico e vocacionado para transporte em áreas urbanas.

(*) Fonte: Un e Ernst Young

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.