Dachser quer reduzir poluição na Península Ibérica  

19 dezembro 2017
3min.

Poupança de combustível, optimização da rede e redução das emissões de CO2 são algumas das vantagens potenciadas pelos novos veículos da empresa.

Dachser_Hybrid

A Dachser acaba de pôr em circulação, em Madrid, o primeiro veículo híbrido da frota da Península Ibérica. Fabricado pela Mercedes-Benz Trucks, o camião do modelo FUSO Canter Eco Hybrid 7C15 tem capacidade para mais de sete toneladas e foi distinguido pela Direção Geral de Trânsito espanhola na categoria “ECO”. O veículo circula já pelo coração da capital de Espanha e simboliza a procura contínua por soluções inovadoras para a distribuição ibérica.

Combinando um propulsor a combustão e um motor eléctrico, o veículo híbrido da Dachser cumpre os requisitos da norma europeia Euro 6, reduzindo significativamente as emissões de CO2 e garantindo uma poupança de combustível até 23 por cento. Neste processo, a participação da Mercedes-Benz Trucks foi crucial – nomeadamente através da aplicação de tecnologia de ponta para o estímulo da sustentabilidade social, económica e ambiental, que bem caracteriza os valores corporativos da Dachser.

Duas novas rotas diárias para mega-camiões

Paralelamente, a Dachser inaugurou, recentemente, duas novas rotas diárias para mega-camiões: Madrid – Barcelona e Arteixo – Lérida. Com mais de 25 metros de comprimento, o mega-camião não só é sinónimo de optimização de rede – uma vez que permite aumentar a capacidade em mais de 60 por cento dos quilos transportados por trajeto –, como contribui para a diminuição da poluição, reduzindo de 15 a 20 por cento a emissão de CO2 em cada trajecto. Madrid junta-se assim a outras capitais europeias – como Paris, Copenhaga ou Amesterdão –, onde os mega-camiões Dachser já circulam. Tendo em consideração que cada cidade tem as suas características e necessidades específicas, a multinacional oferece soluções personalizadas, que variam de região para região.

Juan Quintana, Managing Director European Logistics Iberia da Dachser, afirma que “a multinacional está comprometida com a implementação progressiva destes dois tipos de veículo – híbridos e mega-camiões – na sua rede, projeto que se encontra alinhado com a estratégia a longo prazo da empresa na Europa e com a urgente necessidade de adequação dos camiões ao contexto ambiental dos dias de hoje”. Durante os próximos meses, a multinacional irá estudar com detalhe o desenvolvimento de novos veículos e a abertura de rotas na Península Ibérica. Refira-se que a Dachser anunciou, para 2017, um plano de investimento de 177 milhões de euros para as áreas de Investigação e Desenvolvimento (I&D), digitalização e expansão de rede.

PR

 


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.