Motoristas testam novos sistemas em simulador móvel

09 julho 2019
2min.

Os engenheiros da Daimler Trucks vão andar na estrada com um simulador móvel para realizar testes durante as próximas semanas. Os motoristas vão poder testar protótipos de menus operacionais digitais bem como novas ofertas de aplicações no simulador.

Simulador Daimler Trucks
Simulador Daimler Trucks
Simulador Daimler Trucks

Simulador Daimler Trucks

Os protótipos são baseados nos sistemas existentes no novo Mercedes-Benz Actros. O simulador encontra-se na traseira do Mercedes-Benz Classe V e os engenheiros da Daimler Trucks vão parar nas áreas de descanso das maiores rotas de tráfego em Estugarda (Alemanha), durante este mês de Julho.

Este simulador móvel permite que os especialistas da Daimler se encontrem com os motoristas no seu ambiente habitual de trabalho. Por um lado, isso garante resultados mais fidedignos, enquanto por outro lado os especialistas conseguem abordar um maior número de motoristas para os testes, num período de tempo mais curto. A simulação usa a mais recente tecnologia de realidade virtual com modelos 3D e sensores de medição.

Christian Ballarin, director de engenharia avançada da Daimler Trucks para Segurança Activa, Condução Autónoma e Conectividade afirma: "o feedback dos motoristas após os testes iniciais foi muito positiva. Os motoristas estão satisfeitos pelo facto de nós os envolvermos no desenvolvimento dos sistemas operacionais que eles usa, diariamente no seu trabalho. Uma grande vantagem no do nosso laboratório de testes móvel é que nos leva ao encontro dos motoristas, e não o inverso. Ao fazemos os testes no seu ambiente profissional, o feedback é mais autêntico. Isto representa uma enorme vantagem para o nosso trabalho".

Durante os testes, os motoristas usam uns óculos de realidade virtual 3D onde vêem uma imagem digital do cockpit do camião e situações de condução. Além disso, os motoristas têm nas mãos o volante multifuncional. O volante e os óculos 3D estão conectados. Nesta primeira etapa dos testes, os engenheiros da Daimler estão e investigar, principalmente, o uso do menu de navegação nos futuros cockpit bem como a aceitação dos motoristas ao portefólio de aplicações.


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.