Ford revela novas Tourneo Connect e Tourneo Courier 

30 novembro 2017
8min.

A Ford revela importantes melhoramentos para os novos people movers Tourneo Connect e Tourneo Courier, introduzindo novos padrões de estilo, tecnologia e performance na família Tourneo, a partir de meados de 2018.

Ford Tourneo Connect
Ford Transit Courier
Ford Transit Connect
Ford Tourneo Courier
Ford Tourneo Courier

Ford Tourneo Connect

A Ford revelou hoje importantes melhoramentos para os novos people movers Tourneo Connect e Tourneo Courier, introduzindo na bem sucedida família Tourneo um novo estilo exterior, propulsores mais económicos e novas e avançadas tecnologias de assistência ao condutor, já a partir de meados de 2018.

A introdução do novo Tourneo Connect nas versões de cinco e sete lugares, e do novo Tourneo Courier de cinco lugares, completa a renovação integral da gama de people movers Ford Tourneo. A nova versão topo-de-gama Tourneo Custom, de oito/nove lugares e com um novo interior premium, foi apresentada no início deste ano e está agora disponível em todos os mercados europeus.

Como refere Roelant de Waard, vice-presidente de Marketing, Vendas & Serviço da Ford Europa, “Os novos ‘people movers’ Tourneo Connect e Courier são espaçosos e flexíveis, e oferecem agora novas tecnologias como o sistema de conectividade SYNC 3, proporcionando aos clientes usufruírem ao máximo dos seus estilos de vida dinâmicos e activos.” O mesmo responsável conclui: “As sofisticadas tecnologias dos grupos propulsores, como o nosso renovado motor a gasolina EcoBoost de 1,0 litros, com desactivação de cilindros, conferem aos novos modelos Tourneo ainda mais prazer de condução e menores custos de utilização.” 

Novo Ford Tourneo Connect

O novo Ford Tourneo Connect recebeu um novo visual na frente da carroçaria, com uma grelha Tourneo de cinco barras, reposicionada mais acima, combinada com ópticas mais elegantes – dotadas de potentes faróis de Xénon HID e luzes diurnas em LED – e uma zona inferior mais aerodinâmica que integra um spoiler dianteiro.

Tanto o Tourneo Connect de cinco lugares como o Grand Tourneo Connect de sete lugares apresentam agora um interior melhorado com novos revestimentos mais elegantes e resistentes ao desgaste. Nas versões topo-de-gama, o painel de instrumentos foi igualmente revisto e tem uma nova zona de controlo que integra um touchscreen flutuante de 6 polegadas, inspirado num tablet, que integra o sistema de comunicação e entretenimento Ford SYNC 3.

Outras tecnologias avançadas incluem uma extensa gama de sistemas de assistência ao condutor, inéditos no segmento, tais como Limitador Inteligente de Velocidade, que permite programar automaticamente a velocidade máxima do veículo para que este se mantenha dentro dos imites legais, o sistema de travagem de emergência Assistência de Pré-Colisão com Detecção de Peões, Estabilização ao Vento Lateral e Assistência Activa ao Estacionamento, que ajuda a direccionar o veículo em lugares de estacionamento paralelos e perpendiculares.

Uma nova gama de sofisticados motores de última geração proporciona ainda mais economia de combustível, * respeitando, simultaneamente, os padrões da norma de controlo de emissões Euro 6.2. O novo motor diesel Ford EcoBlue de 1,5 litros combina as mais recentes tecnologias de injecção de combustível, sobrealimentação (turbo) e controlo de emissões, com uma construção de baixo atrito que incrementa a performance e reduz os consumos de combustível do Tourneo Connect e do Grand Tourneo Connect.

O novo Tourneo Connect dispõe também de uma nova e mais avançada versão do multipremiado bloco a gasolina EcoBoost de 1,0 litros, o qual incorpora agora alterações significativas ao nível da cabeça do motor e dos sistemas de injecção de combustível e de controlo de emissões, de forma a proporcionar ainda mais economia de combustível. As novas tecnologias incluem também a desactivação de cilindros, que permite ao motor funcionar apenas com dois cilindros em situações de pouca carga na admissão, de forma a reduzir perdas de bombeamento (sucção) e melhorar os consumos de combustível.

De série, todos os motores estão agora associados a uma renovada transmissão manual de seis velocidades. O motor EcoBlue de 1,5 litros pode também ser associado à nova e sofisticada transmissão automática de oito velocidades, que foi alvo de modificações para optimizar os consumos de combustível e aumentar a capacidade de resposta com passagens de caixa suaves e rápidas.

Os dois modelos Tourneo Connect continuam a oferecer excelentes padrões de flexibilidade, como bancos de configuração versátil, espaços de arrumação generosos e duas portas laterais deslizantes. O Tourneo Connect possui bancos traseiros com rebatimento inteligente 60/40, que tanto podem dobrar de forma totalmente plana para a frente, como ser removidos, dando, assim, lugar a 2.410 litros de espaço disponível atrás dos bancos dianteiros. O Grand Tourneo Connect oferece bancos traseiros de rebatimento fácil e rápido, para criar uma plataforma de carga plana e desobstruída com 2.620 litros de capacidade, enquanto que a terceira fila de bancos possui ajuste longitudinal (para frente para trás) para ainda mais versatilidade.

Novo Ford Tourneo Courier

O Tourneo Courier de cinco lugares é o elemento mais pequeno da família Ford Tourneo. O novo modelo revela um novo visual na frente da carroçaria, que incorpora uma grelha com a abertura redesenhada e um novo desenho da parte inferior. 

O habitáculo apresenta uma consola central redesenhada e com melhor ergonomia, incluindo um novo e maior touchscreen de 6 polegadas com o sistema se comunicação e entretenimento  Ford SYNC 3, disponível nas versões mais equipadas, e que está agora colocado mais perto do condutor para melhor visualização e facilidade de utilização.

Compatível com as normas de controlo de emissões Euro 6.2, a renovada gama de propulsores oferece as clientes a opção entre o económico motor diesel TDCi de 1,5 litros e o bloco a gasolina EcoBoost de 1,0 litros. Todos os modelos estão equipados com a nova transmissão manual de seis velocidades Ford, em vez da caixa de cinco velocidades da anterior geração, proporcionando melhor qualidade nas passagens de caixa, mais requinte de condução e melhores consumos em condições reais de utilização.
Para obter os melhores valores em termos de custos de utilização, existe agora um novo pacote de economia de combustível, de série em todas as versões diesel, com aerodinâmica optimizada e Abertura Activa da Grelha (Active Grille Shutter), o que melhora o tempo de aquecimento do motor e reduz o atrito aerodinâmico.

Com base nos fortes argumentos do modelo antecessor, o novo Tourneo Courier irá oferecer às famílias em crescimento e aos condutores urbanos com estilos de vida activos, excelentes níveis de espaço para bagagem e passageiros. O compartimento traseiro flexível apresenta bancos rebatíveis assimetricamente (60/40), com um dispositivo de rebatimento/dobrar muito conveniente, e que disponibiliza 1.656 litros de espaço com os bancos totalmente rebatidos. O acesso aos lugares traseiros é excelente graças às duas portas de correr laterais. A gama de versões engloba quatro linhas de equipamento, incluindo as exclusivas variantes Titanium e Sport situadas no topo de oferta.

Mais perto da data de lançamento dos novos modelos, em 2018, serão divulgadas mais informações acerca dos novos Tourneo Connect e Tourneo Courier, incluindo dados relativos a consumos e performances.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.