DAF CF e XF são «Camião do Ano 2018»

23 novembro 2017
3min.

O "The 2018 International Truck of the Year Award" (ITOY) foi revelado esta quarta-feira, na Solutrans em Lyon.

DAF CF e XF

As novas gamas DAF CF e XF foram eleitas «Camião do Ano» por um júri composto por 23 jornalistas reconhecidos no mundo dos veículos industriais, em representação de 23 revistas europeias de camiões.

O galardão foi entregue a Preston Feight, presidente da DAF Trucks. As gamas do construtor holandês obtiveram 104 votos, deixando em 2.º lugar o IVECO Stralis NP (gás natural) de 460cv, com o pódio a ficar completo pela gama de construção Scania XT.

O troféu de Camião do Ano premeia a melhor contribuição para a eficiência do transporte rodoviário em diferentes critérios: inovação tecnológica, conforto do condutor, segurança rodoviária, manobrabilidade, economia, pegada ecológica e custo total de propriedade (TCO).

O júri considerou que as novas cadeias cinemáticas dos DAF CF e XF, com os motores de seis cilindros em linha MX-11 e MX-13, integrados com a caixa de velocidades TraXon de 12 velocidades e os novos eixos traseiros melhoraram bastante as performances de condução e a eficácia em termos de consumo. Especial enfoque para a combustão melhorada, redução das forças de fricção e do regime do motor, nova arquitectura electrónica que permite várias melhorias nos modos das relações de caixa ou até para a adaptação de sistemas auxiliares inteligentes.

Em resumo, o presidente do ITOY, Gianenrico Griffini, afirma que «com a chegada da nova série CF/XF, a DAF colocou no mercado uma gama de camiões que optimiza ao máximo a cadeia cinemática e a performance global dos veículos».

Pode encontrar a reportagem sobre o actual camião do ano nas edições 98 e 100 da Revista Eurotransporte, com os artigos sobre o 2.º e 3.º classificado a saírem já na próxima edição, muito em breve nas bancas.

 

A IVECO Daily Blue Power conquistou o troféu de Van of The Year, frente à Ford Transit Custom e à Volkswagen Caddy TGI.

IVECO Daily

No que toca ao prémio de Pick-up do ano, venceu a Volkswagen Amarok V6, face à Toyota Hilux e à Mercedes-Benz Classe X.

VW Amarok


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.