ZF Aftermarket especialistas em transmissões de VCL

19 março 2019
9min.

A ZF Aftermarket providencia reparações de elevada qualidade para transmissões ZF e de outras marcas, para veículos comerciais.

ZFA_CV_Transmission_test_bench_PT

As transmissões modernas são eficientes e duráveis. Apesar disso, podem ocorrer problemas ou mesmo danos. Para evitar reparações morosas e dispendiosas, especialmente no sector dos veículos comerciais, é essencial efectuar um diagnóstico de erros eficaz e ter conhecimentos específicos. A ZF Aftermarket providencia reparações de elevada qualidade para transmissões ZF e de outras marcas, para veículos comerciais. Asseguram resultados de excelência com métodos de reparação e diagnóstico de última geração, utilizando peças originais.  Reparações rápidas e profissionais das transmissões garantem uma mobilidade permanente dos veículos.

Existem diferentes tipos e designs de transmissões. No que toca a reparações de transmissões de veículos comerciais pesados, as oficinas independentes podem contar com os conhecimentos altamente especializados da ZF Aftermarket em matéria de sistemas, quer estejam a lidar com transmissões manuais, automáticas ou automatizadas. A unidade de serviço da ZF Aftermarket, em Sacavém, tem as competências necessárias para reparar, de forma profissional, quase todas as transmissões comuns dos veículos comerciais, de fabricantes de renome, e para aplicar peças de substituição com a qualidade do equipamento original.

Normalmente, as transmissões dos veículos comerciais pesados funcionam durante 700.000 – 800.000 km, o equivalente a uma vida útil de 12-15 anos. No entanto, erros durante a mudança de velocidades, desgaste e sujidade podem limitar a sua funcionalidade e causar avarias a longo prazo.

A complexidade dos componentes torna necessário um processo de diagnóstico e reparação aprofundado.

As causas de erros são diversas

Independentemente do seu tipo, as transmissões dos veículos comerciais estão diariamente sujeitas a cargas elevadas. É por isso que o seu uso incorrecto, a presença de peças periféricas defeituosas no veículo ou a falta de manutenção causam rapidamente danos e reparações dispendiosas. Frequentemente, isto apenas exige a substituição durante reparações de pequenos componentes gastos, tais como rolamentos de rolos de agulhas, anéis de sincronização, mangas deslizantes ou vedantes. Mas, 80% dos problemas devem-se à sincronização dos atuadores da embraiagem ou da transmissão. Um possível indicador de uma embraiagem defeituosa são mudanças de velocidades instáveis. A velocidade salta repetidamente ou não engata. Se o condutor conseguir acionar a embraiagem e, aparentemente, engatar a velocidade, o motor permanece no modo de ralenti. As falhas na transmissão também podem ficar a dever-se a desgaste mecânico ou eletrónico.

Muitos sintomas parecem indicar danos na transmissão, mas, na realidade, são causados por um componente que interage com a transmissão. Exemplos disso são um volante bimassa defeituoso ou um problema com a alimentação de ar. Os especialistas da ZF Aftermarket explicam que é importante excluir estas fontes de erro antes da realização de uma reparação da transmissão.

Passo a passo: reparação da transmissão de veículos comerciais

A ZF Aftermarket definiu claramente o seu processo profissional e estruturado de reparação de transmissões: diagnóstico de erros, limpeza, análise, desmontagem e reparação ou substituição de peças de substituição, se necessário.

Passo 1: diagnóstico e interpretação de dados do veículo

A base de um diagnóstico fiável é assegurada pela leitura da memória de falhas e pela interpretação especializada de todos os dados relevantes do veículo. A ZF utiliza unidades de diagnóstico que suportam uma resolução de problemas profissional e sistemática ao longo de todo o veículo. Independentemente da marca do veículo, as soluções de diagnóstico inteligentes providenciam acesso aos dados gerais do veículo e à leitura dos códigos de avaria de todos os elementos de controlo.

A unidade de diagnóstico ZF Testman desenvolvida especificamente para produtos ZF concentra-se na tecnologia de transmissão. Ao contrário de outras soluções de diagnóstico, este sistema também pode ser utilizado em transmissões já desmontadas. A ZF Testman consegue ler os dados eletrónicos da transmissão, verificar os dados estáticos e dinâmicos do veículo, extrair informação não filtrada da memória de falhas de veículos comerciais, programar componentes ZF e reflectir o software de componentes individuais.

Passo 2: limpeza da unidade de engrenagem com tecnologia de jato de areia

Após a identificação das causas da avaria, a caixa de velocidades é limpa. Isto significa que quaisquer depósitos presos e resíduos de sujidade são removidos com a ajuda da tecnologia de jato de areia.

Passo 3: desmontagem da unidade de engrenagem

Em seguida, a ZF Aftermarket examina os componentes no interior da transmissão. Para o efeito, a transmissão é completamente desmontada e as peças individuais inspecionadas e, se necessário, medidas. O conversor de binário na transmissão automática é esvaziado, limpo e revisto.

Passos 4 e 5: reparação e inspeção da mecatrónica

A reparação e a substituição da transmissão estão entre as competências chave da ZF Aftermarket. Ao longo de várias décadas, a ZF ganhou ampla experiência em matéria de transmissões. Isto permite à ZF oferecer aos seus clientes oficinais reparações ajustadas aos requisitos e ao valor actual do respetivo veículo. A oferta vai da substituição de componentes avariados da transmissão até à montagem completa de uma unidade de substituição, que cumpra os últimos requisitos da produção actual. Após a reparação, todas as transmissões são submetidas a um teste final em condições reais, no banco de testes ZF. O óleo nas transmissões automáticas é aquecido a 75°C, para simular realisticamente as condições de pressão e temperatura corretas.

Passos 6 e 7: montagem e testes finais no banco de testes

Após a montagem, a transmissão é abastecida com óleo novo. A ZF desenvolveu um banco de testes específico para um minucioso teste de fugas e de funcionamento das suas transmissões automáticas. No seguimento destes testes, o software da transmissão automática é reinicializado para que a oficina possa reintroduzir os dados do veículo e actualizar o software do fabricante do veículo após a instalação da transmissão. A execução de um teste final da transmissão no veículo conclui o processo de reparação.

Competência de sistema da ZF Aftermarket

Os pré-requisitos fundamentais para a reparação de danos na transmissão são conhecimentos especializados abrangentes e um elevado nível de experiência de diagnóstico de caixas de velocidades de todas as marcas. A rede mundial de parceiros de serviço da ZF apoia oficinas independentes em reparações complexas de transmissões, enquanto prestador de serviços fortes e orientado para a qualidade.

A ZF Aftermarket oferece também peças de substituição e óleos de transmissão com a qualidade do equipamento original. Isto assegura reparações rápidas, profissionais e fiáveis.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.