Tendências de formação mais procuradas pelo sector

21 janeiro 2019
4min.

A ANTRAM, atenta às necessidades das empresas de transporte, desvenda as tendências de formação e consultoria que vão marcar o sector em 2019.

Formação ANTRAM

Baseada na crescente e elevada procura por serviços que permitem uma redução de custos, aumento da competitividade, e consequente crescimento dos resultados, a Associação revela que a preocupação pela eficiência energética será um dos maiores focos estratégicos, com impacto significativo no dia-a-dia das empresas de transporte. O ano de 2019 ficará marcado por uma aposta na implementação de sistemas, processos e procedimentos que, acompanhados por uma melhor preparação dos colaboradores com as competências comportamentais e operacionais adequadas, permitem a redução dos consumos energéticos dos veículos e diminuição da sinistralidade rodoviária.

Aposta na eficiência energética

Para responder a estas necessidades, a ANTRAM lançou em 2018 o curso em “Condução Eficiente”, que inclui técnicas de condução defensiva, económica e ambiental e se distingue pela monitorização dos comportamentos de condução. Uma análise detalhada do perfil individual de condução em contexto real de trabalho, com a ajuda de um equipamento electrónico de análise que emite relatórios individuais por sessão, permite medir parâmetros essenciais como tempo de percurso, consumo médio e estilos de condução. O acompanhamento na mudança de comportamentos e o alerta para técnicas de condução mais eficientes e seguras permitem uma redução significativa e sustentável do consumo de combustível. Assim, a formação em “Condução Eficiente” deverá ser um dos melhores investimentos que as empresas de transporte poderão fazer ao longo de 2019, com impacto significativo nos consumos da frota.

À semelhança desta, a preocupação pela eficiência energética decorre, também, do facto das empresas consumidoras de mais de 550 mil litros de gasóleo/ano estarem obrigadas a realizar uma auditoria energética e planos de racionalização de consumos de energia, que estabeleçam metas de redução de consumos por períodos de três anos. Este serviço, disponibilizado pela ANTRAM, permite que as empresas consideradas consumidoras intensivas de energia, cumpram as obrigações legislativas previstas no Regulamento da Gestão do Consumo de Energia (RGCE). Através de um acompanhamento efetivo, que passa pela dinamização de um grupo de trabalho de eficiência energética e que analisa e propõe medidas para a redução do consumo energético, a Associação prepara os recursos para práticas mais eficientes.

Aposta na formação centrada no novo Contrato Colectivo de Trabalho

Outra das formações dinamizadas em 2019 pela ANTRAM enquadra-se nas alterações previstas no novo Contrato Colectivo de Trabalho (CCTV) do sector. Segundo o mesmo, as entidades empregadoras obrigam-se a suportar os custos de manutenção das certificações legais de acesso à profissão dos seus trabalhadores, como é o caso da renovação do Certificado de Aptidão para Motorista (CAM) e, ainda, da formação para o transporte de mercadorias perigosas (ADR). Paralelamente, a ANTRAM destaca “Gestão de Tráfego” como um dos cursos mais procurados no sector em 2018 – tendência que se manterá ainda este ano devido à crescente necessidade das empresas em dotar este público-alvo de competências essenciais para um desempenho de excelência.

Refira-se que a ANTRAM conta com mais de 40 anos de experiência no sector dos transportes de mercadorias e com um vasto leque de formadores experientes e especializados neste sector. A dispersão geográfica – que lhe permite responder às necessidades de cada região –, a flexibilidade horária, ministrando formação também aos sábados e horário pós-laboral, assim como as parcerias com organismos estratégicos, são outras mais-valias da organização.

Mais informações: https://antram.pt/conteudo/2163-tendencias-do-setor-para-2019

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.