Scania renova gama urbana

01 junho 2018
7min.

A Eurotransporte foi até à casa da Scania, em Södertälje (Suécia) para conhecer a nova geração de propostas do construtor para a cidade. Saiba tudo!

Cabine L piso rebaixado
Duas Cabines L
Crew Cab
Cabine P (3)
Cabine P
Cabine P (2)
Cabine L (3)
Crew Cab 2
Cabine L (4)
Scania Nova Gama Urbana

Cabine L piso rebaixado

A Scania apresentou aos jornalistas a nova gama urbana, que inclui novidades ao nível das cabines e motores, com a visão do fabricante sueco sobre soluções sustentáveis para dar resposta às tendências globais do crescimento das cidades.

Com a distribuição, a Scania encerra o ciclo de renovação de gama, depois das propostas para longo curso e construção já serem conhecidas do público. Desta vez, o foco é colocado nos veículos que operam dentro das cidades em distribuição, recolha de lixo/resíduos inertes e ainda em viaturas de emergência (carros de bombeiros), com três grandes linhas orientadoras: Consciencialização ambiental, Transporte inteligente e Segurança Rodoviária.

 

Scania Gama Urbana

Cabine L

Entre as várias novidades, a nova cabine L, baseada na cabine P, mas mais baixa e mais para a frente, dando maior visibilidade ao condutor. Os degraus (um ou dois) são mais largos e mais baixos, para facilitar a entrada e saída dos ocupantes, que podem chegar a ser quatro.

Cabine L piso rebaixado

A cabine tem um sistema de rebaixamento automático de cerca de 10cm quando pára (activado através do travão de mão) que se mantém até 30km/h, retomando a posição normal acima dessa velocidade. Com este sistema, a cabine conta apenas com um degrau, sem o dispositivo são necessários dois degraus de acesso.

Duas Cabines L

Por dentro, circular é mais fácil, graças ao espaço conseguido entre os bancos do condutor e pendura, em frente do túnel do motor.

Em termos de propulsão, a nova cabine conta com o motor Diesel de 9 litros OC09 actualizado, disponível em três potências. Ainda durante este ano, a Scania vai acrescentar o motor OC09 a gás, com dois níveis de potência, tanto para GNC como para GNL. Todos os blocos podem ser combinados com o Scania Opticruise ou com uma caixa de velocidades automática Allison.

 

Cabine P

Cabine P (3)

A cabine P passa a contar com um novo propulsor de 7 litros, o mais pequeno da Scania, com variantes de 220, 250 e 280cv. Com menos 360kg do que o motor de 9l, promete poupanças de combustível na ordem dos 10%. O construtor acredita que esta combinação será o «best-seller» da nova gama, devendo representar 50% das vendas na Europa.

O novo motor de seis cilindros em linha foi desenvolvido em colaboração com a Cummins, um parceiro de longa data da Scania no desenvolvimento de motores e componentes. Com boas características de baixas rotações e um turbocompressor de geometria fixa, este novo motor utiliza apenas redução catalítica seletiva (SCR) para o pós-tratamento do gás de escape da norma Euro 6.

Cabine PNo estilo Scania típico, os novos motores proporcionam o seu melhor binário a partir de rotações tão baixas como 1050 rpm, binário esse que fica disponível até à gama das 1600 rpm. Isto permite uma muito boa manobrabilidade e, tendo em conta as baixas rotações, um potencial de poupança de combustível substancial. E, tal como os seus irmãos maiores, estes motores funcionam com um óleo fino, de baixa fricção, o que contribui também para o baixo consumo de combustível.

A posição de condução está agora mais para a frente e para junto da porta, com o painel de instrumentos mais baixo, para maior visibilidade. Também o motor está mais baixo, o que cria novas soluções de armazenamento e espaço para o motorista.

 

City Safe Window

City Safe Window

Além do airbag lateral nas janelas, a Scania apresenta a «City SafeWindow", uma pequena janela na parte de baixo da porta do pendura que permite ao condutor ver a zona envolvente do lado direito do camião, nas cabines P e L. Esta aumenta a capacidade do condutor para detectar utilizadores vulneráveis da estrada, como crianças, ciclistas e peões, na proximidade imediata do camião.

ED95 a Bioetanol

Actualmente, a Scania já dispõe de diversas alternativas de combustíveis, para diferentes aplicações e mercados. Recentemente lançou o motor de 13l a gás e agora apresenta o ED95, também de 13l, movido a bioetanol, disponibilizando ainda soluções a biodiesel (FAME e HVO) e biometano.

Este ED95 pode significar reduções de CO2, mantendo todas as características de condução e potência que os clientes esperam. Os motores Scania a bioetanol utilizam a ignição por compressão (como os convencionais a diesel), que diminui a necessidade de modificações reais do hardware. Graças às suas características, é adequado para uma série de aplicações em segmentos como o Longo Curso, a Construção e o Transporte Urbano.

Este novo bloco vai precisar de intervalos de mudança de óleo (em condições normais) de 45 000 km e os injetores necessitam de manutenção a cada 90 000 km, números que são totalmente aceitáveis, tendo em conta o tipo de motor e o seu desempenho.

O bioetanol é fácil de manusear, a sua produção e manuseamento são relativamente simples e baratos e não se degrada. Mas, obviamente, o mais importante é que irá proporcionar reduções significativas de CO2, a um custo razoável. O bioetanol, numa variedade de formas, é sem dúvida o combustível renovável mais disponível, de uma perspetiva tanto quantitativa como geográfica.

A nova geração de camiões pode agora ser encomendada com motores entre os 7 e o 16 litros, dos 220 aos 730cv.

 

Nova Crew cab

Crew Cab 2

Os veículos de emergência, nomeadamente os carros destinados às corporações de bombeiros também mereceram renovação. A cabine dupla (Crew Cab) está disponível em dois comprimentos, com várias opções de assentos, tipos de piso e armazenamento, preparada com ligações eléctricas e pneumáticas para facilitar o trabalho dos carroçadores. Entre as novidades, o airbag nas janelas e o ar condicionado para a zona dos passageiros.

Scania Crew Cab

A flexibilidade das várias opções de design da cabine de tripulação é um dos pontos fortes desta nova «Crew Cab». A Scania estima mesmo que o tempo necessário para o fabrico de um veículo de emergência típico tenha sido reduzido em pelo menos 30% com esta nova geração de cabines. As cabines são preparadas a fundo para a passagem de ligações elétricas e de condutas de ar, havendo numerosos pontos de ligação e uma fileira de orifícios, na parte superior do quadro do veículo, para utilização pelo construtor da carroçaria.

A área do compartimento reservada à tripulação pode ser equipada com tudo, desde sistemas de AC e aquecimento separados, controlados manual ou automaticamente, e conjugados com o sistema básico do veículo. Os assentos podem ser em bancos separados ou bancos corridos e ser equipados com diversas configurações de cintos de segurança, consoante os passageiros usem ou não equipamento de salvamento.

O degrau de acesso  foi melhorado e existe uma série de manípulos claramente visíveis, que ajudam a subir ou a descer da cabine. Há ainda outras opções, como a janela Scania de segurança na cidade, a admissão de ar de motor elevada, o escape vertical, ou diversas tomadas de força, que fazem parte do equipamento standard.

Crew Cab

Uma característica única comum a todas as cabines Scania é o facto de, para além dos habituais testes de colisão (crash tests), elas serem igualmente submetidas a testes de impacto e capotamento, segundo os regulamentos suecos anteriores, e segundo os quais cada cabina tem de ser submetida a todos os testes.

 

 


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