Volkswagen Transporter 6.1 revelada na bauma

15 abril 2019
17min.

A Eurotransporte foi conhecer a mais recente versão do conhecido "Pão de Forma", agora com um visual renovado e muitos sistemas de assistência à condução.

Volkswagen Transporter 6.1

O “Pão de Forma” é o ícone dos veículos comerciais, e a Transporter 6.1 é a sua mais recente evolução. Todos são verdadeiros bestsellers: a Volkswagen Veículos Comerciais vendeu cerca de doze milhões de unidades em todo o mundo das diferentes seis gerações – desde a T1 até à T6. Agora, a nova gama conhece um importante facelift: a Transporter 6.1, que se torna na mais recente geração de um verdadeiro ícone, digitalizado e conectado. Novidade a bordo: uma grande variedade de sistemas de assistência propostos, pela primeira vez, com instrumentação digital e a mais recente geração de sistemas de assistência da Volkswagen com cartão SIM integrado, logo, com acesso online permanente.

Outra novidade: o design da parte dianteira, o painel de instrumentos e um equipamento de série ampliado. Ao mesmo tempo, conta com novos motores TDI (entre 90 e 199 cv, passando por um bloco de 110 cv e outro de 150 cv) e oferece propulsão 100% eléctrica desenvolvida pela Abt (que, dependendo da bateria, pode oferecer uma autonomia superior a 400 km). A nova T6.1 chega a Portugal no último trimestre de 2019, nas configurações furgão, kombi, chassis cabina simples e dupla.
Após a estreia mundial da Multivan 6.1 em Fevereiro, a Volkswagen Veículos Comerciais apresentou a nova Transporter 6.1 no “Bauma 2019”, em Munique, a maior feira do mundo dedicada ao sector da construção. A marca oferece o veículo perfeito para todos os fins e, portanto, uma solução para todos os desafios de transporte individuais neste sector.

A Volkswagen Veículos Comerciais reinventou, desenvolveu e introduziu continuamente melhorias nas diferentes gerações da Transporter. E foi exatamente isso que voltou a acontecer agora: com o intuito de integrar e passar a oferecer uma nova gama de sistemas de assistência e infotainment, a equipa de desenvolvimento procedeu a uma profusa alteração tecnológica. A nova T6.1 é, de facto, o carro que, agora, já oferece o amanhã. Partindo de um veículo amplamente comprovado, foram actualizados os seus sistemas de assistência e infotainment e a sua interligação.

A Transporter 6.1 oferece de série o novo assistente de vento lateral (Cross Wind Assist)
A Volkswagen Veículos Comerciais escolheu conscientemente o sufixo 6.1 para essa actualização da sexta geração da Transporter. Isso porque as alterações técnicas foram muito além de qualquer actualização do modelo normal. A servo-direcção hidráulica da T6 foi substituída na T6.1 por uma servo-direcção electromecânica, ou seja, uma direcção activa. O que altera tudo, uma vez que permite aceder a novos sistemas de assistência. Com a T6.1 a Volkswagen Veículos Comerciais estabelece novas referências nas áreas da segurança automóvel e ao nível do conforto. Especialmente importante é a estabilidade de condução. Assim, foram realizados avanços significativos neste domínio. Um dos novos sistemas de assistência para toda a gama é proposto de série na T6.1 – o assistente de vento lateral (Cross Wind Assist). Quando há ventos cruzados, estabiliza automaticamente o “Pão de Forma” em caso de fortes rajadas de vento, o que dá uma contribuição notável para a segurança.

Com uma nova gama de sistemas inovadores de assistência ao condutor, a Transporter 6.1 é mais segura e mais fácil de conduzir do que nunca

Graças à servo-direcção electromecânica também se encontra uma outra novidade a bordo: o "Lane Assist", um sistema de ajuda à condução que evita que o veículo se desvie involuntariamente da sua faixa de rodagem, independentemente das distracções do condutor, através de uma câmara que regista a marcação das faixas de rodagem. O "Park Assist" facilita, a partir de agora, a entrada e a saída de lugares de estacionamento. O condutor terá apenas de operar os pedais do acelerador e do travão. Com a finalidade de poder realizar facilmente manobras manuais, o sistema de proteção lateral da Crafter foi adaptado para uso na T6.1. Utiliza sensores ultrassónicos distribuídos ao redor do veículo para reduzir o risco de danos por colisão. Por sua vez, o “Rear Traffic Alert” (alerta de tráfego traseiro) protege o veículo contra acidentes em manobras de marcha atrás; o sistema alerta o condutor de veículos que se aproximam da T6.1 num ângulo de 90 graus atrás do carro. Se o condutor não reagir, o sistema intervém através de uma travagem automática.

"Trailer Assist" simplifica as manobras com reboque
Dependendo do motor, o peso máximo de reboque é de 2500 kg. O "Trailer Assist", já conhecido da Crafter, facilitará, a partir de agora, as manobras com um atrelado. Evita que o condutor “pense” no complicado processo de realizar uma manobra de marcha atrás com um reboque (para o atrelado voltar para o lado direito, o condutor deverá girar o volante para a esquerda, e vice-versa). O condutor terá, simplesmente, de regular o ângulo de marcha atrás desejado para o reboque, usando o botão rotativo da regulação eléctrica do espelho retrovisor exterior – que neste caso se torna num joystick –, juntamente com o ecrã no tablier. Então o T6.1 assume a direcção. O “Trailer Assist” representa uma fusão do “Park Assist”, da servo-direcção electromecânica e da câmara de visão traseira “Rear View” (que detecta o ângulo de viragem da barra de tração do reboque). A gama de novos sistemas é complementada pelo sistema de reconhecimento de sinais de trânsito através da câmara frontal.

O equipamento de série de todas as versões oferece o sistema de travagem pós colisão (Post-Collision Braking System) e o assistente de arranque em declives (Hill Start Assist).

Interior digitalizado apresenta novo painel de instrumentos

O painel de instrumentos da T6.1 foi redesenhado. Foram adaptados no veículo todas as exigências de um posto de condução para o mundo digital. Foram implementadas as condições necessárias para integrar na T6.1 o Digital Cockpit (instrumentos totalmente digitais) e a terceira geração da matriz de infotainment modular (MIB3). A fusão dos dois cria um novo cenário digital de displays e controlos que é alinhado ao longo de um eixo visual.

"Digital Cockpit" com ecrã de 10,25 polegadas
O "Digital Cockpit" " da T6.1 estabelece novos parâmetros. O grafismo do ecrã de alta resolução é claro, preciso e de elevada qualidade. O condutor pode selecionar diferentes tipos de configurações no ecrã, através da tecla “View” situada no volante multifunções. Configuração 1: o conta rotações e o velocímetro são indicados de forma interativa em instrumentos circulares. No centro do ecrã pode ser selecionada individualmente, por exemplo, a agenda do smartphone. Em combinação com o sistema de infotainment de topo existe também a possibilidade de indicar o mapa de navegação entre ambos os círculos. Configuração 2: trata-se de uma indicação digital sem círculos, com diferentes campos de informação, na qual, na parte central, foi integrado um indicador personalizado, por exemplo, a mediateca. Além disso, foram redesenhados os clássicos instrumentos analógicos, com o ecrã multifunções situado na zona central.

MIB3 com ecrã até 9,2 polegadas
Outro dos superlativos da T6.1 são os novos sistemas de navegação do MIB3: o "Discover Media" (8 polegadas) e o "Discover Pro" (9,2 polegadas). A Volkswagen Veículos Comerciais renovou o desenho gráfico destes sistemas com ecrã tátil. Além disso, através do ecrã inicial personalizável, existe a possibilidade de configurar diversas funções individualmente, de forma similar às aplicações de um smartphone. O ecrã do "Discover Pro" é completamente de vidro. O programa de sistemas de Infotainment é completado com os sistemas MIB2 "Composition Audio" e "Composition Colour" (ecrã táctil de 6,5 polegadas.

Sistemas de Infotainment com cartão SIM integrado
O novo e mais importante elemento de equipamento de todos os sistemas de infotainment é o cartão SIM integrado (eSIM), que é oferecido de série a partir da versão "Composition Colour" e opcionalmente para a versão "Composition Audio". O cartão eSIM abre um novo espetro de funções e serviços online, como, por exemplo, a função eCall, que, em caso de acidente, envia automaticamente ao centro de chamadas de emergência a posição do veículo e estabelece uma ligação por voz. Se o centro de chamadas não recebe resposta dos ocupantes do veículo, os serviços de auxílio na estrada são imediatamente informados. Por sua vez, o eSIM estabelece a ligação com a "Volkswagen We" – um novo mundo de serviços online. Adicionalmente, os sistemas de 8 e de 9,2 polegadas do MIB3 oferecem outros elementos, como rádio internet e serviços de música em streaming.

Controlo por voz com linguagem natural simplifica o manuseamento
Graças ao cartão eSIM, o manuseamento é agora muito mais rápido, simples e intuitivo. No futuro, os novos sistemas de infotainment de 8 e 9,2 polegadas da T6.1 reagem perante os comandos de linguagem natural. A entrada de voz é comparada a um banco de dados online e é traduzida automaticamente em comandos digitais. Tal como acontece com outros dispositivos inteligentes, tudo o que é necessário para ouvir a T6.1 é um breve comando de activação. Por exemplo: "Olá Pão de Forma". A conversa poderia continuar assim: "Eu gostaria de ir ao Rossio, em Lisboa." E o sistema de navegação sugere rapidamente o endereço como um novo destino.

"Apple CarPlay™" funciona agora também por Wireless
Outra importante interface está a ser aperfeiçoada pelo MIB3: a App Connect. Usando esta função, aplicativos de smartphones como o Google Maps, a biblioteca de Media ou o Spotify podem ser usados diretamente através do ecrã do sistema de infotainment. Até agora, era necessária uma ligação via cabo entre o smartphone e o veículo. Para os utilizadores do iPhone, este cabo “passou à história": uma vez que um iPhone tenha sido acoplado, será conectado automaticamente ao sistema de infotainment via Bluetooth e à Apple CarPlay™ sem fios. Os smartphones compatíveis de todas as marcas podem agora também ser carregados através de uma estação de carregamento por indução no novo painel de instrumentos.

Novas soluções detalhadas tornam perfeito o dia de trabalho
A Volkswagen Veículos Comerciais desenvolveu soluções completamente novas para o trabalho diário. Incluem uma tomada elétrica de 230 volts situada no banco do condutor e um compartimento com fechadura no banco duplo do lado do passageiro. Além disso, foi recentemente desenvolvida uma opção de extensão da área de carga para objetos muito longos, que agora podem ser deslizados por baixo do banco duplo do lado do passageiro (função de carga inferior). Isso aumenta o comprimento máximo do compartimento de carga de 2450 mm para 2800 mm, ou de 2900 mm para 3300 mm (distância entre eixos longa).

Equipamento enriquecido para a Transporter 6.1
O equipamento de série da Transporter 6.1 foi melhorado. A marca acrescentou ao equipamento de série da Transporter os novos faróis H7 e iluminação interior em LED.

Novo design da parte dianteira para toda a gama
Para muitos adeptos deste multifacetado e versátil veículo, o seu design converteu-se num verdadeiro culto. Tal argumentação levou a que a equipa de Albert Kirzinger, Director de Design, tenha apenas alterado intencionalmente a parte dianteira.

"A T6.1 tem agora uma presença ainda mais marcante na estrada. Integrámos uma larga grelha de entrada de ar, que, tecnicamente, é necessária para as modernas motorizações. Ao mesmo tempo foi acentuada a largura, oferecendo uma face ainda mais apelativa. A barra transversal dos compactos faróis e a zona superior da grelha do radiador são mais finas em comparação com o modelo anterior. Nesta zona foi incorporado um novo perfil cromado duplo, que se estende por toda a largura do veículo, chegando até aos faróis como uma faixa de luz em LED para a iluminação diurna. O veículo tem um cariz muito especial, podendo ser reconhecido como uma T6.1 quando vista à distância, desde qualquer ângulo. A parte dianteira pode ser personalizada através de elementos cromados adicionais, em função do modelo e do equipamento. Novidade é também a paleta de cores e a oferta de jantes."

Eficientes motores Diesel com potência de 90 cv até 199 cv
A oferta de motores também foi reconfigurada. A T6.1 de tração dianteira chegará ao mercado com motores turbodiesel de 2.0 litros (2.0 TDI) altamente eficientes. Todas as motorizações cumprem a norma de emissões de gases de escape Euro-6d-TEMP-EVAP. O novo motor base aumenta a sua potência de 84 cv (62 kW) para 90 cv (66 kW). Segue-se a versão de 110 cv (81 kW), que substitui os motores anteriores de 102 cv (75 kW) e de 114 cv (84 kW). O 2.0 TDI de 150 cv (110 kW) e o 2.0 TDI Biturbo de 199 cv (146 kW) foram adaptados da versão anterior. O TDI de 150 cv pode ser equipado, em opção, com uma transmissão de dupla embraiagem DSG e sistema de tração total 4MOTION (manual ou DSG). A versão de topo de 199 cv oferece de série a transmissão de dupla embraiagem DSG (opcionalmente também com 4MOTION).

Graças à cooperação com a empresa parceira Abt, a T6.1 pode também ser adquirida com uma versão de zero emissões poluentes. Com uma potência de 112 cv (82 kW) e baterias com uma capacidade entre 38,8 kWh e 77,6 kWh, é possível alcançar autonomias superiores a 400 km (NEDC), tornando a T6.1 no veículo comercial ideal para uma utilização em zonas urbanas.

PR

Leia a reportagem completa na Eurotransporte, em breve.


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