MAN apresenta nova Geração de Camiões TGX

13 fevereiro 2020
4min.

A nova geração de camiões é herdeira de séries lendárias, como a TGA, apresentada em 2000, que marcou um marco das “máquinas” alemãs. A nova geração de camiões da MAN não apenas combina com seus antecessores, mas também traz conforto, segurança, rentabilidade e confiabilidade.

---

Com um espectáculo de “pompa e circunstância” bastante interessante e agradável de se ver, a MAN apresentou em Bilbau, Espanha, a jornalistas e demais convidados de todo o Mundo, a sua mais recente geração de camiões, os TGL, TGM, TGS e TGX.

Assentando em quatro pontos base (excelente ajuste da unidade; grande eficiência e economia; tempo de actividade optimizado e parceiro forte), estas novas máquinas do construtor alemão de camiões foram dotadas de funcionalidades que em muito veem contribuir para a evolução da condução e bem-estar do motorista. Aliás, os responsáveis pelos vários departamentos que estiveram empenhados neste projecto, ouviram mais de 900 profissionais com o propósito de aquilatar quais as suas necessidades e o que gostariam de ver num camião.

Como facilmente se pode ver, o camião apresenta muitas das necessidades relatadas pelos motoristas, sendo agradável de se conduzir, como tivemos oportunidade de constactar “in loco” ao volante do potente TGX 18.640 durante a nossa estada em Bilbao.

Com 12.000.000 de horas de trabalho no âmbito do projeto, a nova geração de camiões da MAN apresenta soluções simples como botões de comando nas portas para o motorista operar do lado de fora do camião, até um design bem concebido mostrando toda a evolução registada.

camiao1

Desenvolvimentos no processo

A nova geração de camiões da MAN não significa apenas um novo produto para a marca alemã. Também é acompanhado por extensas inovações em produção e vendas.

Para ter tudo pronto para a produção em série da nova geração e poder oferecer ao mesmo tempo os modelos actuais durante a fase de transição até o final de 2020, a MAN investiu, por exemplo, apenas em Munique, qualquer coisa como 100 milhões de euros na construção de carrocerias. Todos os dias são produzidas até 500 cabines da ampla gama da nova geração e da actual série TG.

Simplificando os negócios

Os requisitos em todas as áreas do sector de transporte são hoje mais diversificados e complexos do que nunca e as previsões futuras sugerem que a transformação fundamental do sector está a progredir a toda velocidade. Isso implica grandes desafios, até porque se prevê que o volume de transporte isolado na UE aumente em 40% nos próximos 20 anos. Ao mesmo tempo, as rigorosas disposições legais para a redução das emissões de CO2 preveem um corte de 15% até 2025 e uma redução adicional de 30% até 2030. A situação é ainda mais complicada devido à crescente pressão escassez de motoristas. Segundo as estatísticas actuais, nos próximos dois anos, só na Alemanha, faltarão 150 mil motoristas profissionais qualificados. Além disso, a crescente digitalização que abrange todos os processos logísticos é uma enorme dor de cabeça para as transportadoras.

 

camiao2

Portanto, a nova geração de camiões da MAN oferece tudo o que os clientes e motoristas valorizam e esperam do seu MAN. E combina virtudes credenciadas com inovações absolutamente pioneiras, a fim de liberar carga e facilitar o trabalho diário para transportar empresas e motoristas, apesar da crescente complexidade das condições da estrutura. Para esse fim, a MAN foca em quatro aspectos centrais: o motorista em seu local de trabalho, a eficiência do veículo e sua disponibilidade confiável, além de uma colaboração estreita e competente com os clientes.


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.