DAF entrega híbridos e eléctricos

21 fevereiro 2019
3min.

A DAF ajuda a gigante dos supermercados, a Albert Heijn, a electrificar as suas operações de transporte.

A Simon Loos e a Peter Appel Transport, transportadoras da Albert Heijn, estão prontas para utilizar os camiões eléctricos da DAF na realização das entregas
A Simon Loos e a Peter Appel Transport, transportadoras da Albert Heijn, estão prontas para utilizar os camiões eléctricos da DAF na realização das entregas

A Simon Loos e a Peter Appel Transport, transportadoras da Albert Heijn, estão prontas para utilizar os camiões eléctricos da DAF na realização das entregas

A DAF entregou os primeiros camiões eléctricos às transportadoras da Albert Heijn, a Simon Loos e a Peter Appel Transport. Isto marca o início de um teste de campo a longo prazo que envolve três camiões totalmente eléctricos e dois camiões híbridos com tomada, sendo estes últimos pioneiros na Europa.

Em 2014, a Albert Heijn, detentora de mais de 1000 supermercados nos Países Baixos, Bélgica e Alemanha, aderiu ao "Acordo ecológico de logística urbana com zero emissões", uma iniciativa que reúne empresas de expedição e transporte, técnicos e autoridades competentes num esforço conjunto de pesquisa sobre como alcançar o maior progresso possível em direcção à eliminação das emissões nas entregas em zonas urbanas, até 2025. Para a Albert Heijn, a DAF, a Simon Loos, a Peter Appel Transport e a TNO (Organização Neerlandesa de Investigação Científica Aplicada), o teste agora iniciado irá fornecer informações sobre como poderá ser concretizada a transição para entregas com zero emissões.

O melhor dos dois mundos

O projecto de teste envolve três camiões eléctricos alimentados a bateria (DAF CF Electric) e dois camiões híbridos com tomada (DAF CF Hybrid), e ainda uma infra-estrutura de carga rápida da VDL. O CF Electric possui uma autonomia totalmente eléctrica de aproximadamente 100 quilómetros. O CF Hybrid, com tecnologia E-Power da VDL oferece o melhor dos dois mundos: uma condução totalmente eléctrica em áreas urbanas (autonomia: até 50 quilómetros) e uma condução SF 5001.05 (02.08) eficiente e limpa em áreas extra-urbanas, graças à mais recente tecnologia diesel da DAF.

Análise

Os parceiros pretendem reunir o máximo de informação possível sobre os aspectos técnicos, operacionais, financeiros e organizacionais relativos à realização de entregas com zero emissões em supermercados. A TNO analisará os resultados do teste com vista a definir, num futuro próximo, uma estratégia de implementação de entregas com zero emissões em supermercados.

Entregas com zero emissões

Inicialmente, os testes com os camiões totalmente eléctricos CF Electric estarão limitados às viagens entre o centro de distribuição em Zaandam e os supermercados em Amesterdão. Com os camiões híbridos com tomada, a Albert Heijn tem ainda a possibilidade de abastecer as lojas mais afastadas de Zaandam, sem emitir quaisquer emissões. As baterias dos camiões serão carregadas entre viagens, num parque de carregamento especialmente concebido no centro de distribuição da Albert Heijn em Zaandam.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.