CES 2019: Bosch apresenta novo conceito de veículo

14 dezembro 2018
22min.

No CES 2019 em Las Vegas, no stand # 14020 do Central Hall, de 8 a 11 de Janeiro de 2019, a Bosch vai apresentar as respostas tecnológicas para os desafios actuais, incluindo urbanização, crescimento populacional e mudanças climáticas.

bosch_ces_iot_shuttle_bild_1-2
connected_mobility_services_bosch-2

bosch_ces_iot_shuttle_bild_1-2

O fornecedor de tecnologia e serviços destacará soluções e serviços inovadores para a mobilidade do futuro e para a casa inteligente.

Estreia mundial: novo conceito de veículo da Bosch para um novo tipo de mobilidade

No CES, a Bosch pretende que as pessoas experimentem um novo tipo de mobilidade na forma de um conceito de shuttle elétrico com serviços integrados. Este tipo de mobilidade estará em breve nas ruas das principais cidades do mundo: vaivéns silenciosos e sem motorista que estão perfeitamente conectados com o ambiente envolvente. A Bosch fornecerá o hardware, o software e os novos serviços digitais necessários para permitir que os utilizadores reservem veículos, paguem pela viagem ou partilhem com outros passageiros.

CES Innovation Awards: um total de seis distinções para a Bosch

No período que antecedeu a CES 2019, a Bosch recebeu um total de seis CES Innovation Awards. O CES Innovation Awards é um programa anual da Associação de Tecnologia do Consumidor (CTA) que abrange 28 categorias e serve como um indicador de tendências futuras. Este ano, os prémios foram atribuídos para os seguintes produtos e soluções da Bosch: 

  1. Princípio tudo-em-um para conectividade de veículos:

Para o futuro da condução autónoma e conectada, os veículos necessitam de ter a capacidade de comunicar sem problemas entre si e com o ambiente que os rodeia. Para isso, a Bosch desenvolveu uma unidade de conectividade universal para todas as tecnologias de transmissão baseadas em Wi-Fi e sem fio utilizadas na comunicação vehicle-to-everything (V2X). Isto permite que os veículos comuniquem entre si e com a infraestrutura de tráfego, independentemente do país ou fabricante.

Portugal também está representado nesta distinção. O software produzido pela startup portuguesa Veniam lida com a complexa tarefa de gerir as conexões de dados e procura constantemente a melhor tecnologia de transmissão para cada requisito, alternando automaticamente entre as opções disponíveis. Por sua vez, as equipas de investigação & desenvolvimento da Bosch, em Braga, deram contributo no desenvolvimento da unidade de conectividade universal. O seu envolvimento no projecto V2X foi estratégico e determinou o sucesso dos testes efectuados, como é exemplo aquele que foi realizado no passado mês de outubro na CREL, em Lisboa.

  1. Camiões sem espelho exterior:

O novo Mercedes-Benz Actros é o primeiro caminhão de produção a apresentar um sistema de câmara no lugar dos convencionais espelhos principal e grandes angulares. Conhecido como Mirror Cam, este sistema oferece uma melhor visão de 360 graus. Além de contribuir para aumentar a segurança, o facto de ter câmaras digitais compactas em vez de espelhos melhora o consumo de combustível do caminhão graças às consideráveis vantagens aerodinâmicas das câmaras. Duas câmaras, instaladas à esquerda e à direita no teto da cabine do motorista, fornecem imagens em tempo real para dois monitores de alta resolução de 15 polegadas montados nos pilares A no interior da cabine. O sistema ajusta a ecrã do monitor para corresponder à situação de condução. No geral, o Mirror Cam melhora em muito a aerodinâmica do caminhão, a segurança e o manuseamento do veículo. Os parceiros de desenvolvimento da Daimler para o sistema Mirror Cam são Bosch e Mekra Lang. 

  1. O smartphone como chave do carro:

O sistema de acesso Perfectly Keyless da Bosch permitirá que os motoristas de automóveis, os operadores de frotas de partilha de carros e as empresas de logística façam a gestão das chaves dos seus veículos de forma digital. Para isso podem utlizar uma aplicação de smartphone que permite decidir a qualquer momento quem e quando deve ter acesso a carros ou camiões. A característica engenhosa deste sistema Bosch está relacionada com o facto de tornar a ligação entre smartphone e veículo mais segura do que nunca. A Perfectly Keyless pode identificar o smartphone autorizado através da impressão digital. Para o CES 2019, a Bosch instalou o sistema num veículo de demonstração que tem por base um Ford Mustang.

  1. Sistemas de assistência baseados em radar previnem acidentes com motociclos:

Detecção do ângulo morto, aviso de colisão e cruise control adaptativo: ao fornecer aos motociclos um radar como órgão sensorial permite novas funções de assistência e segurança, proporcionando ao mesmo tempo uma imagem precisa da envolvente do veículo. Como resultado, essas funções de assistência aumento não só a segurança, mas também a diversão e a conveniência, facilitando a vida dos passageiros. De acordo com estimativas de pesquisa de acidentes da Bosch, os sistemas de assistência baseados em radar poderiam prevenir um em cada sete acidentes com motociclos. Esses assistentes electrónicos estão sempre vigilantes e, em situações de emergência, respondem mais rapidamente do que as pessoas. Além disso, são baseados numa combinação de sensor de radar, sistema de freio, gestão do motor e IHM.

  1. App para conectar e-scooters:

Uma nova aplicação transforma e-scooters em profissionais de conectividade. Além de exibir informações importantes, tais como a carga actual da bateria da e-scooter, esta aplicação permite a comunicação com o veículo e a opção de se conectar com outros utilizadores através das redes sociais. Isto torna mais fácil aos utilizadores encontrarem que amigos estão disponíveis em determinada área. Além disso, há um suporte de capacete conectado no guiador da e-scooter que é controlado através da app. Sempre que a e-scooter está estacionada, este suporte fornece uma solução de armazenamento para o capacete, além de proteger o veículo contra roubo e vandalismo. 

  1. Solução de modernização para maquinaria e residências mais eficientes:

A Bosch desenvolveu o algoritmo Phantom para ajudar pequenas e médias empresas a avaliar e aumentar consideravelmente a eficiência energética da sua maquinaria. Essa solução de modernização, que leva apenas alguns minutos para ser instalada, recorre a sensores para medir a carga de cada dispositivo na rede de consumo de energia do cliente e assim fornecer informações valiosas sobre o uso e possíveis falhas. Isto permite que os utilizadores aprimorem as operações e a eficiência da máquina. Nos lares, o Bosch Phantom pode também dizer quanta energia cada dispositivo está a consumir. Essa transparência energética possibilita economizar electricidade. 

Mobilidade do futuro: selecção de soluções e serviços

Condução eléctrica, mas livre de stress - esse é o objectivo do Convenience Charging, o serviço da Bosch que será apresentado no CES 2019 num veículo de demonstração baseado num Audi A3 e-tron. Esta solução integrada de carregamento e navegação aumenta os benefícios diários da eletromobilidade. No futuro, o serviço indicará aos carros eléctricos precisamente quando a energia acabará, mas também onde estes poderão encontrar o próximo ponto de carga. Para esse fim, o Convenience Charging combina informações do powertrain eléctrico com dados do veículo e do ambiente para produzir uma previsão de intervalo fiável. O serviço utiliza o mais inovador planeamento de rotas para determinar as oportunidades de carregamento com base nas preferências pessoais do motorista. No futuro, os condutores de carros eléctricos poderão pedir comida para entrega diretamente ao seu ponto de carga pré-agendado, para que possam fazer o melhor uso do tempo de carregamento. Utilizando a aplicação de carregamento de conveniência, os motoristas dispõem ainda da possibilidade de planear as paragens de carga de que precisam no conforto da sua casa, com a aplicação a transmitir perfeitamente as rotas sugeridas entre pontos de carga até o veículo.

Utilização segura de telemóveis durante a condução:

A solução de integração de smartphones mySPIN torna seguro para os motoristas usarem aplicações de smartphone enquanto estão na estrada. Agora, o mySPIN suporta também o padrão de comunicação do veículo MirrorLink. No futuro, será necessário apenas um adaptador simples para o sistema de entretenimento informativo do veículo ou o painel de instrumentos para ampliar as aplicações compatíveis com mySPIN e exibir um conjunto reduzido das suas principais funções. Os motoristas poderão, então, executar as aplicações por toque ou recorrendo ao botão de pressão do veículo. A Bosch está também a desenvolver a integração de smartphones mySPIN para veículos comerciais, motociclos, scooters e veículos powersports.

Salva-vidas de dados da cloud:

Só na Alemanha, são transmitidos a cada ano cerca de 2.000 alertas sobre condutores em contramão. Na maioria dos casos, no entanto, a advertência chega tarde demais, uma vez que tais incidentes geralmente acontecem em media após 500 metros - no pior dos casos, com consequências fatais. A Bosch desenvolveu uma solução baseada na cloud que envia um aviso para os condutores em contramão e para todos os utilizadores da estrada em risco em dez segundos. Cerca de 15 aplicações de rádio e navegação já utilizam a tecnologia de aviso de condutor em contramão da Bosch de forma a chegar a pessoas em 13 países europeus. O serviço conta com um módulo de software para integração em aplicações e sistemas de entretenimento informativo existentes. 

Tornando o horizonte eletrónico ainda mais preciso:

Hoje, o horizonte electrónico fornece dados sobre as inclinações da estrada e a nitidez das curvas para complementar os dados de navegação. Como o sistema permite que os veículos pensem antecipadamente, isso aumenta a segurança e a conveniência. A Bosch está agora a trabalhar o no horizonte electrónico da próxima geração, que será ainda mais preciso e atualizado. Além de informações sobre classificações de estradas, curvas e perfis verticais, este irá fornecer sistemas veiculares e sistemas de navegação com geometrias para cada faixa de rodagem, bem como dados de infraestrutura com objectos 3D. Isso ajudará os veículos autónomos a determinar a sua localização precisa dentro da via. 

Sensação de se sentar comodamente para veículos automatizados:

Os serviços preditivos de condições de estrada da Bosch vão permitir que veículos autónomos determinem como as condições da estrada se irão desenvolver ao longo de uma viagem, com base nos dados meteorológicos fornecidos pelo parceiro da empresa, Foreca. À medida que um número suficiente de veículos conectados chega às estradas, a Bosch complementará os seus serviços preditivos de condições das estradas com os dados do veículo. Isso aumentará a segurança, a disponibilidade e a conveniência de funções de direção automatizadas. 

Condução autónoma nas cidades:

San José, em Silicon Valley, na Califórnia, está prestes a tornar-se a cidade piloto para um serviço autónoma de partilha de viagens fornecido pela Bosch e Daimler. As três partes já assinaram uma carta de intenções para esse efeito. A Bosch e a Daimler planeiam oferecer o serviço baseado em aplicações com veículos da classe Mercedes-Benz S para clientes selecionados. A área de teste é centrada na artéria de trânsito de San Carlos Street / Stevens Creek Boulevard entre o centro e o oeste de San José. A Bosch e a Daimler estão a trabalhar em conjunto em soluções para a condução autónoma nas cidades. O objetivo é desenvolver um sistema de direcção para condução sem motorista totalmente autónoma (nível SAE 4/5) que esteja pronta para produção no início da próxima década. 

Solução de segurança integrada para veículos conectados:

Desde abril de 2018, todos os veículos recém-registados são veículos conectados automaticamente - graças ao sistema automático de chamadas de emergência. Isso torna cada vez mais importante ter conceitos de segurança integrados para veículos conectados. No CES, a ESCRYPT apresentará o CycurACCESS, uma solução de segurança para sistemas de acesso de veículos sem chave. Métodos criptográficos de última geração tornam essas chaves digitais particularmente seguras. Além disso, a subsidiária da Bosch apresenta uma solução completa para atualizações de software seguras over-the-air, com gestão eficiente de chaves e certificados para garantir criptografia de ponta a ponta, desde a ECU do carro até aos sistemas de TI do fabricante do veículo. 

Assistentes inteligentes: soluções para a casa inteligente

Reconhecimento de alimentos para armazenamento inteligente:

Os dispositivos conectados oferecem aos proprietários benefícios tangíveis tanto na estrada quanto em casa - por exemplo, quando se trata de otimizar a forma como os alimentos são armazenados. Agora, os frigoríficos conectados da Bosch com câmaras interiores oferecem uma nova função: reconhecimento de alimentos com recomendações de armazenamento. O dispositivo reconhece automaticamente cerca de 60 tipos de frutas e legumes e sugere o local ideal para armazená-los por meio de uma apliccação. Ao armazenar os alimentos da melhor maneira possível, estes permanecem frescos por mais tempo e não precisam ser deitados fora com tanta frequência.

Cozinhando sem touchscreens pegajosos:

O PAI é um projector da Bosch que é montado sobre o balcão da cozinha, transformando toda a bancada numa tela sensível ao toque. Um sensor 3D integrado regista quando os utilizadores tocam a superfície, possibilitando o controlo por toque. Isto significa que os utilizadores podem aceder a uma ampla variedade de serviços digitais enquanto cozinham, para por exemplo, aceder a receitas com facilidade ou controlar aparelhos conectados. Graças ao seu design robusto, a interface do PAI é fácil de utilizar mesmo com os dedos gordurosos, ao contrário dos smartphones ou tablets convencionais. Esta abordagem tem também a vantagem de libertar espaço na superfície de trabalho. 

Fácil manutenção da relva graças à inteligência artificial:

A Bosch está a utilizar o machine learning para melhorar a maneira como o robô cortador de relva Indego reconhece obstáculos na relva avaliando dados como o fluxo do motor, aceleração, velocidade do motor e direção. Graças à IA, a Bosch facilita ainda mais o cuidado com o jardim, permitindo que o Indego assuma a tarefa de cortar a relva. Cada Indego adapta-se a cada jardim para aparar a relva perfeitamente todas as vezes. E o novo Indego S + da Bosch abre novas possibilidades para os utilizadores, suportando a partir de agora o controlo de voz via Amazon Alexa, tornando-o um dos primeiros cortadores de relva robóticos no mercado a oferecer essa função. 

Transformando prateleiras em assistentes pessoais:

O novo módulo de projeção interativa BML100PI permite que os utilizadores criem prateleiras inteligentes nos seus armários ou roupeiros. Um único módulo projecta funções touchscreen na superfície de até seis prateleiras de cada vez. Essas projeções permitem que um roupeiro exiba previsões do tempo, a agenda diária de um indivíduo ou lembretes de eventos futuros. Essas informações formam a base para sugestões diárias de conjuntos de roupa, que os usuários podem compartilhar nas redes sociais. Quando a roupa desaparece das prateleiras, os utilizadores podem usar o ecrã virtual sensível ao toque para fazer um pedido on-line de algo novo ou marcar o serviço de lavandaria. O módulo de projeção interativa transforma qualquer prateleira standard num assistente pessoal para tornar a vida quotidiana mais conveniente. 

Reconhecendo todos os movimentos:

O novo sensor BMI270 é um sensor inteligente de unidade de medição inercial (IMU) com consumo de energia extremamente baixo, projectado para uso em dispositivos electrónicos vestíveis. O BMI270 melhora a funcionalidade desses wearables, incluindo contagem de passos e reconhecimento de gestos, e pode distinguir entre diferentes actividades, como estar em pé, caminhada, corrida ou ciclismo, além de detectar a transição de uma actividade para outra. Ele pode também detectar onde as actividades estão a ocorrer - por exemplo, se estiver dentro de um veículo. Além disso, o novo sensor pode detectar movimentos como dobrar ou levantar o braço e inclinar o pulso, tornando possível operar wearables com gestos intuitivos. O reconhecimento de gestos é totalmente compatível com o sistema operacional wearables Wear OS da Google. O alto nível de desempenho da IMU é o resultado da combinação da tecnologia de sensor yaw-rate amplamente utilizada em aplicações automóveis com um sensor de aceleração significativamente aprimorado.

Lidar com o clima interior:

O sensor de bem-estar AIR oferece um conforto climático inovador para a casa. Este sensor regista e apresenta informações sobre a qualidade do ar, temperatura e humidade, além de brilho e ruído. Os utilizadores podem usar o sensor de bem-estar mesmo sem um smartphone, graças à sua interface com lógica de semáforo fácil de entender. Além disso, o Bosch AIR oferece informações mais detalhadas sobre as medições ao longo do tempo e permite que os utilizadores personalizem as configurações do sensor. Ao oferecer recomendações específicas sobre como melhorar a qualidade do ar interno e obter um clima interior saudável, o AIR ajuda as pessoas a se concentrarem e se sentirem melhor.

Comando de voz para sistemas de aquecimento:

O chatbot .aino permite que os utilizadores comuniquem com o seu sistema de aquecimento usando uma linguagem simples. Digitar ou dizer "sinto frio" instrui o sistema a aumentar a temperatura da sala em dois graus Celsius. Além disso, o chatbot compreende inclusive a diferença entre "um pouco de frio" e "muito frio", expressando isso como diferentes graus de mudança de temperatura. O sistema disponibiliza também dicas úteis de economia de energia, com base por exemplo na previsão do tempo, e sugere como melhorar a eficiência do sistema de aquecimento. A pedido, o .aino envia relatórios semanais ou mensais do consumo de energia, incluindo uma comparação ano a ano.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.