Fábrica de cabines da DAF recebe investimento de 200 M€

24 abril 2019
4min.

O fabricante holandês está a preparar os futuros volumes de produção com um investimento avultado na fábrica de Westerlo (Bélgica). O anúncio foi feito durante uma visita do Ministro flamenco do Trabalho, Economia e Inovação, Phillipe Muyters.

Ampliação fábrica de cabines DAF em Westerlo (Bélgica)

A DAF abriu a fábrica de Westerlo em 1966 onde, além das cabines, também fabricou os seus próprios eixos desde o início dos anos setenta. Actualmente, a fábrica conta com 2800 funcionários que produzem eixos e cabines para os camiões pesados e médios que vão directos para as linhas de produção de Eindhoven, Países Baixos e Leyland, no Reino Unido.

Bom posicionamento no mercado

Graças aos seus populares camiões, um serviço excelente e uma rede de distribuidores muito profissional, a DAF transformou-se na segunda maior marca de camiões da Europa, líder no segmento de tractores. Para fortalecer ainda mais a sua posição de liderança na Europa, assim como nos mercados internacionais, a DAF está a inovar com novos processos na fábrica belga.

Com o investimento de 200 milhões de euros, a capacidade de produção da fábrica de cabines aumentará em 45%, aproximadamente 300 cabines por dia. Este número estará em linha com a capacidade da nova fábrica de pintura de cabines, inaugurada oficialmente no final de 2017, na sequência de um investimento de 100 milhões de euros.

Processo de carroçaria “em branco” de última geração

Para a montagem “body-in-white” das cabines DAF CF e XF, a fábrica de soldadura de carroçarias de cabine de 17 800 m2 será ampliada em 13 200 m2. Terá uma linha única com cerca de 130 robots altamente avançados e 135 pistolas de soldadura totalmente automatizadas, proporcionando qualidade, eficiência e ergonomia.

Montagem da cabine na vanguarda da ergonomia

A fábrica de montagem da cabine (15 600 m2) será ampliada em 20 mil m2. A nova instalação terá várias secções, entre as quais uma linha de montagem principal, uma linha de montagem de tecto e cabine e sub-linhas de montagem de cabine. Também terá um departamento de teste e inspecção altamente avançado. Na linha de montagem principal, aplicar-se-á um sistema avançado para uma ergonomia líder na sua classe, permitindo aos funcionários adaptar a altura de trabalho dependendo das suas tarefas e preferências.

Investimento para o futuro

O presidente da DAF, Harry Wolters (recentemente indicado, após a promoção de Preston Freight para a direcção-geral da Paccar), afirma que “as novas fábricas de montagem e de pintura de cabine são necessárias para que a DAF cresça ainda mais, dentro e fora da Europa. Uma vez finalizadas, as novas instalações serão as mais modernas do seu género, transformando-se numa referência no que toca a qualidade, eficiência e ergonomia. O investimento de 200 milhões de euros mostra, uma vez mais, a confiança da DAF no futuro da sua fábrica na Bélgica”.

"Um claro exemplo de inovação, talento e paixão”

O ministro flamenco do Trabalho, Economia e Inovação, Philippe Muyters diz que “devido à rápida evolução da nossa economia, as empresas que se querem destacar não têm outro remédio senão inovar. Mas manter as nossas capacidades actualizadas também é importante. Obviamente, a DAF tem o necessário: uma visão sustentável, inovação e crescimento, combinada com o compromisso de transformar não só os seus processos, mas também as habilidades dos seus funcionários. Estou orgulhoso de contribuir para este claro exemplo de inovação, talento e paixão”.

A construção das novas fábricas de carroçarias e de corte de cabinas já se iniciou. A empresa belga de construção Cordeel foi contratada para a construção dos edifícios, novos escritórios, salas de reuniões e instalações para os empregados. A linha de soldadura da carroçaria será da responsabilidade da VDL Steelweld, dos Países Baixos.


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.