Mercedes-Benz Vans apresenta novo conceito de mobilidade

13 setembro 2018
32min.

O Vision URBANETIC é um revolucionário conceito de mobilidade que elimina a separação entre a mobilidade de pessoas e o transporte de mercadorias.

Mercadorias e Passageiros - 2
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Mercadorias e Passageiros - 2

O Vision URBANETIC permite a mobilidade de pessoas e mercadorias em função da procura do utilizador, de forma sustentável e eficiente – e aplica uma abordagem inovadora para satisfazer as necessidades das cidades, das empresas de diversos setores bem como dos moradores das cidades e dos turistas. O conceito reduz o fluxo de tráfego, liberta as infraestruturas interiores das cidades e contribui para uma melhoria da qualidade de vida nos grandes aglomerados urbanos.

Como parte de uma solução sistemática abrangente, o Vision URBANETIC trata os desafios urbanos do futuro e oferece soluções inovadoras. O conceito visionário é baseado num veículo de chassis eléctrico e de condução autónoma, que pode adoptar carroçarias permutáveis para o transporte de passageiros ou de mercadorias. Como veículo de partilha, o Vision URBANETIC pode acomodar até doze passageiros, enquanto o módulo de carga tem capacidade para transportar até dez paletes EPAL. Um espaço de carga com 3.70m de comprimento encaixa num veículo com um comprimento total de 5.14m. Adicionalmente, o conceito incorpora uma infra-estrutura de tecnologia de informação que analisa em tempo real a disponibilidade e a procura numa determinada área. Daqui resulta uma frota de condução autónoma, com percursos planeados de forma flexível e eficiente com base nas atuais necessidades de transporte. Tudo isto torna o Vision URBANETIC um conceito vanguardista para a mobilidade urbana do futuro.

Graças à ligação em rede, à avaliação da informação do local – como concertos ou eventos – e ao controlo inteligente, o sistema não só analisa as necessidades actuais como também aprende a partir destas, de forma a antecipar e reagir a futuras necessidades. Isto poderá optimizar processos e ajudar a reduzir os tempos de espera e de fornecimento e também a evitar congestionamentos de trânsito. Por exemplo, o sistema geral pode utilizar os dados captados pelo centro de controlo do veículo – que agrupa e analisa as necessidades – para identificar a aglomeração de pessoas numa certa área. Poderá enviar veículos rapidamente para esse local e satisfazer, de forma eficaz, o aumento da procura. Desta forma, o sistema consegue reagir de forma flexível e não se limitar a percursos ou horários fixos.

Totalmente ligado em rede e integrado num ecossistema abrangente

A Mercedes-Benz Vans tem um objectivo ambicioso com o seu Vision URBANETIC: o de possibilitar o transporte de mais passageiros e mercadorias com menos veículos numa rede de estradas virtualmente inalterada para libertar os centros urbanos e, ao mesmo tempo, satisfazer os crescentes requisitos de mobilidade e os desejos dos clientes. Procuramos melhorar a qualidade de vida nos centros urbanos – com a mobilidade flexível e confortável de passageiros, o transporte eficiente e sustentável de mercadorias, a redução significativa de ruído e de emissões de gases poluentes e uma maior liberdade no planeamento das cidades.

Como veículo totalmente ligado em rede, o Vision URBANETIC integra um ecossistema no qual as necessidades de mobilidade empresariais e particulares são transmitidas digitalmente. O Vision URBANETIC reúne estas necessidades e satisfá-las com uma frota extremamente flexível, permitindo uma melhoria considerável na utilização dos recursos.

Dois módulos permutáveis para passageiros e mercadorias

Para atingir este nível de flexibilidade, o Vision URBANETIC está equipado com diferentes carroçarias permutáveis em função da finalidade da utilização. Como veículo de partilha com uma carroçaria de transporte de passageiros, o Vision URBANETIC oferece espaço para até doze passageiros. Os módulos são trocados automática ou manualmente, com o processo automático a demorar apenas alguns minutos. O sistema é baseado numa plataforma de condução autónoma, na qual as respetivas carroçarias são fixadas. Incorpora todas as funções de condução, significando que o chassis autónomo também pode percorrer o seu caminho até ao local da sua próxima tarefa sem uma carroçaria instalada. É garantida uma segurança absoluta através de componentes redundantes para todas as acções relevantes, como o controlo da direcção, da travagem e da aceleração.

O módulo de carga serve como um clássico transportador de mercadorias. Graças ao seu piso de carga variável, pode ser dividido em dois nível e transportar até dez paletes EPAL. O espaço de carga tem um volume de 10 m3. Em alternativa, o veículo pode ser equipado com sistemas de espaço de carga totalmente automatizados e utilizados como estação de encomendas móvel para entregas de correio. Vários outros casos de utilização também são aplicáveis pois o conceito pode ser equipado com um vasto conjunto de carroçarias para outros sectores e aplicações.

Grande liberdade para o design interior

Graças ao funcionamento totalmente automatizado sem condutor, os custos operacionais baixam significativamente com o Vision URBANETIC. Adicionalmente, com a excepção dos tempos de carregamento da cadeia cinemática eléctrica e dos períodos de manutenção, cada veículo pode ser utilizado 24 horas por dia, 365 dias por ano. Isto permite, por exemplo, uma operação rentável de soluções de transporte público local que não seriam comercialmente viáveis com um condutor. Além disso, o conceito responde a uma procura cada vez maior em áreas como o setor de logística – com défice de condutores - uma revista de mercado Alemã votou “Fahrermangel” (défice de condutores) como a Palavra do Ano de 2017 no Sector de Logística.

A ausência de uma cabina de condutor também liberta espaço no interior. O volante, os pedais, o tablier e todo o posto de condução pertencem ao passado. O espaço pode ser antes utilizado para aumentar a capacidade de passageiros ou o volume de carga.

Numa fábrica ou deslocando-se livremente na cidade

A arquitectura de sistema do Vision URBANETIC autónomo assegura a adaptação contínua do percurso, utilizando informação de trânsito em tempo real. A gestão da frota do operador também faz parte do sistema de tecnologia de informação, com a possível utilização em áreas restritas como fábricas, aeroportos, bem como no trânsito em estradas nacionais.

A cadeia cinemática eléctrica do Vision URBANETIC permite uma mobilidade sem emissões de gases locais, tornando-o o veículo perfeito para os centros das cidades e áreas sujeitas a restrições legais de acesso. A cadeia cinemática sem ruído também apresenta novas opções para entregas de última hora ou durante a noite, proporcionando desta forma um elevado potencial de negócio.

Estabelecer confiança através da comunicação ativa com o mundo exterior

Em muitas pessoas ainda reina um certo nível de ceticismo relativamente aos veículos autónomos. Por isso, o Vision URBANETIC adota uma nova abordagem na sua carroçaria de transporte de passageiros. O veículo utiliza várias câmaras e sistemas de sensores para observar toda a zona circundante e comunicar. Utiliza um ecrã de grande formato na frente do veículo para informar os pedestres que foram detetados a atravessar a rua em frente ao veículo.

Outro destaque é o sombreamento digital em torno da porta lateral. Várias centenas de módulos de luz identificam os contornos de qualquer indíviduo que se aproxime do Vision URBANETIC.

Caso de Utilização – transporte de mercadorias no setor de negócios entre empresas

Maior flexibilidade e disponibilização mais rápida de mercadorias

•    A urbanização e o crescimento da população estão a originar um crescimento do volume de mercadorias transportadas para as cidades

•    O módulo de carga do Vision URBANETIC, com “Cargo Flex Floor”, permite uma maior flexibilidade de utilização do espaço de carga 

O sector de logística, bem como as empresas de construção, comerciantes e o sector dos serviços estão neste momento em expansão, com perspectivas positivas de crescimento sustentado. Contudo, as maiores perspectivas de negócio trazem maiores desafios. Uma quantidade mais elevada de mercadorias terá de ser transportada na mesma infra-estrutura rodoviária.

Situação do mercado / potencial de mercado:
As trocas comerciais globais estão a expandir, com um aumento de 18.2 por cento só entre 2010 e 2016. A OMC (Organização Mundial do Comércio) prevê um crescimento médio de até três por cento ao ano até 2050. Um factor que contribui largamente para esta situação é o crescimento da população. De acordo com os cálculos realizados pelas Nações Unidas, a população mundial em 2017 era cerca de 7.6 mil milhões. Até 2030, poderá atingir os 8.5 mil milhões e cerca de 10 mil milhões até 2050. A maioria da população global irá viver em zonas urbanas. Até 2050, esta proporção poderá atingir 70 por cento.

Desafios para o sector:
De acordo com as estimativas, o tráfego urbano deverá triplicar entre 2010 e 2050. É já evidente que as infra-estruturas rodoviárias, especialmente nas zonas urbanas, não poderão acompanhar este crescimento. Isto significa que no futuro será necessário transportar uma quantidade substancialmente maior de mercadorias na rede rodoviária existente. A redução das emissões de CO2 também está a ganhar importância. De acordo com um estudo realizado pela OCDE, o agrupamento de transporte de mercadorias, os conceitos de partilha e os resultantes aumentos de eficiência na utilização do volume por veículo, bem como as cadeias cinemáticas eléctricas, poderão contribuir significativamente para a redução das emissões de CO2. Apesar do enorme aumento dos volumes transportados, isto poderá manter as emissões aproximadamente nos níveis de 2015.

Cenário de utilização do Vision URBANETIC:
Existe uma grande variedade de opções de utilização do módulo de carga do Vision URBANETIC, como os componentes móveis ou o armazém de material para comerciantes. As reencomendas e as entregas de correio de última hora ocorrem de forma totalmente autónoma. O sistema de gestão do inventário do contratante ou do especialista de comércio identifica as lacunas de stock e emite uma encomenda. As entregas "Just-in-time" tornar-se-ão a norma também para pequenos projetos, aumentando a eficiência no local. Adicionalmente, a entrega de peças e de material não terá de estar associada às horas de trabalho no local de trabalho, o que significa que as peças móveis e o armazém de material poderão operar fora do horário de expediente, por ex., durante a noite, por forma a reduzir o tráfego nas horas de ponta.

O Vision URBANETIC também mostra os seus méritos no processo de fornecimento aos ramos das empresas grossistas e de retalho. Como armazém de entrega móvel, permite uma maior flexibilidade de entrega e uma disponibilidade mais rápida das mercadorias. Desta forma, satisfaz as necessidades dos pontos de venda mais pequenos e descentralizados que, devido ao limitado espaço de armazenamento, submetem frequentemente encomendas para entregas de última hora. Portanto, o Vision URBANETIC suaviza as flutuações de congestionamento de procura ou armazenamento. A condução autónoma e elétrica sem emissões de gases locais significa que o Vision URBANETIC também poderá permitir entregas neste setor fora dos períodos de maior tráfego, contribuindo para uma redução do congestionamento do trânsito.

O novo conceito para o espaço de carga no módulo de carga também promete aumentos de eficiência. Graças a um sistema inteligente de carga e ao “Cargo Flex Floor”, o Vision URBANETIC poderá acomodar até dez paletes de gaiola EPAL em dois níveis. Se existir necessidade de utilizar a altura máxima de carga, o piso intermédio poderá rebater para o lado para permitir a instalação de unidades frigoríficas standard de 2.03 metros de altura. As calhas de rolos pneumáticos no piso intermédio e no piso principal do veículo facilitam o carregamento e o descarregamento das mercadorias pesadas. O volume de carga é de 10 m3, colocando-o a par dos comerciais ligeiros de grande capacidade, apesar das suas dimensões exteriores serem mais compactas. É possível um carregamento totalmente automatizado com prateleiras pré-preenchidas nas paletes Euro. A estrutura do veículo totalmente conectado permite uma logística de mercadorias totalmente autónoma. Esta aplicação de possíveis serviços futuros inclui o controlo detalhado da expedição, controlo rigoroso da temperatura durante o transporte e o controlo de impactos em mercadorias frágeis. O conceito de um chassis de plataforma deslizante autónomo com diferentes tipos de módulos de carroçaria também forma a base para o desenvolvimento de mais soluções específicas do setor, originar novos conceitos de carroçaria e efectuar trocas de última hora.

PR

 

 

Comunicação

 

Eletrónica sofisticada ao invés do contacto visual:
interface homem/máquina para uma comunicação intuitiva

•    Exterior: clara orientação para os passageiros, autenticação inequívoca e maior segurança para os pedestres e ciclistas

•    No interior do módulo de transporte de passageiros: ecrã circular de 360 graus para informação base, elementos de realidade aumentada para um fornecimento personalizado

Intuitiva, automática, subconsciente – já há muito tempo que a comunicação no trânsito abrange mais do que apenas os elementos visíveis como os painéis de informação ou a sinalização. Frequentemente, os utentes da estrada chegam a acordo com gestos ou até com o contacto visual. No Vision URBANETIC, um inovador interface homem/máquina (HMI) assegura aquela que é a comunicação fácil e intuitiva de compreender para os passageiros e o ambiente. Também fornece o enquadramento de interação para toda a comunicação necessária entre o veículo e, por exemplo, os pedestres e os ciclistas. Daqui resulta uma integração contínua no trânsito regular.

Ecrã LED e sombras digitais

Os ecrãs LED no módulo de transporte dos passageiros permite aos passageiros identificar claramente o Vision URBANETIC que lhe foi atribuído. As câmaras no lado direito do veículo e os sensores de 360 graus reconhecem se os pedestres ou os ciclistas se encontram na sua imediata vizinhança, que significa uma distância de 30 centímetros a dois metros. O sombreamento digital utiliza LEDs no exterior para projetar uma sombra da silhueta da pessoa na lateral do veículo. Um total de 40 metros de faixas de LEDs contém centenas de LEDs individuais que podem variar a cor. Esta interação assegura aos ciclistas, por exemplo, que o Vision URBANETIC os detetou e que irá atuar adequadamente.

 

A ampla interação cria confiança na condução autónoma

O Vision URBANETIC utiliza a "car-to-x communication" através de uma plataforma normalizada para interagir com outros veículos e utentes da via e para reconhecer marcas rodoviárias e sinais de trânsito. A interação com os passageiros é mais complexa pois estes estão habituados a comunicar com um ser humano. Para criar confiança e dissipar incertezas, o HMI no Vision URBANETIC deve assegurar que todos os processos, desde a reserva de uma viagem à saída do veículo no local de destino, são tão simples e esclarecedores quanto possível. A reserva através de uma app é o ponto de partida. Assim que a reserva de uma viagem tiver sido realizada, a app indica onde o utilizador poderá entrar no veículo. Além disso, o utilizador recebe um número do veículo de dois dígitos, a cor do ecrã e um avatar escolhido pelo próprio. Quando o Vision URBANETIC chega ao ponto de encontro, o número e o símbolo são indicados no ecrã lateral na cor selecionada. A subsequente autenticação do passageiro poderá ser realizada numa entre várias formas: através de uma app ou, no próximo nível, através de uma impressão digital ou reconhecimento facial.

O estado do veículo (a aguardar, em condução) é comunicado para o mundo exterior através de um ecrã na extremidade da secção dianteira na grelha do radiador. Quando o veículo é ligado e está prestes a iniciar a viagem, os sensores são acionados visivelmente como sinal para o mundo exterior de um iminente início de marcha.

Uma nova dimensão no sistema de informação e entretenimento

O Vision URBANETIC oferece um novo nível de diversidade de informação e entretenimento no interior do módulo de transporte dos passageiros. O ecrã circular de 360 graus instalado no tejadilho transmite a informação base mais importante sobre o percurso, enquanto os elementos de realidade aumentada (AR) da app do utilizador nos dispositivos móveis individuais melhoram a viagem com informação adaptada especificamente ao passageiro – desde locais turísticos na cidade às notícias sobre assuntos selecionados individualmente. Outras funcionalidades disponíveis incluem o guia de percurso sugerido com base nos parâmetros pré-determinados e o respetivo perfil do utilizador. O percurso mais rápido para transportes pendulares, o percurso mais económico para uma redução dos custos ou um percurso que fornece uma passagem pelas atrações da cidade – uma ampla gama de escolhas disponíveis.

A app do utilizador no dispositivo móvel do passageiro oferece funções que abrangem muito mais do que simples pesquisa e reserva de ligações. Orienta o passageiro para a sua paragem virtual e o seu destino final ao sair do veículo – quer seja numa vista de mapa de duas dimensões ou na navegação assistida por realidade aumentada.

 

 

Carroçarias permutáveis

 

Desde o espaçoso veículo de transporte de mercadorias ao confortável veículo de transporte de passageiros

•    Troca fácil: as carroçarias podem ser trocadas de forma totalmente automática ou manual

•    Tecnologia inovadora: as rodas traseiras que se deslocam para o lado facilitam a troca entre os módulos de transporte de mercadorias e de transporte de passageiros

•    Reação flexível: a frota de modelos Vision URBANETIC poderá adaptar-se dinamicamente à procura atual ao longo do dia

Transporte de mercadorias ou de passageiros? Graças às suas carroçarias permutáveis, a função do Vision URBANETIC pode ser alterada em poucos minutos. As escolhas disponíveis são: um módulo de carga que oferece a máxima eficiência e flexibilidade para o transporte de mercadorias e um módulo de transporte de passageiros que fornece o conforto de primeira classe e uma mobilidade em função dos requisitos.

Chassis de plataforma deslizante autónomo para trocar de plataforma

A base do conceito de troca é fornecida pelo chassis deslizante autónomo, que incorpora todas as funções de condução. Os engenheiros da Mercedes-Benz Vans desenvolveram um novo sistema para permitir a troca. O Vision URBANETIC aciona uma troca de plataforma. Antes da carroçaria ser desacoplada, os apoios controlados hidraulicamente na superfície da estrada asseguram a estabilidade do veículo antes de levantar ligeiramente a carroçaria. As rodas traseiras são desacopladas e deslocadas para fora, permitindo a desmontagem da carroçaria sem qualquer equipamento de elevação adicional. O alargamento do eixo traseiro abre caminho para a carroçaria permutável deslizar para trás num sistema de calhas. Tudo isto acontece automaticamente e demora apenas alguns minutos. Graças ao sistema de calhas, a carroçaria permutável poderá também ser movida manualmente na palete sem qualquer infraestrutura adicional. O chassis é então instalado com um novo módulo.

Módulo de carga – espaço de carga de dois níveis

O módulo de carga tem um amplo espaço para dez paletes de gaiola EPAL, possibilitado pelo Cargo Flex Floor. Esta superfície de carga divide o espaço em dois níveis. Se for necessário utilizar a altura máxima no espaço de carga, o piso divisível pode ser rebatido para o lado. O volume do espaço de carga é de 10 m3, enquanto o seu comprimento de 3.70 m é acomodado no comprimento total do veículo de 5.14 m. O módulo de carga é preenchido com contentores normalizados pré-carregados ou suportes de carga, através da porta traseira rotativa – de forma automática ou manual.

Módulo de transporte de passageiros – conforto de primeira classe, comunicação inovadora

O módulo de transporte de passageiros oferece espaço e conforto para um total de 12 passageiros – oito sentadas e quatro de pé. A secção traseira é um espaço protegido que acomoda passageiros com um efeito de ocultação. Não é possível visualizá-los a partir do exterior e podem desfrutar da sua privacidade. A área central próxima da porta está reservada para os passageiros de pé que fazem curtas viagens. A secção dianteira é um plano aberto e circundado pelos vidros. Por exemplo, os turistas sentados aqui poderão desfrutar das vistas da cidade.

O transporte de passageiros também oferece aos seus passageiros uma nova dimensão em comunicação. O ecrã circular de 360 graus no tejadilho, por exemplo, mostra informação durante o percurso. Os projetores de realidade aumentada podem fornecer aos passageiros sugestões de orientação de percurso para outros destinos na cidade, com base nos parâmetros predefinidos e considerando o perfil do utilizador. Por ex, o sistema oferece o percurso mais rápido para transportes pendulares, o percurso mais económico para uma redução de custos ou um percurso variado pelas atrações turísticas.

Ambos os módulos oferecem inúmeras opções de design. A ausência de um banco do condutor significa que o veículo pode ser otimizado para o respetivo caso de utilização. Além disso, graças às carroçarias permutáveis, a frota de modelos Vision URBANETIC pode reagir de forma flexível ao longo do dia de acordo com as atuais necessidades e adaptar aos picos de procura.

 

Design

A estética associada à inteligência: formas invulgares e contrastes atraentes

·      O desafio: união visual de três elementos distintos

·      A estrutura natural para a mínima utilização de materiais, associada à máxima rigidez possível no módulo de transporte de passageiros

O design do Vision URBANETIC é uma combinação de inteligência com estética. Os projetistas da Mercedes-Benz depararam-se com o desafio de criar não só um distinto idioma de design e uma estética igualmente distinta para um conceito de mobilidade completamente novo, como também combinar a plataforma de condução autónoma com duas carroçarias para fins totalmente diferentes. Ao mesmo tempo, tiveram que criar contrastes atraentes entre os elementos individuais. O resultado é um veículo constituído por três elementos diferentes que todavia aparentam um todo, independentemente da combinação.

“O Vision URBANETIC coloca o nosso idioma de design de pureza sensual bem avançado no tempo. Criámos uma estética distinta para um conceito de mobilidade que nunca existiu,” afirma Gorden Wagener, Diretor de Design da Daimler AG. 

Chassis de plataforma deslizante – desenhado para a funcionalidade

O chassis de plataforma deslizante serve como um protótipo de tecnologia e incorpora todas as funções de condução. É portanto projetado puramente para a funcionalidade. Os ecrãs LED dianteiro e traseiro comunicam com o mundo exterior e informam os pedestres e os outros utentes da via sobre as ações e reações iminentes do veículo. Ao invés dos faróis, o chassis de plataforma deslizante está equipado com sensores que são aplicados ou recolhidos em função do estado de condução, servido desta forma como um indicador para a condução autónoma.

 

 

Módulo de transporte de passageiros – novo design para uma forma inédita de mobilidade

Um destaque visual do Vision URBANETIC é o módulo de transporte de passageiros, caracterizado pelo idioma de design e proporções não convencionais.

O objetivo consistiu em encontrar novos designs para o exterior e para o interior, para uma forma inédita de transporte de passageiros. Os projetistas incorporaram elementos da arquitetura urbana no exterior. Escolheram uma forma orgânica com uma estrutura natural, que permitiu combinar um elevado grau de estética com uma forma que oferece a máxima rigidez da carroçaria, utilizando a menor quantidade possível de material. Por um lado, o design exterior apresenta uma imagem vocacionada para a atividade empresarial, por outro, mostra um lado aberto, emocional e convidativo devido às suas características únicas de comunicação.

Um vasto número de elementos diferentes de iluminação no exterior e a sua estrutura orgânica fornecem ao veículo numa nova forma de diálogo com o mundo que o rodeia. Um particular destaque é o reconhecimento de pessoas, que projeta a inteligência dos sensores nos painéis exterior do módulo de transporte de passageiros. Isto fornece uma sensação de segurança às pessoas que se encontram na imediata vizinhança do modelo, ao mesmo tempo que estimula o envolvimento descontraído com o veículo.

O design interior do módulo de transporte de passageiros foi sistematicamente configurado para as diversas necessidades dos passageiros. O compartimento dos passageiros está dividido em três diferentes zonas ligadas continuamente uma com a outra: uma zona de estar na traseira, uma zona ao centro para os passageiros transportados de pé e uma zona de lugares sentados na dianteira.

A secção traseira oferece aos passageiros um espaço protegido com um efeito de ocultação. Não é possível visualizá-los a partir do exterior e podem desfrutar da sua privacidade durante a viagem. Na zona central junto à porta encontra-se um espaço onde os passageiros durante curtas viagens poderão permanecer de pé ou encostados. A zona dianteira é um plano aberto e circundado pelos vidros. Os turistas sentados aqui poderão relaxar e desfrutar das vistas da cidade ao longo do percurso.


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