Jaguar desenvolve volante sensorial

05 junho 2019
4min.

O volante, desenvolvido pela Jaguar Land Rover, pode ajudar os condutores a manter o olhar na estrada, ao utilizar mudanças de temperatura para os avisar de quando devem virar à esquerda ou à direita.

---

Neste estudo, realizado em conjunto com a Universidade de Glasgow, foi criado um “volante sensorial” com zonas que aquecem ou arrefecem rapidamente para avisar o condutor da aproximação de um cruzamento ou da necessidade de mudar de faixa. Esta função pode ser especialmente útil quando a visibilidade é reduzida devido às condições meteorológicas ou ao traçado da estrada. A tecnologia também foi aplicada nas manetes das mudanças para indicar as mudanças de velocidade nos veículos do futuro, equipados com o sistema de condução autónoma.

As distracções do condutor provocam um elevado número de acidentes de trânsito em todo o mundo; 10 % dos acidentes mortais, nos Estados Unidos da América, têm como origem esta causa. A investigação levada a cabo pela Jaguar Land Rover sugere que as indicações térmicas podem ser úteis para que os condutores concentrem toda a sua atenção na estrada.

Nos dois lados do volante há zonas específicas que aquecem ou arrefecem rapidamente, com uma diferença de 6ºC, para indicar a direcção de viragem. O condutor pode ajustar a mudança de temperatura para fixar a oscilação mais adequada.

Os estudos realizados demonstraram que as instruções com base na temperatura também podem ser utilizadas para notificações que não sejam urgentes, onde a vibração pode ser uma distracção desnecessária, como o aviso de depósito vazio, ou para indicar lugares de estacionamento próximos. Além disso, as indicações térmicas poderiam ser utilizadas para substituir os alertas sonoros sempre que estes interrompam a reprodução dos conteúdos multimédia ou as conversas no interior do veículo.

Alexandros Mouzakitis, Electrical Research Senior Manager da Jaguar Land Rover, refere: "A segurança é a prioridade número um da Jaguar Land Rover e mantemos o nosso compromisso de continuar a melhorar os nossos veículos com a mais recente tecnologia, além de aperfeiçoar o caminho para o futuro da condução autónoma. O 'volante sensorial' encaixa nesta visão, já que asindicações térmicas podem diminuir o número de vezes que o condutor tira os olhos da estrada."

"A investigação demonstrou que é fácil perceber a dinâmica do aquecimento e arrefecimento para dar instruções de navegação detalhadas. Além disso, uma pequena mudança de temperatura pode ser perfeita para determinados alertas que não precisem de avisos sonoros nem vibrações mais incómodas", acrescentou o responsável.

Esta investigação, financiada pela Jaguar Land Rover,faz parte da tese de doutoramento de Patrizia Di Campli San Vito, do departamento Glasgow Interactive Systems (GIST) da Universidade de Glasgow.

Os veículos da Jaguar e da Land Rover já incluem um vasto conjunto de sistemas de assistência ao condutor (ADAS),concebidos para aumentar a segurança do condutor e do veículo, como é o caso da mais recente tecnologia HUD do Range Rover Velar. O Velar também inclui os habituais controlos tácteis no volante, que se combinam com o Interactive Driver Display, contribuindo assim para diminuir as distracções do condutor.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.