O Stralis NP 400 é o primeiro camião a gás natural especificamente concebido para transportes de longo curso e o primeiro do seu género a ser comercializado no Japão. A família Daily Blue Power também está disponível comercialmente, nas suas versões Daily Hi-Matic Natural Power e Daily Minibus Natural Power
A IVECO assinou um contrato com a Fuji Transport para a venda do primeiro camião IVECO Stralis NP 400 a Gás Natural Liquefeito (GNL), que será utilizado nas operações da empresa junto de clientes seleccionados e em colaboração com Grupo de Trabalho de GNL formado pelo governo local
A IVECO apresentou os mais recentes desenvolvimentos do seu plano de acção para apoiar a utilização do gás natural no sector de transportes do Japão. O evento, realizado há dias no Nippon Press Centre, em Tóquio, contou com a presença de Pierre Lahutte, Presidente da Marca IVECO, de Takao Kashiwagi, Professor do Instituo de Tecnologia de Tóquio e Presidente do Comité de Especialistas em GNL, de Hiroaki Matsuoka, Presidente da Fuji transport Corporation, de Mariarosa Baroni, Presidente e CEO da NGV Itália, e de Jean-Claude Girot, Presidente da Associação Francesa de Veículos a Gás Natural (NGV França) e Comissário Geral do Salão Automóvel de Paris, bem como de diversos ilustres convidados do Governo, da imprensa e do sector dos transportes.
O plano de acção da IVECO vem na sequência do Memorando de Cooperação que o Ministério da Economia, Comercio e Indústria do Japão assinou com a Comissão Europeia no ano passado, com vista ao desenvolvimento de tecnologias avançadas para a utilização de propulsores a GNL destinados aos transportes rodoviários e marítimos.
A marca anunciou o lançamento ao público do Stralis NP 400, o primeiro veículo pesado a gás natural disponível para venda no mercado japonês. É o primeiro veículo a gás natural especificamente concebido para o transporte de longo curso e tanto pode funcionar a Gás Natural Liquefeito (GNL) como a Gás Natural Comprimido (GNC), ou com uma combinação dos dois. A nova gama Daily Blue Power, “Furgão do Ano Internacional 2018”, também passa a estar comercialmente disponível no Japão, nas suas versões Daily Hi-Matic Natural Power e Daily Minibus Natural Power, os primeiros veículos a GNC com caixa automática de oito velocidades – a combinação perfeita para baixos níveis de emissões e consumos e utilização em áreas urbanas graças à transmissão Hi-Matic topo-de-gama.
Adicionalmente, a IVECO anunciou ainda a assinatura de um acordo com a Fuji Transport para a venda do primeiro camião a GNL no Japão, um IVECO Stralis NP 400 que funciona apenas a GNL. A Fuji Transport vai utilizá-lo na rota Tóquio-Osaka, bem como nas suas operações para clientes seleccionados, que incluem os Serviços Postais do Japão, e irá monitorizar e analisar o seu desempenho recorrendo aos seus sistemas de telemática e de GPS.
Ao demonstrar em condições reais de transporte a facilidade e as vantagens do transporte a gás natural, os veículos irão ter um papel fundamental nos planos da marca no apoio à transição para esta fonte de energia sustentável no Japão. As duas novas gamas fizeram a sua estreia ao público no “Japan Truck Show”, em Yokohama.
Pierre Lahutte, Presidente da Marca IVECO, declarou: “Há menos de ano, o Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão (METI) e a Comissão Europeia assinaram um Memorando de Cooperação para o desenvolvimento do Gás Natural Liquefeito (GNL) em aplicações de transportes de mercadorias rodoviários e marítimos. Estamos hoje aqui no lançamento das nossas gamas a gás natural e na entrega do primeiro camião a GNL que vai operar numa das mais movimentadas rotas de transporte de mercadorias do mundo, a rota Tokyo-Osaka, tendo cerca de 100.000 camiões em circulação diariamente. As vantagens de autonomia e ambientais do Stralis NP 400, juntamente com os planos de distribuição de GNL desenvolvidos pela Shell ao longo das principias rotas comerciais do Japão, fazem dele o veículo perfeito na transição para transportes de longo curso sustentáveis e limpos.”
Esta experiência comprovada no desenvolvimento das tecnologias de gás natural e na disponibilização de uma vasta rede de oferta de gás nautral, coloca a IVECO numa excelente posição para ser um interveniente principal no mercado japonês de transportes a gás natural, e o parceiro ideal para os operadores de transportes do país.
PR