Scania Super é o “Camião Verde” do ano

18 abril 2024
3min.

A marca sueca venceu o teste em nove das 14 vezes que foi realizado desde 2011

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Todos os anos, todos os fabricantes de camiões pesados na Europa são convidados para o teste de comparação Green Truck. É organizado por duas revistas comerciais alemãs para identificar o camião de longo curso mais eficiente em termos de transporte. Além de um breve ‘soluço’ em 2023 – quando a Scania ficou em segundo lugar – a fabricante sediada em Södertälje venceu e foi nomeada "Green Truck" em sete dos últimos oito testes. Na verdade, a Scania venceu a prova em nove das 14 vezes que foi realizada desde o início da competição, em 2011.

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"A Scania participa em muitos testes de imprensa na Europa, mas o Green Truck Award concentra-se realmente no que é um requisito essencial absoluto na nossa indústria – oferecer aos clientes a melhor eficiência de transporte possível", afirma Stefan Dorski, vice-presidente sénior e chefe da Scania Trucks. "Nosso trem de força super foi introduzido em 2021 e trouxe um novo nível de desempenho para o mercado, com a sua economia de combustível de 8% de que os nossos clientes agora beneficiam nas operações diárias."

No teste organizado pelas revistas Trucker e VerkehrsRundschau, a Scania somou nove vitórias no total, quatro segundos lugares e um 5º lugar (logo no primeiro ano). "Ah, o quinto lugar – isso aconteceu muito antes do meu mandato começar", diz um sorridente Dorski. "Falando sério, nós, na Scania, estamos muito orgulhosos e felizes por termos recuperado o título de camião de longo curso mais eficiente do mundo. Consumir menos combustível significa que os nossos veículos contribuem muito para reduzir as emissões de CO2, já que grande parte dos transportes ainda depende de motores a combustão."

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O melhor camião em teste é identificado através da aplicação de uma fórmula inteligente que abrange todos os aspetos relevantes para ser eficiente em termos de transporte e sustentável: consumo de combustível, velocidade média, volume de AdBlue usado e peso do camião (quanto mais leve, melhor).

E quando se olha mais de perto para os dados reais que são usados na fórmula Green Truck, os resultados da Scania destacam-se: ao longo de 100 km de distância, a diferença média em relação ao segundo colocado é de 0,41 litro de combustível. Levando em perspectiva o fato de que um camião de longo curso percorre algo como 150.000 km por ano, isso torna os mais de 600 litros por ano da Scania melhores do que o concorrente mais próximo. Com 7.040 kg, o caminhão Scania também foi o veículo mais leve e alcançou a maior velocidade média, com 79,70 km/h. A Scania também apresentou uma versão atualizada de seu sistema CCAP (Cruise Control with Active Prediction) em maio de 2023, algo que se acredita ter dado uma vantagem no teste.

Os testes propriamente ditos têm lugar em vários tipos de estradas (embora principalmente autoestradas) na área de Munique. Tudo é acompanhado de perto pelos organizadores e pelo pessoal dos fabricantes participantes. Um camião de referência é sempre usado para compensar as mudanças de condições, como ventos fortes, chuva e temperatura.

PR


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