Nova IVECO Daily quer mudar a perspectiva de negócio

22 abril 2019
14min.

O mais recente modelo IVECO Daily estabelece novos padrões no habitáculo e na experiência de condução e dá passos importantes no sentido da condução autónoma e nos sistemas de segurança.

01-iveco_newdaily_van
07-iveco_newdaily_cab tippe
09-iveco_newdaily_cabbox
02-iveco_newdaily_van
11-iveco_newdaily_minibus

01-iveco_newdaily_van

A nova Daily leva a conectividade a um novo nível, entrando num mundo de serviços altamente personalizados, à medida da real utilização que o cliente faz do veículo, de forma a fornecer uma solução completa de transporte que irá mudar a forma como este faz os seus transportes.

De acordo com a marca, a nova Daily é o primeiro veículo do segmento a cumprir os padrões de emissões Euro 6D/Temp, conseguindo sustentabilidade em conjunto com mais potência e economia de combustível, em benefício da rentabilidade dos clientes.

A IVECO lançou a nova Daily na CNH Industrial Village em Turim (Itália), que foi o primeiro encontro de Gerrit Marx (Presidente para os Veículos Comerciais e Especiais), com a imprensa, desde que este se juntou à empresa e ainda dos novos líderes de equipa nos seus novos papéis – Raffaele Di Donfrancesco com Chefe da Linha de Produto Global de Veículos Comerciais Ligeiros e Sergio Piperno Beer como Director da Linha de Negócio de Ligeiros.

A indústria de veículos comerciais está a passar por uma profunda mudança, conduzida por mega-tendências como a digitalização, automação, electrificação e personalização de serviços. A nova Daily vai ao encontro destas tendências, transformando-as em oportunidades para os clientes. Em 40 anos, a Daily tornou-se um modelo reconhecido pelas características únicas e como líder de segmento.

A nova versão continua na senda da herança, de forma a alcançar performance e sustentabilidade, que vêm de mãos dadas com economia de combustível e um Custo Total de propriedade mais baixo, aumentando a rentabilidade dos clientes. Eleva a fasquia na conectividade, com um mundo de novos serviços que são um pacote completo feito à medida do uso que cada cliente e negócio dão ao veículo. Oferece um conjunto de Sistemas Avançados de Assistência à Condução, características de segurança melhoradas, enquanto providencia, segundo a IVECO, o maior conforto no habitáculo e experiência de condução da sua classe.

Tecnologia ao serviço do condutor com condução assistida e segurança melhorada

A nova Daily introduz uma gama completa de Sistemas Avançados de Assistência à Condução que permitem ao condutor concentrar-se no trabalho, que exige um nível cada vez maior de mutiltasking, e melhorar a sua segurança. Ao desenvolver estes sistemas, a IVECO centrou-se em funcionalidades específicas para ajudar os condutores em missões urbanas.

​O Sistema Avançado de Travagem de Emergência e Travão de Cidade PRO (City Brake PRO) previne colisões a velocidades inferiors a 50km/h, bem como mitiga o impacto a velocidades superiores. Detecta autonomamente uma potencial colisão e trava em conformidade, caso o conutor não actue, garantindo a sua segurança.

A nova Daily vai ainda mais à frente com o novo Travão de Cidade PRO, que trabalha para prevenir acidentes quando conduz a menos de 5km/h. A tecnologia é também utilizada para reduzir os níveis de stress do condutor. 

Na cidade, onde os clientes normalmente se movem no meio do trânsito, o Assistente de Filas (Queue Assist) fará uma diferença substancial ao seguir o veículo da frente em filas lentas de trânsito, até se imobilizar completamente, eliminando o stress do pára-arranca.

A IVECO Daily é o primeiro veículo de 7.2 toneladas a disponibilizar quer o Queue Assist como o City Brake PRO. O Cruise Control Adaptativo, em conjunto com o Queue Assist, mantém a velocidade determinada e a distância de segurança para o veículo da frente, enquanto que o Assistente de Manutenção de Faixa ProActivo previne o carro de involuntariamente sair da via onde circula, com apoio activo do volante.

No caso de existirem ventos laterais, o Assistente de Ventos Cruzados ajuda o condutor a manter a estabilidade do veículo na via.

Graças ao Travão de Estacionamento Eléctrico, o novo modelo reduz a fadiga e melhora a produtividade, ao activar-se automaticamente quando o veículo está estacionado e desliga quando o condutor está preparado para seguir caminho. Em missões urbanas com múltiplas paragens, como o serviço de entregas, esta funcionalidade alivia o desconforto de movimentos repetitivos do braço e estima-se que possa poupar até cinco horas por mês, aumentado a produtividade do condutor. Além disso, traz também a vantagem de resultar num maior espaço para o condutor se movimentar no habitáculo confortavelmente, uma vez que o travão de mão foi eliminado.

As novas luzes LED aumentam a visibilidade e percepção dos obstáculos em 15%, o que melhora a segurança em condições de fraca luminosidade.

O Modo Cidade aumenta a força da direcção assistida, reduzindo o esforço de girar o volante até 70%, o que facilita as manobras em ambiente urbano.

A Nova Daily é também uma ajuda em condições de condução mais desafiantes com sistemas como o Controlo de Descida, que ajuda a descer zonas inclinadas de forma lenta e segura e a Traction Plus, que mantém uma aderência firme em superfícies escorregadias como areia, lama ou neve. Este é o primeiro veículo da sua classe a oferecer estas duas funções em modelos de tracção traseira.

A conectividade maximiza a rentabilidade e abre um mundo de novos serviços

A Daily agora apresentada conta com a plataforma Microsoft Azure cloud, fruto da parceria já de longa data entre a IVECO e a Microsoft, que traz serviços de valor acrescentado para melhorar a eficiência, manutenção predictiva e a produtividade

Como parte da estratégia, a nova Daily leva a conectividade a um novo nível, providenciando uma série de novos serviços. É mais do que um veículo: é um pacote complete que corresponde à operação e negócio individual de cada cliente.

Assim, o veículo está em contacto directo com a Sala de Controlo da IVECO, com dados em tempo real. Isto permite aos especialistas da marca elaborar diagnósticos proactivos e agir preventivamente, planeando a manutenção e intervenções de serviço eficientemente, de forma optimizar o número de visitas à oficina, minimizando os tempos de paragem.

O inovador Serviço de Assistência Remota possibilita actualizações de dados, sessões de diagnóstico e até uploads de software à distância, evitando paragens na oficina. Isto resulta em significativos benefícios para o rendimento do veículo e para o negócio do cliente.

Os dados em tempo real fornecidos pela Daily também permitem à IVECO desenvolver novas ofertas de financiamento feitas à medida. Estes planos têm em consideração as flutuações das operações do cliente, o que pode significar que o veículo é menos usado do que originalmente esperado e os pagamentos são ajustados em concordância. Os dados também permitem à IVECO fazer previsões exactas sobre a utilização do veículo e desenvolver contratos de manutenção que correspondam o mais possível à operação do cliente.

A conectividade da Nova Daily tem ainda soluções de telemática para ajudar os proprietários e motoristas da frota a optimizar a sua eficiência. O portal MyDaily, também acessível pela app MyDaily, permite aos proprietários dos veículos monitorizar a sua Daily a partir do seu computador, no escritório, ou no telemóvel, em qualquer lugar. É possível analisar a performance e consumo de combustível, assim como o tipo de condução do motorista. A Daily também vai mandar Relatórios Inteligentes regularmente sobre os parâmetros chave do veículo, com sugestões de melhorias para poupar combustível. Os clientes também podem planear as intervenções de serviço para aumentar ao máximo a eficiência.

Para gestores de frota, a nova Daily oferece o sistema IVECO fleet management by Verizon Connect, uma solução que vai ajudá-los a reduzir as despesas com a frota através de melhor navegação, visibilidade da frota, diagnósticos avançados do motor e relatórios de quilometragem praticamente em tempo real. Os clientes que já tenham o seu próprio sistema de gestão de frotas podem receber todos os dados da nova Daily através da interface Web API, com o qual pode interagir.

Performance de topo e sustentabilidade em cada missão

A nova Daily é fiel à reputação que ganhou ao longo da carreira e oferece dois motores optimizados para conseguir a melhor performance em cada missão:

  • O motor 2.3l F1A está agora disponível com homologação para ligeiros e pesados, com potências entre os 116 e os 156cv.
  • O motor 3.0l para pesados F1C com três declinações, de 160 a 210 cv, bem como a versão Natural Power (gás natural)


Poupança até 10% de combustível em missões urbanas e até 10% de redução de custos de manutenção


A Nova Daily destaca-se pela economia de combustível, conseguida através de uma série de funcionalidades, como o sistema Start&Stop, que agora está disponível como standard em todos os modelos com o motor 2.3l F1A engine, incluindo o Daily Hi-Matic. O novo Turbo de geometria variável controlado electronicamente não só está mais responsivo em condições de transição, mas também mais eficiente. Além disso, os pneus exclusivos Class A Super Eco Low Rooling, desenhados especificamente para este modelo e o novo alternador de 220 A (12V), contribuem ainda mais para a eficiência da Daily.

Estas características, em conjunto com as melhorias técnicas introduzidas na Nova Daily, garantem uma poupança de combustível que pode ir até aos 10%. Também conta com o Sistema de Monitorização de Pneus, que analisa a pressão dos pneus em tempo real, para que estejam sempre num nível óptimo, melhorando ainda mais a eficiência de combustível e segurança. É o único veículo na sua classe a disponibilizar esta funcionalidade em modelos normais e de rodado duplo.

São também dignas de registo as poupanças nos custos de manutenção, que podem chegar aos 10% em missões urbanas, como resultados das melhorias de produto e intervalos de mudança de óleo mais longos.

Melhores condições no habitáculo e experiência de condução

Todo o Sistema de direcção foi redesenhado, para que o condutor possa ajustar o volante e encontrar a posição de condução ideal. O volante de pele, é também mais pequeno e multifuncional, com vários controlos, deixando mais espaço para as pernas, o que aumenta o nível de conforto. A nova direcção eléctrica é muito precisa e reactiva ao condutor e compensa desequilíbrios, para uma experiência de condução mais suave e uma sensação de estabilidade e controlo.

O novo painel de instrumentos de um ecrã de alta definição com uma interface intuitiva, com todas as definições e funcionalidades do veículo.

O Sistema de infotainment Hi-Connect com reconhecimento de voz permite ao condutor espelhar o seu aparelho telefónico com o with Apple Car Play e o Android Auto™ e usar as suas aplicações de forma segura enquanto conduz. Conta com um ecrã de 7’’, rádio DAB, ecrã para a câmara traseira, e sistema de navegação TomTom para carro e camião, bem como o sistema de avaliação de condução da IVECO que dá conselhos em tempo real.


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.