Renault Trucks aposta na segurança

11 abril 2019
4min.

O fabricante oferece agora novas funcionalidades nas gamas C e K, soluções que permitem uma melhor integração dos veículos utilizados no sector da construção, nos ambientes urbanos e nos estaleiros.  

PR RT SCamp 2
PR RT SCamp 1
PR RT SCamp 3

PR RT SCamp 2

A integração de camiões no trânsito cada vez mais intenso das grandes áreas urbanas e o desenvolvimento de modos de transporte não motorizados exige uma cada vez maior atenção aos aspectos da segurança.

A Renault Trucks, que equipa já os seus veículos com uma variedade de sistemas de segurança, oferece agora cinco novas funcionalidades a este nível. Simples, competitivas e práticas, estas soluções satisfazem os requisitos dos clientes e aumentam a proteção dos utentes da estrada vulneráveis em ambientes urbanos.

  • A aplicação de travão de estacionamento de emergência (modo anti-deriva) reduz o risco de movimentos inesperados do veículo quando o condutor abandona a cabina, ativando automaticamente o sistema de travagem para imobilizar o camião. 
  • A visão directa do condutor foi melhorada com uma porta de visão do lado do passageiro que lhe permite ver qualquer utente na estrada; 
  • A visão indirecta do condutor foi melhorada através de câmaras de vigilância instaladas em torno do veículo. As imagens da estrada são mostradas no ecrã do Roadpad+;
  • A detecção de utentes vulneráveis foi reforçada com detectores de presença localizados no exterior do veículo, do lado oposto ao do condutor; Este recebe um alerta audível e visual na cabina;
  • Um altifalante de alerta para o utente no exterior avisa os utentes da estrada vulneráveis quando o veículo estiver prestes a efetuar uma manobra no lado oposto ao do condutor, quando o veículo fizer marcha atrás ou quando o condutor estiver a utilizar o braço de equipamento do veículo;
  • Dois repetidores de indicação visual complementam o altifalante para os utentes da estrada com deficiência auditiva ou a utilizar auscultadores, por exemplo.

Estes sistemas de segurança acrescem aos já disponíveis na gama Renault Trucks, tais como o Sistema Automático de Travagem de Emergência (AEBS), o Aviso de Colisão Fontal (FCW), o Sistema de Aviso de Deriva da Faixa de Rodagem (LKS), o Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (ACC), o Controlo Electrónico de Estabilidade (ESC) e o Travão de Estacionamento Electrónico (EPB), que engrena automaticamente quando o motor para. Para uma condução segura em estaleiros de construção, os camiões da gama de construção estão equipados com um modo fora-de-estrada e um acelerador manual de série.

Tirando partido do legado de mais de um século de know-how francês em matéria de camiões, a Renault Trucks disponibiliza aos profissionais do setor dos transportes uma ampla gama de serviços e veículos (de 2,8 a 120 T) adaptados à distribuição regional e local, à construção e às atividades de longo curso. Os veículos Renault Trucks são robustos, fiáveis e de baixo consumo, proporcionando maior produtividade e o controlo dos custos operacionais. A Renault Trucks efectua a distribuição e a manutenção dos seus camiões através de uma rede de concessionários que inclui mais de 1500 pontos de assistência. A concepção e a montagem dos veículos Renault Trucks, bem como a produção da maioria dos componentes, são efectuadas em França.

A Renault Trucks faz parte do Grupo Volvo, um dos principais fabricantes mundiais de camiões, autocarros, equipamento de construção e motores marítimos e industriais. O Grupo disponibiliza também soluções completas de financiamento e assistência. O Grupo Volvo, que emprega cerca de 105 000 colaboradores, possui unidades de produção em 18 países e comercializa os seus produtos em mais de 190 mercados. Em 2018, a sua faturação líquida ascendeu a cerca de 391 mil milhões de coroas suecas (38 mil milhões de euros). O Grupo Volvo é uma empresa cotada em bolsa com sede em Gotemburgo, nas Suécia. As acções da Volvo estão cotadas no Nasdaq de Estocolmo.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.