STRATIO VAI ESTAR NA WEB SUMMIT

02 novembro 2017
3min.

Stratio vai estar no palco da «Growth Summit», na Web Summit, a 9 de Novembro, onde vão ser apresentadas algumas das empresas de mais rápido crescimento do mundo.

stratio

De Coimbra para o mundo, já com escritórios em Silicon Valley e Madrid, a Stratio foi a empresa escolhida pela Agência Espacial Europeia (ESA) para marcar presença no Web Summit, a 9 de Novembro, pelas 14h15. Juntamente com Frank Salzberger, director do programa de transferência de tecnologia da ESA, a Stratio vai subir ao palco da “Growth Summit’, onde vão ser apresentadas algumas das empresas de mais rápido crescimento do mundo.

 

A Stratio, incubada na Aceleradora de Empresas do Instituto Pedro Nunes, nasceu de uma necessidade partilhada por um cliente: a frota dos Serviços Municipalizados de Transporte Urbano de Coimbra (SMTUC) tinha problemas frequentes no motor que obrigavam a paragens constantes e a grandes custos de manutenção. Recorrendo a tecnologia espacial, introduzindo o conceito de previsibilidade, a Stratio desenvolveu um produto que permitiu aos SMTUC reduzir em 12% os custos de manutenção, menos 350 horas no tempo de imobilização forçada das viaturas, um decréscimo de 8% nos custos de combustível e uma diminuição de 93 toneladas de emissões de gases poluentes. Tudo isto foi possível porque os problemas dos veículos passaram a ser detectados antes de ocorrerem.

De Coimbra para o mundo, já com escritórios em Silicon Valley e Madrid, a Stratio foi a empresa escolhida pela Agência Espacial Europeia (ESA) para marcar presença no Web Summit, no dia 9 de novembro, pelas 14h15. Juntamente com Frank Salzberger, diretor do programa de transferência de tecnologia da ESA, a Stratio vai subir ao palco da “Growth Summit’, onde vão ser apresentadas algumas das empresas de mais rápido crescimento do mundo.

Stratio recolhe mais de 250 mil dados de sensores por dia e por veículo

Compatível com todos os veículos pesados, independentemente da idade, marca ou modelo, o dispositivo desenvolvido pela Stratio recolhe todos os dados gerados pelos sensores do veículo em tempo real e, através de um algoritmo de inteligência artificial, consegue prever e antecipar a ocorrência de desgaste e de avarias graves, permitindo acções atempadas por parte do cliente e, consequentemente, menos custos e tempo em oficina.

Quando é accionado um alerta de manutenção, relacionado com o motor ou a suspensão, por exemplo, essa informação é enviada às empresas fabricantes e aos operadores de transportes, permitindo aos fabricantes uma continua melhoria na concepção e produção de novos veículos e aos operadores uma redução do tempo de paragem em oficina, e consequentemente um maior tempo de operação, factor que tem um impacto imediato na rentabilidade dos seus negócios.

Dois anos após iniciar o desenvolvimento da tecnologia, e poucos meses depois do lançamento público, a Stratio tem o seu produto a ser utilizado por clientes no Reino Unido, França, Espanha, Portugal e mais recentemente nos Estados Unidos.

A Stratio chegou recentemente a acordo com várias construtoras de autocarros para implementação de origem da sua tecnologia de machine learning para predição de falhas e desgaste mecânico em novas viaturas, que serão colocadas em circulação a partir de 2018.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.