Volkswagen optimiza tráfego com computadores quânticos

13 novembro 2019
3min.

O grupo Volkswagen lançou o primeiro projecto piloto do Mundo para a optimização de tráfego com um computador quântico, D-Wave, em Lisboa. Foi usado numa frota de autocarros MAN, em Lisboa, durante a cimeira de tecnologia - Web Summit que decorreu entre 4 a 8 de Novembro.

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A Volkswagen lançou, em Lisboa, o primeiro projecto piloto do Mundo para a optimização de tráfego usando um computador quântico. Para esse efeito, o Grupo equipou autocarros MAN que circulam em Lisboa com um sistema de gestão de tráfego desenvolvido internamente. O sistema usa um computador D-Wave e calcula a rota mais rápida para cada um dos nove autocarros participantes individualmente e quase em tempo real. Desta forma, o tempo de viagem dos passageiros será significativamente reduzido, mesmo durante os picos de tráfego, melhorando assim o fluxo de tráfego. A Volkswagen testou este sistema de otimização de tráfego durante a cimeira da tecnologia WebSummit que se realizou em Lisboa de 4 a 8 de Novembro - durante a cimeira, os autocarros transportaram centenas de pessoas pelo trânsito da cidade de Lisboa.

Martin Hofmann, CEO do Grupo Volkswagen, referiu que “na Volkswagen, pretendemos expandir o nosso conhecimento especializado no campo da computação quântica e desenvolver um entendimento aprofundado de como esta tecnologia pode ser usada de maneira significativa para a empresa. A otimização de tráfego é uma das possíveis aplicações. A gestão inteligente de tráfego, com base nos recursos de desempenho de um computador quântico, pode fornecer um suporte eficaz para as cidades e passageiros”, concluiu.

Por sua vez, Vern Brownell, CEO da D-Wave, adiantou que “o uso da computação quântica pela Volkswagen para resolver problemas globais generalizados, como a gestão de tráfego inteligente, é um exemplo do impacto real no mundo que as aplicações quânticas terão em breve nas nossas cidades, comunidades e no nosso dia-a-dia”, disse.

Na verdade, é que desde que construiu o primeiro computador quântico, a DWave tem-se focado na conceção de sistemas que permitam o desenvolvimento de aplicações quânticas e que acrescentem valor comercial.

O projecto piloto da Volkswagen é um dos primeiros, que conhecemos, que produz um computador quântico e, a sua inovação contínua aproxima-nos mais do que nunca da verdadeira e prática computação quântica.

O sistema de gestão de tráfego da Volkswagen inclui dois componentes – previsão do número de passageiros e otimização de rotas por computação quântica. Para as previsões, a equipa de desenvolvimento da Volkswagen usa ferramentas de análise de dados para identificar paragens com uma quantidade especialmente elevada de passageiros em determinados momentos. Para isso, são utilizados dados anónimos de coordenadas geográficas e de fluxo de passageiros. O objetivo é oferecer ao maior número de pessoas possível transporte adequado e otimizar a frota de autocarros. 

Para o projecto piloto em Lisboa, foram selecionadas 26 paragens e conectadas para formar quatro trajectos de autocarros. Um desses trajetos facilitou o trânsito desde as instalações da WebSummit até ao Marquês de Pombal, no centro da cidade.

A equipa da Volkswagen pretende continuar com o desenvolvimento desta componente de previsão. A ideia é que as transportadoras possam adicionar trajectos temporários aos serviços programados, por forma a servirem paragens com o maior número de passageiros. 


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